Que orgulho!

fotografia1Uso dizer que entrei na televisão pela porta da cozinha. E assim foi com programas meus, como “Gostosuras e Travessuras” e “Sebastião come tudo”, onde as receitas eram pretexto para fazermos a festa com estórias e canções.

Depois andei por “Portugal de faca de garfo”, à procura do receituário tradicional que marca as diferenças entre regiões, por isso rico e variado. Fiz ainda crítica gastronómica no “O Jornal” de boa memória e editei vários livros de receitas.

fotografia2Estava longe, porém, de imaginar que, muitos anos depois, seria convidado a integrar o júri do programa Masterchef, a maior competição televisiva onde a cozinha é o ingrediente principal. O palmarés do programa é qualquer de impressionante: foi produzido em 48 países e emitido em 126. Nesta edição portuguesa, são oitenta os elementos que integram a equipa de conteúdos, edição, produção e realização. Número a que não estaremos muito habituados, também por isso não será por falta de ovos (meios, engenho e dedicação) que não se fará esta omeleta.

fotografia3Confesso o temor que senti perante o desafio, materializado em noites mal dormidas e crises de ansiedade. Teria de encontrar um registo diferente de apresentação, que nada tivesse a ver com o das estouvadas manhãs ou o da noite, em programas de talentos, mas que não atraiçoasse o meu jeito de ser. Ele surgiu, como que naturalmente (acho que é a Vida a cuidar de mim) naquele palco no Terreiro do Paço, no “mega casting” de quinhentos candidatos e ao lado dos meus colegas jurados: chefs Rui Paula e Miguel Rocha Vieira. E acabaria por se cimentar nos dias seguintes, nas provas de selecção. Frontal, cuidadoso, terno, irónico… Tudo qb (quantidade que baste) será a minha receita para os próximos sábados.

fotografia4Ao todo, foram quatro dias intensos, em que escutámos estórias de vida e anseios e em que provámos primeiro cinquenta e uma receitas (muitos “risottos” e outros tantos “maigrets”, convenhamos que alguns intragáveis), tantos os seleccionados no Terreiro do Paço, e depois mais trinta já na terceira e última fase de selecção, no Lx Factory.

fotografia5Da segunda fase de selecção, guardo na memória a humildade e sensibilidade do Victor, trabalhador da construção civil, qualidades que, contudo, não foram suficientes para lhe garantir passagem para a etapa seguinte. Já o Pedro vindo, propositadamente, de Londres para o efeito irritou-nos pela arrogância da sua falação (atirou-nos, atabalhoadamente, com “Escoffier”, “flambée”, entre outros francesismos), como que a legitimar a mixórdia que nos apresentou. E as lágrimas da Eva, repetidas em desespero na terceira fase de selecção, quando, cedendo à pressão da prova com tempo contado, não conseguiu elaborar uma receita onde o pão fosse estrela maior.

fotografia6Esse era, aliás, o desafio que decorreu no Lx Factory. Uma homenagem ao pão, um alimento tão do quotidiano e porém tão versátil. Claro que já se esperavam açordas e migas, mais ou menos perfumadas. Mas houve quem não mostrasse discernimento algum perante o desafio e mais não tivesse feito que uma sanduíche ou um prego no pão. E se nós esperávamos muito mais deles!
Claro que, a “puxar a brasa à minha sardinha”, estranhei a falta de sugestões mostradas ao nível da doçaria. Ficaram-se três ou quatro pelas rabanadas, fatias douradas ou fatias de parida, que é tudo a mesma coisa, e ninguém se lembrou de alguns verdadeiros expoentes da nossa doçaria conventual, como encharcadas, sopas douradas, pudins de pão e até mesmo formigos. Veremos que lambarices serão preparadas nesta competição. Ainda a procissão não saiu do adro!

fotografia7Ontem no restaurante DOC, do chef Rui Paula, em Armamar, com o Douro aos pés, reunimo-nos todos para ver o primeiro programa, este que haveis visto há minutos, enquanto saboreávamos uma ementa do chef, preparada para a ocasião.
Pela primeira vez, o orgulho que sinto em fazer parte de uma equipa e de um produto suplanta a vontade em querer liderar audiências. Que trabalho magnífico de conteúdos, produção, de realização e de edição. É esta ultima que, através de doze
profissionais, condensa mais de quinze horas de gravação em noventa minutos de emissão, como quem tece uma trama. Parabéns a todos e à TVI por ter acreditado na excelência do projecto e de quantos nele se envolveram. Espero que você sinta idêntico empolgamento enquanto espectador, mas o meu já ninguém mo tira.
P’rá semana há mais, na TVI e aqui.

49 comentários a “Que orgulho!

  1. Juliana Silva

    Olá Manuel Luís,
    Começo por lhe dar os parabéns e dizer que partilho do seu entusiasmo por este programa!
    Decidi, eu que não sou nada destas coisas, deixar-lhe aqui um comentário em jeito de sugestão!
    Faz-me alguma “confusão” que digam que … “será escolhido o 1º Masterchef de Portugal”… isto porque o 1º Masterchef de Portugal já foi escolhido, em 2009, salvo erro. Foi a vencedora do programa com este mesmo formato e nome na RTP, de seu nome Lígia Santos.
    A mim, como espectadora, e se calhar a muitos outros, que seguiram o programa na altura e que vão também seguir esta segunda edição portuguesa, parece-me algo “injusto”, ou por outra, desapropriado que se esqueça essa evidência.
    Penso que pelo facto de o programa ter tido uma primeira edição num outro canal, não devemos ignorar que já existe alguém com esse “título”. Pelo que sei a vencedora do 1º Masterchef Portugal era engenheira civil na altura, e hoje, apesar de não ser chef de um restaurante com estrela Michelin, conseguiu construir toda uma empresa à volta da cozinha e recentemente até foi convidada a integrar um programa de culinária nas manhãs do Porto Canal.
    Penso que seria uma mais valia levar a esta segunda edição um exemplo bem sucedido, tornando claro como este programa pode, de facto, mudar a vida dos seus intervenientes.
    Deixo desde já claro, que nada tenho a ver com esta senhora, à qual me refiro.
    Termino reforçando que vou seguir assiduamente esta edição que, não tenho dúvidas, será um grande sucesso!! Os meus parabéns pelo seu trabalho!
    Um beijinho*

    Responder
    1. Transmontana

      Manuel Luís:
      Desde que comecei a ler os comentários aos restaurantes que visitava, no saudoso “Jornal”, que me apaixonei pela sua escrita!!! Infelizmente, Deus não me dotou com esse dom. Era a 1ª coisa que lia, seguindo-se o “Escrever na água” da autoria do Augusto Abelaira. Não era fácil encontrar esse jornal numa pequena, mas linda, vila de Trás-os- Montes e só o conseguia por assinatura, chegando a minha casa, com alguns dias de atraso. Felizmente, hoje, já se encontra todo o tipo de jornais e, cada um, pode escolher o que mais lhe agradar!
      Deliciei-me, com a maneira como descreveu o programa do MasterChefe de ontem! Ainda não vi a gravação, mas, logo que esteja livre dos compromissos familiares, inerentes à quadra festiva de hoje, vê-lo-ei, com todo o gosto!
      Admiro-o como pessoa, e adoro o programa da manhã que faz com a “maluca” da Cristina! Bem haja pelo bem que me faz!
      Uma Páscoa feliz

      Responder
  2. Ana Paula Alexandre

    Boa tarde, sou fã do Masterchef Austrália, mas venho aqui para lhe dar os parabéns, pela sua postura no programa Masterchef , adorei a forma como fala com os candidatos, como faz as suas avaliações, porque as pessoas tem que sentir o apoio de quem as julga, e agora queria só pedir-lhe um favor e peço desculpa pelo meu atrevimento, mas gostaria que desse um recado ao seu colega mais novo, existem formas de falar com as pessoas e a arrogância não é de forma nenhuma a atitude mais correcta, até porque não é uma estrela Michelin que faz o profissional, mas sim um conjunto de estrelas ocultas que dizem quem é o ser humano, e esse senhor não tem perfil, pode ter estrela mas educação não vejo . Um beijo grande e desculpe mais uma vez a minha ousadia, mas era bom que o Chefe mocinho aprendesse consigo algo.

    Responder
  3. Maria Emilia Cunha Lopes

    PARABENS,mais uma vez mostrou a sua educação e como é uma pessoa com cultura,gostei,continuação de bons programas e um BJO

    Responder
  4. Raquel Guerreiro

    boa tarde manel:vi e gostei mas o que mais me imprecionou e que esse coracao nao engana quando a concorrente Eva se desconsentrou e nada consegui fazer, eu li nos seus gestos, que o que lhe apetecia mesmo era dar-lhe um abraco e uma outra oportunidade estou enganada?o formato do programa e serio mas o manel por baixo dessa capa obrigatoria tem uma trenura enorme para quem merece ,mas tambem um enorme azedume por aqueles que o desiludem os meus parabens para o programa mas especialmente para para o seu coracao um abraco

    Responder
  5. Gertrudes da Luz Ferra

    Boa tarde,Manuel Luís.Parabens pelo seu programa Masterchefe.Tenho seguido o Masterchefe Australiano com os seus Chefes Matt Preston,George e o sensivel Gary este ultimo já o vi derramar uma ou outra lágima.Ontem tambem derramei uma lágrima quando foi espulso o senhor que era da construçao civil,concorrente portugues.É á mesa que se juntam familias,que se fazem pazes e é á mesa que tambem se fazem grandes negócios etc,etc etc.Parabens TVI ,parabens Manuel Luís nao esquecendo os outros chesfes e todo o stafe que o progarma exige.Ontem á noite tive orgulho em ser Portuguesa Há muito tempo que nao me sentia feliz no meu país.Obrigada MANUEL LUÍS um grande beijinho

    Responder
  6. Ricardo Tiago

    Olá Manuel Luís.
    Passei por cá só para lhe dizer que foi um gosto conhecê-lo e sentir da sua parte um carinho e uma genuinidade que me deixaram feliz. Por muito curta que tenha sido a minha passagem pelo Masterchef, guardo momentos riquíssimos na memória que farão parte de um caminho que, quem sabe, estará a surgir para mim!
    Abraço do seu ex padre predileto,

    Ricardo Tiago

    Responder
  7. Marisa Simão

    Parabéns Manuel por ter sido o único verdadeiramente respeitador. Confesso que me custou ver os outros jurados a tratar os concorrentes por “tu”, acho isso uma enorme falta de respeito, muitos até mais velhos que os próprios jurados, isso é uma enorme falta de respeito.

    Quanto ao programa em si, gostei bastante, penso que só falharam na escolha daquela rapariga que desistiu no 1º desafio já com o avental, tirou o lugar a outro que se calhar merecia mais estar ali do que ela… E tive pena do Sr. que era funcionário da construção civil, a humildade dele era comovente e sincera…

    Felicidades para o programa e diga lá aos seus companheiros de júri que não lhes trás mais credibilidade ou superioridade ao tratar os concorrentes por “tu”, é mesmo do mais deselegante possível…

    Responder
  8. Ricardo Santos

    Manuel Luís Goucha, como prometido, quero deixar aqui a minha opinião pelo programa e de facto tenho de concordar com o que me disse, que não ficamos nada atrás dos outros.
    Gostei do formato, gostei dos pratos, gostei da qualidade e requinte do espaço digno de um MasterChef, gostei da sua postura como jurado, sincero, honesto e ao mesmo tempo crítico, de uma forma subtil não sendo arrogante.
    Os pontos menos bons, a meu ver são por vezes a maneira que os restantes jurados falam com os concorrente, acho que não existe a necessidade de chegar a certas palavras, mas entendo a razão para as fazerem. A outra questão remete à qualidade de imagem, acho que podia ser melhor, os pratos podiam parecer mais vivos, as cores mais vibrantes.
    De resto, adorei e tenciono ver todos os programas até ao fim, pois isto é Portugal e Portugal tem muita qualidade! Masterchef Portugal TVI

    Responder
  9. Regina Rebelo

    Gosto do Programa e vou seguir com atenção embora ache que alguns dos argumentos utilizados para eliminar concorrentes tenham sido muito infelizes…..refiro-me principalmente a dois momentos um em que dizem que os torresmos estavam queimados e outro em que as lulas não estavam totalmente cozinhadas e passaram a fase seguinte, no entanto um concorrente é eliminado porque o prato dele tinha sabor intenso a alho…claro que tinha trata-se de um prato com características especificas que foi chamado no programa de Gaspacho mas na realidade não é Gaspacho é sim SALMOREJO mas no programa todos insistiram em chamar o nome irrado…talvez por ignorância….pena para o Programa Masterchef Portugal TVI ficou a perder……

    Responder
  10. Rosário Nunes

    Adorei o programa, pois já sigo o australiano e americano e estava com muita curiosidade e confesso que fiquei surpreendida pela positiva… gostei do novo registo do Goucha. Parabéns aos apresentadores e TVI.

    Responder
  11. Maria Elisa

    Gostei do registo que o Manuel Luís utilizou! Acompanho a versão australiana e sou fã! Parabéns TVI, parabéns Manuel Luís Goucha. Sábado estarei em frente ao televisor. Com carinho, Maria Elisa

    Responder
  12. claudia mateus

    Manel, adorei, adorei adorei! Até o meu filho com 13 anos não descolou do ecran e já agendou a gravação de todos os programas! Parabéns e votos de muito sucesso 😉

    Responder
  13. Madeirense

    Adorei a sua prestação, sempre bem educado! Mas devo dizer que o australiano devia aprender consigo uns modos, pode ser ótimo cozinheiro, mas a arrogância fica lhe mt a desejar! Continuações de um bom programa!! 😉

    Responder
  14. paulinha vlez

    ola..amiguinho
    nao consigo tratar de outra maneira..desculpe mas quem faz parte da vida de alguem
    de segunda a domingo….pois é…grande program num registo que só o MLG,podia fazer
    adorei,mesmo!!agora esta muito bem acompanhado,aquels chefes foram escolhidos á lupa sabem do que falam.
    quanto aos concorrents a maioria vai ter de crescer,estao ali para isso pois acho que nao sabiam muito bem
    para o que iam…agora é agarrar,esta experincia unica..
    quanto a si…força,cuide de si,,pois esta com um horario d trabalho maluco…admiro muito o amiguinho e
    nao emagreça mais..abracinho

    Responder
  15. Carla Almeida

    Bom dia (Sr.) Manuel Luis Goucha!
    Tinha que cá voltar para o parabenizar. É meu dever como telespectadora. Gostei IMENSO de o ver. A bondade usual aliada aos seus conhecimentos técnicos e ao respeito e consideração com que trata o seu semelhante, faz de si o juri perfeito. Senti-o como peixe na água. Obrigada pelo optimo serão de sábado.
    Master Chef ao nivel de todos os outros que ja vi. Nem do Gordon Ramsay se sente falta! 😉

    Responder
  16. sónia

    Sou sincera, vi só a ultima parte…gostei muito da prestaçao do Manuel Luis, estva com algum receio que este fosse mais um programa para humilhar os concorrentes, conseguimos fazer criticas construtivas sem humilhar e o Manuel foi o unico que o fez….os outros dois jurados deviam ser mais comedidos na “arrogancia”….gosto muito do master chef Australia pela qualidade do programa mas acima de tudo pela forma como os chefs tratam os concorrentes,espero que vcs tb o consigam fazer.

    Responder
  17. Rita

    Gostei imenso! Ainda estou à espera que repesquem o senhor da construção civil… Senti um enorme carinho por ele! E também espero que sigam o formato australiano, porque é fantástico. Parabéns a todos pelo trabalho!

    Responder
  18. Eva Gonçalves

    Manuel,
    Confesso que nem sei muito bem o que lhe dizer! Obrigada do fundo do meu coração pelo carinho, pelo respeito, pela consideração e por estas palavras.
    Já lho tinha dito, mas deixe-me voltar a dizer: o Manuel não é só um grande comunicador, é um ser humano maravilhoso. Obrigada, este “quentinho” nas suas palavras aconchegou-me tanto a alma.
    Um dia destes vou visitá-lo ao programa e prometo (vá, tento pelo menos) não chorar!
    Desejo tanto que seja feliz!
    Beijo carregado de emoção!

    Responder
  19. Lucilia Ribeiro

    Manuel Luís
    O programa não fica aquém do australiano, com a vantagem de ser em Portugal e divulgando a nossa fenomenal culinária (esperemos que a saibam aproveitar em pleno).
    Fiquei triste com uma situação. A Eva ter passado para não aguentar a pressão depois e o Vitor ter sido excluído.
    Fiquei com a sensação que a sua humildade, passada aquela fase de apuramento poderia ter vindo a dar pratos vestidos de ternura e simplicidade.
    Mas não estou a julgar, estou só a comentar. Afinal há tanta sensibilidade neste país.
    Adorei o programa e sei que vou aprender muito.

    Responder
  20. Rita Pereira

    Muitos parabéns pelo excelente programa. Sou fã do Manuel e não duvidei em momento algum que o formato tivesse a qualidade a que nos acostumou. Foi uma excelente aposta da TVI que nada fica atrás da magnifica edição australiana. Se calhar, a partir de agora atrevo mesmo a dizer que já não e a minha preferida.
    Parabéns a toda a equipa e também ao Manuel. Mais sério, é verdade. Mas com a mesma humildade e dignidade a que nos acostumou. É pena o próximo episódio ser só daqui a uma semana!!!

    Responder
  21. Vera Fonseca

    Olá Manel, confesso que estou muito orgulhosa por mais uma excelente apresentação sua, aliás, não se podia esperar outro resultado, visto eu considerá-lo o MELHOR apresentador de sempre, é um SENHOR em tudo o que faz e sempre com muita elegância. Adorei…
    Obrigada Vera

    Responder
  22. Pilar Roberta

    Manuel Luis Adorei o programa vejo sempre o Australiano,mas o seu superou as minhas espectativas. Sou sua admiradora desde o início da sua carreira,sinto um carinho enorme por si.Desejo-lhe as maiores Felicidades e vou assistir a todos os programas. Um beijinho muito carinhoso.

    Responder
  23. António Lima

    Manuel Luís Goucha, adorei apresentação deste concurso e, reparei nas ansiedades dos concorrentes. Mas tu estavas muito bem. Serio, ao contrario dos outros programas que apresentas ( Bem Humorado ). Olha deixo um grande abraço de amizade deste teu fã.

    Responder
  24. carla

    Boa noite ainda me tou a recompor do magnífico programa transmitido pela a TVI… Adorei tudo. Sou FA do australiano não perco um episodio… O júri e implacável… Ainda bem que esta no ar um programa destes ao sábado a noite acho que já fazia falta… Não vou perder um episodio… Vão ser a minha nova companhia de sábado a noite… Boa sorte para o programa… 🙂

    Responder
  25. Fátima Coelho

    Manuel Luis, parabéns – gostei muito –
    Tem tudo de excelente, conhece muito bem a nossa história gastronômica Nacional e Internacional é muito culto em tudo
    E ainda por cima tem bom gosto.
    Grande beijinho e votos de muito sucesso

    Responder
  26. Goretti Ortega

    Grande surpresa, gostei imenso, passou muito rápido. como o Manuel mencionou homenagem ao pão, logo imaginei um pudim de pão..que eu adoro. Estou realmente empolgada a espera do próximo programa, bjs. parabéns !!!

    Responder
  27. Elia Laranja Pinheiro

    Parabéns Manel por este mega projecto. Adorei e senti muito orgulho ao ver que também no nosso pais se fazem proogramas “GRANDES”. Não esperava tanto. Por isso estou em pulgas para ver os seguintes programas. Obrigada. Estou rendida.

    Responder
  28. Lina Batista

    ADOREI!!! A partir de agora, ninguém mexe no comando da TV ao sábado à noite, nem se atrevam a tirar da TVI, fiquei fã. Parabéns.

    Responder
  29. Maria Manuel Biléu

    Adorei o programa. Gostei da maneira como o Juri tratou os concorrentes, com respeito e ao mesmo tempo transmitindo-lhe uma força do tamanho do mundo, força e muita sorte para todos, sei que este programa vai ser um sucesso. fico à espera pelo próximo. <3

    Responder
  30. Fred Medeiros

    Fantástico , sou chefe de cozinha , e embora não siga a conduta dos chefes tradicionais , tenho que deixar aqui os meus mais sinceros parabéns a TVI pelo cuidado , amor e primor na produção .Confesso que não esperava gostar ,pois muitos dos chefes que aparecem nos outros programas de culinária , tem uma postura arrogante , e caem sempre na tentação de diminuir os concorrentes, atitude esta que tenho verdadeira repulsa .
    Poder seguir um sonho , e viver dignamente dele é o que todos queremos , espero, apenas que sigam nesta linha de ética, e tratem as pessoas com o carinho que merecem .
    Ao Goucha , minha admiração por este trabalho que pelo que parece , já é um sucesso , Parabéns e obrigado por mostrar que a cozinha pode transformar e aproximar as pessoas.

    Responder
    1. Africa

      Devo ter visto um programa diferente! Neste, sim, vi muita arrogância e humilhação para com os concorrentes, de 2 dos juris. É pena que alguns mortais, pensem ter tanta importência e por esse facto, e com muita superioridade, assumam que têm o direito de rebaixar os outros. Na casa de banho, somos todos iguais..!! O MLG, teve uma óptima postura. Parabéns.

      Responder
  31. Cristiana Pinho

    Olá, estive a ver o programa em família, até lançávamos apostas para ver quem é que passava. 😉 Adorei, não vou perder os próximos. Parabéns, mais uma aposta ganha.

    Responder
  32. Maria Coelho

    Adoro o mundo mágico da cozinha. Mesmo vivendo longe de Portugal troxe comigo as raizes e a gastronomia portuguesa. .. aguadei com orgulho a saída do programa… adorei o beijo 🙂
    Palavras para quê! !! Fantástico

    Responder
  33. Berta Veiga

    Olá meu querido,
    juro que estava um pouco renitente em relação ao programa pois adoro o formato australiano e tinha medo que ficasse aquém.Correu muito bem e estámos lá!ao mesmo nível. Sinto pena que a vida ainda não me tenha deixado poder embarcar neste desafio(nem que fosse para ficar pelo rossio)e saber o que pensa quem sabe, do que eu sei.Quem sabe um dia…quem sabe num próximo masterchef. GOSTEI,PARABÉNS TVI!a si,nem preciso dar os parabéns pois sabe o que vale.Beijo grande e fiquei com vontade de continuar a ver .FALTA MUITO PARA SÁBADO????????

    Responder
  34. Lília oliveira

    Manel sou sua fã há muito tempo, inscrevi-me mas não fui selecionada.
    Devo dizer-lhe que amo a cozinha e este programa é sem sombra de duvidas o meu programa 🙂
    Um beijinho e MT ….. Para este programa.

    Responder
  35. deolinda alfeirao

    Adorei o masterchef e adorei-o manuel,alias,adoro-o…riu consigo todos os dias ate quando esta a falar assuntos serios.obrigado manel…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *