SAMBA INJAI

samba injai

No ano em que nasceu saiu da sua Guiné, dada a confusão fratricida instalada. Os seus pais vieram para Portugal e mantiveram-no no seio da família até aos quatro anos. Entretanto, nasceu um irmão e a vida complicou-se. Sem meios para o criarem, optaram por o colocar, então, na Fundação “O Século”, onde ainda hoje vive, passados que são onze anos, não deixando porém de manterem vivos os vínculos afectivos, à custa de visitas permanentes e de fins-de-semana passados em família. O pai queria que ele viesse a ser um craque da bola, talvez para escapar a um futuro de míngua e preconceito, mas o jovem cedo percebeu que os seus passos seriam outros, etéreos como só os da dança sabem ser.
Aos seis, já Samba sabia que a dança não era brincadeira, tanta a vontade de ir mais além, independentemente de todas as exigências e sacrifícios. Encontrou todo o apoio na Fundação e hoje é aluno da escola maior, a do Conservatório Nacional de Lisboa.
Recebi-o, sexta-feira passada, no “Você na TV”, na sequência de uma campanha que, entretanto, decorria nas redes sociais, de angariação de verbas, para que pudesse frequentar um curso de Verão numa das mais prestigiadas escolas de dança, a nível mundial, a Royal Ballet School, em Londres. Havia sido escolhido entre largas centenas de candidatos, faltavam era os 2.500 euros exigidos. Quem o ouviu falar da dança e de quão feliz é, terá por certo, entendido, que é pelo sonho que vamos. Que há que lutar, perseguir e conquistar, sem tempo nem energia para qualquer que seja a vileza. O topo, que é onde ele quer chegar, é possível, com dedicação, trabalho, coragem. É uma entrega total que exigirá uma permanente superação de si próprio. Londres é já uma realidade… não tarda e estará de malas feitas… para continuar a aprender a ser grande.
Porque Samba nasceu para voar!

IMG_4994www.oseculo.pt

9 comentários a “SAMBA INJAI

  1. graça

    ola manuel luis goucha gosto muito do senhor gosto muito de o ver no voce na tv o senhor e a cristina fazem uma dupla muito engraçada eu so tenho 30minutos ao meio dia mas logo que chego a casa ligo logo a tv so para ver um pouco de voces obrigado por tudo pelos bons momentos que passamos so em ouvir um pouco ja é bom

    Responder
  2. Maria da Conceição Ferro

    Sempre que estou em casa não passo sem ver o vosso programa, que adoro… força também para que esse menino não pare de sonhar… beijos para vós

    Responder
  3. raquel guerreiro

    boa tarde ….ca estou eu a bisbilhotar o CABARE DO GOUCHA e desta gente que deveria ser feito o mundo, parabéns ao apresentador porque eu sei que a luta foi enorme, para chegar aqui,e também a esse menino pela sua lucides vontade e muito sacrifício que o sucesso vos acompanhe beijos

    Responder
    1. Anabela Sá

      De facto a vida é feita de sonhos e espero que o Samba continue a realizar os seus, pois merece que seja reconhecido pela sua dedicação e paixão que tem pela dança. Parabéns Samba e também ao apoio que a TVI dá sempre a estes novos talentos. Vou ficar atenta a ti, Samba.

      Responder
  4. Isabel Duarte

    Bom dia Manuel,

    Estou a trabalhar não posso ver o programa, mas à noite vou espreitar.
    Esse menino vai vencer na vida. Vi-o no vosso programa e fico muito feliz por ele conseguir dar mais um passo para a vitória.
    Bjs e maiores felicidades.

    Responder
  5. Ana Gonçalves

    Gostaria muito de ser mais uma admiradora do Manuel Luis Goucha. Deixo um abraço de grande admiração e amizade. Tudo porque entra na minha casa todos os dias, é sempre bem recebido!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *