Reencontros

portada

É bom quando se reencontra quem se gosta. Ontem foi assim, no “mega-casting” do MasterChef, no Estádio do Jamor. De entre uma trintena de chefs que avaliaram quanto culinariamente se exibia no relvado, lá estavam a (minha) Margarida, a Romy, a Sónia e o Daniel, quatro concorrentes da edição anterior. É  gratificante perceber que a anterior experiência televisiva mudou-lhes a vida. A Sónia não tem mãos a medir entre consultorias e preparos carregados de açúcar e talento ( o seu bolo ensopado de laranja já é vendido na estranja), a Romy prepara-se para lançar um novo projecto na sua cidade, Braga. O Daniel publicou com a Ana Rita e a Rita Neto ( a vencedora do MasterChef de 2014, que continua em formação em Madrid, na escola “Le Cordon Bleu”) um livro de receitas muito apelativo, a par de todo o dinamismo que, entretanto, imprimiu ao seu negócio (“Le Moustache”) , que do que ele gosta mesmo é de juntar pessoas à mesa. Por fim, a Margarida (” last but not the least”), depois  de um Verão e Outono plenos de iniciativas e experiências culinárias partilhadas com o público, no seu Algarve e em outros pontos do país, arregaça mangas para ir à luta, como quem está sempre a começar de novo. É um exemplo de coragem e dedicação aos outros a que não será alheia a sua vocação profissional de prestadora de cuidados de saúde. É cuidando que ama.

Outros casos de antigos concorrentes poderia aqui juntar como registos de sucesso e empreendedorismo. O Lobão abriu um restaurante, o “Substância”, e ouço rasgados elogios às sustanças  que ali serve, o Luis Portugal continua a honrar os produtos das terras transmontanas, através da sua escolha, divulgação e venda (“Origem Transmontana)”) a Leonor reinventa-se em vários projectos (bibscozinha.com …) onde cozinha, verdade e modernidade combinam-se em doses generosas e o Filipe, após estágio exigente e desafiador, ganhou direito a fazer parte da brigada do chef Miguel Rocha Vieira, pelo que continua em Budapeste no estrelado “Costes”.

Há tantas razões para ter gostado de fazer o MasterChef, que o quero mesmo é repetir a dose.

fotografia 18fotografia 19fotografia 16fotografia4

 

www.lemoustachesir.weebly.com
bibscozinha.com
www.origemtransmontana.pt
restaurante Substância (rua da Moeda 1 C , ao Cais do Sodré)
www.costes.hu

19 comentários a “Reencontros

  1. fiomena pestana

    Boa noite Manuel luiz Goucha
    Fui fazer o meu prato na 4feira para apresentar ao jurados depois de esperar 13horas para gravar , deparei me com o meu forno que não aquecia pois levei uma peça de carne de 370g e não assou depois de estar 40m no forno , a 220graus fiquei se saber o que fazer e passei umas fatias de carne em cima no fogão , nada que eu levei consegui fazer de feito pois já estava muito nervosa, não consegui responder ao jurados como devia pois esta a filmar, .
    Estou abituada a cozinhar como disse por isso sei perfeitamente que tinha tempo para dar tudo certo ,.
    Gostaria de saber a sua opinião . obrigada filomena pestana

    Responder
    1. Mlg

      A minha opinião foi dada à Filomena aquando da gravação. Não lhe correu bem, de facto, muito possivelmente por tudo aquilo que referiu e pela pressão do tempo e das câmaras. Desejo-lhe o melhor da Vida.

      Responder
    1. Mlg

      Já começámos a avaliar candidatos. O júri entra em funções, apenas, a partir da cozinha de preparação. E garanto-lhe que há óptimos candidatos a concorrentes e que teremos um grande programa.

      Responder
  2. Concorrente MasterChef

    Triste a produção da Shine Iberia. Pior atuação dos aspirantes, não provaram alguns pratos e um deles mesmo sem pontuação passou e levou uma.colher de pau…sinto me usada humilhada e revoltada por terem brincado com 449 concorrentes.
    Paula.

    Responder
  3. Carlos Fontes

    Boa noite Luis,

    Já fiz um comentário sobre o Mega Casting.
    No fundo, gostaria que tivesse corrido tudo normalmente. A postura da produção levou a esta “revolução das colheres”. Com certa sensibilidade teria sido evitado. Eu avisei ! E provavelmente irá a ponto de expeculação e falta de credebilidade. Colocará em causa todos os profissionais, como MLG, que quero acreditar, não tem culpa nenhuma…
    Isto já chegou aos media .
    Juristas e advogados, passando por providencias cautelares, estão a caminho.
    Pergunto a onde está o profissionalismo, da realização.
    Proponha um pedido de desculpas aos concorrentes…sei que é complicado…mas…pode surtir efeito, pois tá em causa a imagem do programa.
    Como concorrente, já fui aclamado de “Soft” e lambão…Não percebi.
    Um abraço, e que continue a ser o homem e comunicador ao mais alto nivel, que confirmei pessoalmente

    Responder
  4. José Grilo

    bom dia MLG
    Eu também estive nas bancadas do Jamor no sábado (a fazer enquadramento de fundo) como acompanhante de um dos 449 figurantes (a custo zero) que estavam no relvado.
    megacasting? não! megafraude isso sim.
    Obscuro, frio, deprimente e triste espetaculo (tal como estava o tempo desse dia).
    nada mais a dizer…

    Responder
  5. Ana-Paula METILLON

    Boa tarde “meu” Senhor Manuel Luìs GOUCHA

    E mesmo este o tema. REENCONTROS (espero que sim), mas não do Masterchef.
    Explico-me : eu esteve no Você na TV no dia 10 de Junho 2014 (é evidente que não deve-se lembrar, mas vou tentar. Vinha-mos pela primeira vez, meu marido Franck, nosso filho Antonin e eu que sou sua fã desde o verão 2013. Moro em França perto da Bélgica e já lhe escrevi.)
    Como sou sua fã é evidente que vejo, em replay, todos os dias, o Você na TV e sigo o seu maravilhoso blog. A través deles tenho-me divertido imenso, aprendido muitas coisas, descoberto vários artistas de grande qualidade como a Gisela João e outros.
    Quando eu soube, no principio de Novembro, que ela ia estar no Coliseu do Porto, comprei logo bilhetes e organizei a minha viagem de propósito.
    Não é que hoje, o Senhor Manuel diz que vai tentar de ir naquele dia. Não me acredito que sejà possível de poder, uma vez mais, o cumprimentar e com tudo no espectáculo da artista que você me fez descobrir. Isto são as surpresas da vida. QUE BOM. Espero que este “sonho” vai poder se realizar. Tenho 44 anos, mas neste momento pareço uma jovem de 12. Obrigada por esta felicidade.
    Até breve, se Deus (??????????????) quiser.
    Beijinhos Senhor Manuel Lùis GOUCHA.
    Ana-Paula FERREIRA DE OLIVEIRA épouse METILLON
    anapaula.m@hotmail.fr

    Responder
  6. Carlos fontes

    Bom dia Manuel,
    Não veja isto como uma critica. Peço que se debruçe sobre estes pormenores e conclua.
    Sabemos que muita gente iria ficar desiludida e até indignada.
    1- a Shine Ibéria já fez melhor, pelo menos já mostrou mais organização e classe noutras produções.
    2- entrevistar em campo, logo no inicio os concorrentes que receberam a colher no final… é de todo pouco inteligente
    3- ficarem dezenas de pratos (não foi o meu caso) por provar ou avaliar, pode tornar-se numa apreciação tipo embuste
    4- Os comentários aos selecionados da colher, referente ás suas participações no ano anterior, em frente aos outros 449 eliminados… não cairam bem
    Por fim, aconselho que dé uma vista de olhos aos comentários postados na fotografia da pagina oficial em que esta o Manuel e os 2 chefes
    Abraço e tudo de bom

    Responder
    1. Mlg

      Muito obrigado pelo seu comentário. Só a partir de amanhã na segunda fase de eliminação começarei com os outros jurados a avaliar os candidatos.

      Responder
  7. fatima conceição

    Fiquei revoltada com toda esta mega produção em que fizeram acreditar a todos nós que se dirigiram de vários pontos de Portugal, que fizeram centenas de quilómetros para um casting que já estava mais do que definido, para constatar a dura mentira…..constatar que os finalistas já estavam apurados. Enfim….estou triste. Mas mesmo assim ainda consegui chegar perto de si o suficiente para lhe dar a conhecer os rebuçados confeccionados pela minha mãe, que aqui na minha terra, no meu Algarve, se chamam de “pinhas”. Espero que pelo menos os tenha provado. Um abraço .

    Responder
  8. patrícia Filipe

    Olá boa noite :)
    Apesar de não ter conseguido a tão cobiçada colher de pau , para mim foi um privilégio ter visto o Manuel tão perto e ter trocado meras palavras :)
    Foi um dia diferente cheio de nervoso e emoções. .. até ao próximo masterchef, sim porque não vou desistir deste meu SONHO
    Fiz muito esforço para poder ir a cada casting e fazer cada prato… aqui apenas se fechou uma janela :) a porta continua lá.
    Obrigada pelo dia de ontem
    bjinho grande
    devo lhe dizer que é tal como se apresenta na tv, até mais bonito e simpático :)

    Responder
    1. Concorrente do MasterChef

      Fomos induzidos a um casting onde passaram pratos que nem provados foram pelos aspirantes e receberam uma colher de pau, lamento desiludir quem tem tão boa imagem, mas esta produção foi de caras o maior evento com tantas lacunas à vista.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *