Os meus amigos estrelados

rui_paula

miguel_rocha_vieira

Fez-se justiça, digo eu que há muito estranhava o facto do chef Rui Paula não ter ainda uma estrela Michelin, chegando-me a questionar acerca dos critérios de avaliação que presidem à anual atribuição. No fundo sabia que, a não ser com o seu belíssimo “DOC”, à beira Douro, nas imediações da Régua, seria com o irrepreensível “Casa de Chá da Boa Nova“, em Leça da Palmeira. E assim foi, ontem a boa nova era a da conquista da tão almejada estrela, ainda o galardão mais importante para quem oficia nesta arte, de tal modo que perdê-la é quase desonra. Que o diga o chef Miguel Laffan, quando se apagou a que agora reconquistou para o seu “Land”, em Montemor, o do Alentejo.

Miguel Rocha Vieira é outro dos chefs distinguidos, se bem que o seu grande desafio seja o de manter as que foi conquistando ao longo dos anos em Budapeste e também em Portugal, no “Fortaleza do Guincho“, e se possível acrescentar-lhes mais. Se de José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Victor Matos e Ricardo Costa, também eles estrelados, lhes conheço o talento, de Rui Paula e de Miguel Rocha Vieira conheço um pouco mais, pelas muitas horas passadas juntos, na aventura que foi, por três vezes, e voltará a ser, o Masterchef. Sei do engenho, empenho e dedicação que devotam, diariamente, à sua profissão. Sei da forma como se cumprem na criação de uma nova receita, de um novo conceito. São autores de uma cozinha que alvoroça todos os nossos sentidos, elevando-a um patamar de grande excelência. Ganhei-lhes intenso afecto, que acrescento ao respeito que sempre me mereceram como inspirados profissionais, por isso o dia é de grande contentamento por estes meus dois amigos tão justamente estrelados. Parabéns chef Rui Paula e chef Miguel Rocha Vieira!

6 comentários a “Os meus amigos estrelados

  1. Olivia Bento

    MLG
    Peça desculpa pelos erros ortográficos, como escrevo em 3 idiomas às vezes o corrector está em inglês.
    Desejo-lhe um ótimo fim de semana.
    Olívia Bento

    Responder
  2. Carla

    Manuel
    Vi na tv a reportagem dos premiados com a estrela Michelin, cada vez mais acho que cozinhar é uma arte.
    Há chefes de cozinha que fazem auténticos manjares dos deuses, costumo aprender algumas coisas com o Henrique Sá Pessoa. Já há algum tempo que começo a por em prática receitas com novos ingredientes, introduzir novos paladares na minha culinária, e sem querer ser presunçosa são bastante apreciados.
    Ontem ao almoço num restaurante onde tudo ali é bom, comi um frango com frutos secos divino. Vai ser o próximo a fazer a cozinheira na sua simplicidade ensinou-me a receita, como já o fez com outras.

    “Cozinhar é uma forma de amar”
    Mia Couto

    Carla

    https://www.youtube.com/watch?v=5aw3u0HLg20

    Responder
  3. Luisa

    Além de evidente admiração, todo o texto do Manuel transborda de felicidade pelo sucesso dos amigos.
    Meu querido Manuel, gosto tanto de si que nem tenho palavras.
    No outro dia vi-o defender a Cristina, por esta ter sido vergonhosamente “atacada”, por gente que não sabe o valor de uma conquista honesta…. gente velhaca, incompetente, incapaz de lutar pelos seus sonhos, e que, por isso, ficam felizes com a desgraça dos outros, e contorcem-se de irritação e dor com o sucesso dos mesmos.
    E cá está o Manuel a fazer justamente o contrário dessas pessoas, a colocar um post, cheio de alegria, pelas conquistas culinárias dos seus amigos.
    O que dizer mais? Gosto muito de si. (ponto)

    Responder
  4. Sandra constantino

    Parabens a todos os galardoados…..
    E um orgulho ver o nome de portugal pela positiva ser referenciado no que temos de melhor…..boa comida portuguesa.
    Sendo imigrante, e uma enorme alegria ,ligar a televisao e ouvir estas noticias.
    A todos que ganharam……mtos parabens..
    Que venham mais estrelas……

    Responder
  5. Olivia Bento

    Bom dia MLG
    Embora seja vegetariana, quero deixar aqui os meus parabéns aos chefe pelas “étoiles Muchelins que receberam, uma consewuência do trabalho e empenho que alcançaram dia a dia em prol da gastronomia portuguesa. Espero que eles tenham alternativas vegetarianas para visitantes como eu.
    Bem haja a todos.
    Olivia Bento

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *