O nosso bife tártaro

fotografia

A diferença da nossa receita está na prévia mistura da carne com todos os ingredientes, de modo a formar como que uma pasta que é, depois, moldada no prato.

lombo de novilho sem gordura (100 gr. por pessoa)
1 cebola pequena descascada e picada miudamente
1 raminho de salsa bem picada
alcaparras q.b
3 colheres (sobremesa) de maionese
2 gemas de ovo
2 colheres (chá) de mostarda
2 colheres (sobremesa) de molho inglês
2 colheres (sobremesa) de ketchup
umas gotas de tabasco (molho picante)
sal e pimenta preta moída na altura

para acompanhar:
batatas fritas em palitos

Para um bife tártaro tem de se escolher carne de primeiríssima qualidade. Estamos a falar de um bife cru.
Corte a carne em cubos e passe estes pela máquina de picar. A partir do momento em que a carne está picada, convém logo começar a preparação da receita.
Numa tigela coloque a carne picada.
Junte a maionese, as gemas de ovo, a mostarda, o molho inglês, o ketchup, o tabasco, a cebola, a salsa e os temperos de sal e pimenta. Misture bem todos os ingredientes.
Junte alcaparras a gosto. Misture.
Molde a mistura (usámos um aro) e distribua pelos pratos.

Acompanha com batata frita em palitos. Cá em casa as batatas fritam-se em azeite, por ser esta a melhor gordura, até para fritar, dado que suporta elevadas temperaturas sem se adulterar. E também com uma salada de verdes e pickles.
fotografia (1)
Tome nota:
Os ingredientes desta receita foram calculados para duas pessoas. Por isso devem afinados consoante o gosto de cada um e o número de convivas à mesa.
Se lhe sobrar algum preparado use-o para barrar tostas (as chamadas tostas canibais).

Curiosidade:
Tabasco é um molho da cozinha mexicana. Feito de pimentos vermelhos macerados em vinagre, leva, ainda, açúcar e especiarias na sua preparação. O nome tem a ver com um dos estados do México (o estado de Tabasco).

11 comentários a “O nosso bife tártaro

  1. Maria Paula Maurin

    Gosto sempre das suas receitas Manel! (E desde a 1a edição do “Em banho-manel”).
    Sou grande apreciadora de bife tartaro e vivendo em Paris ja comi muitos. Ja experimentou o “tartare au couteau” cortado à faca em micro-cubinhos? Sou fã desde que comi um fabuloso no “La Cigale” em Nantes (vale a pena a viagem pela cozinha, ambiente, arquitectura…). Se a carne é muita boa porquê reduzi-la a pasta? Mas também sou grande fã das tostas canibais…

    Responder
  2. Alice Lopes

    Olá Manel Luís. Desculpe a minha ignorância…o bife tártaro pode fazer-se com outra carne? de porco, por exemplo? Gostaria de experimentar mas não aprecio carne de novilho.
    Beijo.

    Responder
  3. Valérie Paiva

    Boa tarde Manuel pode por favor indicar-me qual o melhor azeite para frituras?
    Uso extra virgem max 0,3% de acidez para temperos saladas assados etc mas esse sei que não pode ser usado para frituras.
    Cumprimentos,
    VP

    Responder
  4. Isabel Pimenta

    Boa tarde Manuel Luís Goucha.
    Gostaria de ir assistir ao programa “Você na TV” mas não sei como fazer a inscrição.
    Agradecia informação para a referida inscrição.
    Cumprimentos

    Responder
  5. Maria Mouta

    Obrigada Manuel Luís
    Há muitos anos que não como.
    Havia no Porto a Associação das carnes, onde se comia um bife tártaro de comer e chorar por mais. Quando fechou nunca mais comi.
    Lembro que na altura as misturas eram feitas no prato, vinha a carne e tacinhas em redor com os diversos ingredientes para se misturar conforme o gosto de cada um.

    Vou fazer a sua receita, porque até me estou a babar :)
    Um abraço
    Maria Mouta

    Responder
  6. Maria Emilia Cunha Lopes

    Nunca comi,mas os meus filhos gostam de carne picada crua,qd cá vierem vou experimentar,não ficam mt picantes?com esses molhos tds não é bom para crianças pois não?QD estou a escrever aparecem sempre anuncios é normal? por vezes atrapalham-me. DIA 15 se DEUS quiser vou ao seu programa,espero k estejam os dois,é um dia epecial para mim,mas só para mim,faço 50 anos de casada,nunca festejei o meu marido não liga,por isso vou sózinha,mas tenho um sonho,era ver o F.F.ou então oferecerem-me caso fosse possivel bilhetes para o espetáculo que ele e amigos estão a fazer,tbgostava de dar um beijinho á Fátima Lopes ao Nuno Eiró k por acaso faz anos e á ISABELINHA SILVA ,sou exigente não?eu sei k o MANEL não se mete nisso,vou ver o k posso pedir e a quem.OBRIGADA por me aturar desculpe .UM BJO E ABRAÇO DA VELHOTA ABORRECIDA

    Responder
    1. MLG

      A Cristina estará de férias. E realmente não sei se as pessoas que gostaria de ver lá estarão. O Nuno não estará e aquela hora a Fátima também não. Eu estarei certamente para lhe dar um beijo de parabéns.

      Responder
  7. Adélia Mota

    Olá , provei o bife tártaro em franca e para ser sincera não gostei muito mas, também não levava esse tipo de temperos , vou experimentar , beijinhos Manuel

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *