Quando os sapatos são arte!

“Os sapatos do Manolo são melhor que sexo e ainda por cima duram mais!” – quem o disse foi Madonna, referindo-se à paixão de Manolo Blannik, o icónico criador. Manolo Blannik cedo conquistou, com o seu trabalho, um público exigente e de requintado gosto onde pontificam alguns dos nomes mais famosos do espectáculo e da sociedade internacionais, como por exemplo Jacqueline Kennedy. O segredo do sucesso,  diz o próprio,  reside no facto de, ainda hoje, com mais de setenta anos, continuar a acompanhar todo o processo,  desde os croquis, primeiro passo da criação, até às campanhas publicitárias. O segredo,  digo eu, deve-se, acima de tudo, à visão de um homem que soube elevar a sapataria à condição de arte, através da mistura de materiais e da sofisticação e arrojo do design.

Andava eu no quadrilátero da moda e um cartaz, à porta de um dos vários palácios do bairro milanês, chamou-me a atenção por anunciar uma exposição retrospectiva do trabalho do criador espanhol. Podia lá perder a ocasião para ver e fotografar alguns dos sapatos expostos e olhe que são muitos!. Fi-lo, primeiro, a pensar em si, já que Manolo Blannik não faz calçado para homem, mas também por mim, já que o belo faz-me sempre sentir bem. 

manolo blahnik1 manolo blahnik2 manolo blahnik3 manolo blahnik4 manolo blahnik5 manolo blahnik6 manolo blahnik7 manolo blahnik8

manolo blahnik9

manolo blahnik10

manolo blahnik11

manolo blahnik13

manolo blahnik14

manolo blahnik15

manolo blahnik16

manolo blahnik17

manolo blahnik18

manolo blahnik19

manolo blahnik21

manolo blahnik22

manolo blahnik23

manolo blahnik24

18 comentários a “Quando os sapatos são arte!

  1. Paula Manuela Sousa valverde

    Boa goucha são lindos que modelos fabuloso s não tenho euros para ter um par tinha que trabalhar muito. Abraços tudo de bom merece.

    Responder
  2. Ana Maria Correia Monteiro

    Querido Manuel Manuel Luís Goucha – TVI , poderia começar por dizer que sou a sua maior fã, mas não o farei, porque como eu, existe tantas outras.
    Eu sou a Ana Maria, vivo no Bombarral, tenho 25 anos, e pensei muito até lhe escrever este texto.
    Queria que fosse algo especial, único, no fundo queria roubar 5 minutos da sua atenção.
    Ousadia a mais da minha parte talvez, pensar que uma simples rapariga conseguisse obter 5 minutos da atenção do Sr. Goucha. Mas não custa tentar.
    O senhor não me conhece, mas faz parte da minha vida, do meu dia-a-dia, do meu quotidiano.
    e que companhia boa é a sua confesso.
    Gosto muito de si sabia?
    A minha admiração por si deve-se ao facto do senhor ser das pessoas mais fenomenais que conheço.
    Na sua pessoa concentra boa disposição com seriedade, humildade com requinte, brincadeira com ironia, comovente e ao mesmo tempo tão profissional.
    Pensei que seria complicado arranjar palavras para lhe escrever, mas afinal é tão fácil. É querer tanto expressar-me e achar que fica algo por dizer.
    Por mais que a vida as vezes não corra como queiramos, ligar a TV e ver o Sr. Goucha ali, a por um sorriso na cara em dias tristes, e a animar também em dias alegres, é das melhores sensações do meu dia :)
    O senhor tem noção quantas vezes já me pôs animada quando estou triste?
    Elogios como estes o senhor ouve diariamente, mas posso quase garantir que os meus são os mais sinceros, porque você já ocupa a minha vida. Quase como um amigo. Mesmo sem saber o Sr. e meu amigo!
    O que eu dava para poder abraça-lo um dia, para lhe poder dizer isto tudo. Provavelmente ficaria um tanto ao quanto sem jeito, mas não custa sonhar.
    Gostava que fosse o Sr. a ler este texto, mas caso isso não aconteça, gostava ao menos que tivesse conhecimento dele. Seria muito pedir uma resposta sua? Se calhar sim né, com tanto trabalho eu entendo, mas se por acaso tiver 2 minutitos não se esqueça de mim.
    Há quem tenha o sonho de ir aqui, ou acolá, mas o meu é somente conhece-lo!
    Eis que chegou o dia e dia 11 estarei aí para o conhecer!
    Adoro-te MEU AMIGO Manuel Luis Goucha.

    Responder
  3. Paula Serrano

    Só tenho uma coisa a dizer…isto é um “crime”, eu não poder usar alguns deste maravilhosos sapatos.
    Não me importava de ter 2 ou 3 destes, outros nem tanto, mas igualmente lindos…

    Responder
  4. Sandra dias

    Nunca tive dúvida do bom gosto do Goucha a começar pelos blezers são fantásticos com esta coleção de sapatos e de matar tb só para que conhece é tem bom gosto realmente

    Responder
  5. Luisa Barcelos

    Isto é arte! Que lindos, todos. Obrigada por nos mostrar estas relíquias Goucha! Obrigada por partilhar, o que os seus olhos veem com os demais. Contentava-me com um sapatinho desses! 😀

    Responder
  6. Joana Alves

    Querido Manuel, devo dizer lhe que Manolo Blahnik faz sim sapatos para homem, e são tão maravilhosos como os de senhora. Alias, acho que o Manuel ficaria maravilhoso com alguns dos modelos. :-)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *