Roupa Feliz!

Diz que um desfile é para si como uma festa de aniversário é para qualquer pessoa, tal a alegria que sente e transmite através da roupa que desenha e usa. Roupa feliz, como a que se exibe agora no Palácio dos Duques de Cadaval, em Évora. Trinta e seis vestidos espalham-se pelas salas do palácio, abertas à curiosidade dos turistas nacionais e da estranja. À história do palácio, antiga de seiscentos anos e marcada pelo facto de ter sido residência temporária de D. João II, D.João III e D.João V e de ter sido prisão de D.Fernando II, duque de Bragança, acusado de conspiração contra o rei D.João II, junta-se a moda irreverente e provocadora de Agatha Ruiz De La Prada, num delírio que nos remete para um mundo de fantasia e gulodice. Aos veludos, sedas, musselinas, tules e alguns materiais sintéticos acrescentou a criadora a ilusão dos “smarties”, dos “donuts”, dos “macarrons “, das “gomas”, dos “rebuçados”… resultando a colecção num festim feérico de criatividade e encantamento. Foi o que senti ao passear-me pelos corredores, salões e antiga cozinha do palácio levado pela mão de Diana d’ Orleães, actual Duquesa do Cadaval, que uma vez mais me recebeu com enorme simpatia e bom gosto.

Se andar por perto vá até Évora, a cidade alentejana Património da Humanidade, que não faltará o que ver de histórico, cuidadosamente preservado. Em indo ao Templo Romano, mais conhecido por templo de Diana, vai dar com o Palácio dos Duques de Cadaval. Entre, conheça a história de uma das mais antigas Casas de Portugal (o primeiro dos Duques foi D.Nuno Álvares Pereira), aprecie tudo quanto o palácio guarda de peças raras (livros, forais, armaria, escultura, pintura, mobiliário …) e deixe-se levar pela cor e boa disposição dos vestidos de Agatha Ruiz De La Prada.

Já agora, bom apetite, que a arte alimenta.

A exposição estará patente ao público de Terça a Domingo – das 10.00 às 18.00 horas

Até 25 de Setembro
Agatha Ruiz De La Prada4

Agatha Ruiz De La Prada1

Agatha Ruiz De La Prada2

Agatha Ruiz De La Prada3

Agatha Ruiz De La Prada5

Agatha Ruiz De La Prada6

Agatha Ruiz De La Prada72

Agatha Ruiz De La Prada7

Agatha Ruiz De La Prada8

Agatha Ruiz De La Prada9

Agatha Ruiz De La Prada10

Agatha Ruiz De La Prada112

Agatha Ruiz De La Prada11

Agatha Ruiz De La Prada13

Agatha Ruiz De La Prada14

Agatha Ruiz De La Prada12

5 comentários a “Roupa Feliz!

  1. Antónia marques

    Gosto da irreverência e colorido da Agatha. Em tempos comprei no El Corte Inglês um casaco de malha com tons solares e com a característica flor ! Bjns

    Responder
  2. Maria Emília Cunha Lopes

    Muito original essa ideia. Mais uma vez tivemos uma lição de história do nosso Manel. Bem haja,gosto mt de saber essas coisas. Obrigada e um Bjio.

    Responder
  3. Paulinha Velez

    MLG
    Gostei tanto….as cores..a ideia..Sem querer ser presunçosa…Gomittas de alta costura.
    Gostei mesmo a mistura,é original e diferente…
    Gosto assim da diferença .
    Obrigado por mais este texto…estamos sempre a aprender..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *