Porto dos fundos

SONY DSC
Não me canso de o gabar. Gosto da sua virilidade e honradez. Gosto das gentes que o fazem, que até podem trocar os vês pelos bês mas não trocam a liberdade pela servidão.

Júbilo com as suas euforias, seja em noite de orvalhadas ou quando os dragões arrecadam mais um título, que do que gosto mesmo é de pessoas felizes. Património de todos nós, é celebrado Mundo fora como o melhor dos melhores.
foto1_porto

foto2_porto

foto3_porto
Mas há um outro Porto, o dos fundos, que o postal não mostra. Decadente. Esquecido. A preto e branco. É uma outra cidade, cariada, que se esconde para lá da fachada que os prémios distinguem. Urge dela cuidar, que o que é daninho corrompe, destrói… até a mais invicta.
foto4_porto

11 comentários a “Porto dos fundos

  1. Ondina Paiva

    Boa noite Manuel Luis

    A minha admiração por si não tem limites. Mas quero falar da minha mãe. Pois é, tem 87 anos, completara este ano 88 a 25 de outubro. Pois lhe digo, que é fiel á TVI, porque tal como eu, vos adora ( Cristina também), e diz:”Este homem, é de uma inteligência que dá gosto, extremamente culto, dá gosto ouvi-lo, só não gosto muito quando interrompe os convidados, e não os deixa completar o que estão a dizer”, rsrsrsrs. Bem, tem na minha família muitos admiradores. Sei que adora o Porto, é um homem de bom gosto. Sou uma Gaiense, tripeira de coraçao. Amo essa cidade. Bem haja por ser assim, frontal, excelente profissional, e por favor não saia da TVI, porque quem tem mudado, não se vê grandes resultados. Essa casa é magica. Tudo de bom. Beijinho

    Responder
  2. Berta Veiga

    pois é,somos assim carago!temos pronuncia e muitas vezes um palavrão sai.Sem o significado que lhe é atribuído mas como descarga de sentimentos que temos À flor da pele.Somos sinceros e dizemos o que pensamos e QUANDO AMAMOS,AMAMOS MESMO.Beijo bom para alguém que amo muito ebestá sempre no meu <3

    Responder
  3. RM

    Caro Manuel Luis Goucha,

    Venho por este meio divulgar um concerto. Bem sei que provavelmente este não é o meio mais indicado, mas também sei que o senhor gosta muito de ópera. Assim, no próximo dia 3 de Maio, pelas 21h30 no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral (um BELÍSSIMO teatro que merece ser visitado), irá decorrer um Concerto Lírico intitulado “Música, Música, Música!”. Canto e piano, encenado, com árias que vão de Mozart a Bernstein, passando por Verdi e Offenbach.

    Não verei problema em que não publique esta mensagem no seu blog, o que eu queria mesmo era divulgá-lo a alguém que sei que o iria apreciar com certeza – o senhor.

    Aqui está o link para o Evento criado no Facebook:

    https://www.facebook.com/events/632933956785571/?ref_newsfeed_story_type=regular

    Com os melhores cumprimentos,
    RM

    Responder
    1. MLG

      Pena estar de ferias, senão teria divulgado o concerto no programa. Espero que tenha lotação esgotada … A música só nos pacifica. Obrigado. Um abraço

      Responder
  4. Eli

    Aprendi com o tempo a gostar de si devagarinho, muito devagarinho. Admiro todo o seu trabalho e o mérito que teve nas suas pequenas grandes conquistas, mas confesso que fiquei a admira-lo ainda mais nestes últimos anos. Admiro sua integridade e a honestidade com que pauta a sua vida quer profissional, quer pessoal. Admiro também a bondade e a doçura quase escondida, que por vezes o seu olhar altivo e muito senhor do seu nariz transmite. Esta publicação é um bom exemplo da grande admiração que eu tenho por si, um defensor do nosso património e da nossa cultura. Todos sabemos que existem prédios por este país fora que se vão degradar rapidamente e quem sabe deixar de existir e uma parte da nossa identidade vai morrer. Os nossos filhos e os nossos netos jamais os vão conhecer. Todos sabemos disso, e muitas figuras publicas também o sabem, mas nem por isso chamam a atenção para o assunto, ao invés o que colocam nos seus blogues e páginas do facebook? Futilidades, meras futilidades… Infelizmente é o que mais se vê por aí.
    Obrigada por em pequenos gestos como este dizer tanto a tanta gente.
    Parabéns Senhor Goucha por ser quem é.
    Um beijinho com muito carinho.
    Elis

    Responder
    1. MLG

      Obrigado eu pelo seu comentário. Se o facebook é mais um instrumento de trabalho, é aqui que manifesto opiniões e preocupações. A do património que deixamos degradar é uma delas. Até à próxima. Desejo-lhe o melhor.

      Responder
  5. Gertrudes da Luz

    Bom dia Manuel Luís. Que bonita discriçao fez da cidade do Porto.Os textos muito bem escritos como sempre.Pessoalmente sou uma apaixonada pelo Norte.O meu saudoso pai era de Arcos de Valdevez.Depois mostra-nos fotografias muito bem tiradas .Parabens.Eu sugeria ao Manuel Luís que desse uma olhadela ao site Postalguarelas ,do senhor que é pintor de aguarelas seu nome Paulo J Mendes pinta o Norte como ninguem.Pessoalmente tenho algumas aguarelas dele e sao uma maravilha.Depois além da pintura tambem descreve em texto . Vai gostar. Foram as suas fotografias tao bem tiradas que me levaram a falar deste pintor.Obrigada .Cumprimentos.Gertrudes

    Responder
  6. Lucia

    Portugal aínda é mais lindo descrito por si.
    Boas férias e aproveite para descansar, obrigada pela partilha destas e de outras lindas imagens.
    Afinal no sábado não fui a única a chorar com o Masterchef, lindo programa adorei no meio de lágrimas e sorrisos.
    Um abraço e boas férias.
    Lucia…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *