O meu lago!

A barragem não teria mais de um hectare e meio de água, quando comprámos a herdade há três anos. Sabiamo-la cheia de achigã, peixe de água doce muito apreciado por estas bandas. Com a inclemência do passado Verão, e meses sequentes, vimo-la reduzir para metade mas a nossa preocupação acabou por ser compensada com a chuva que nos últimos meses não tem dado tréguas. Hoje apresenta-se com mais do dobro da capacidade inicial, para aí com uns três hectares e meio e pela primeira vez tirei partido dela. Comprou-se um barquito a remos e lá fomos para o meio do lago para ver os gansos, dois casais, que nele moram e mais os patos e suas crias já ali nascidas bem como as galinhas-de-água, que apareceram sabe-se lá de onde. Cegonhas ainda não temos, passam pela barragem para pescar mas não ficam, falta-lhes poiso, mas já providenciei, para o ano tê-los-ão no alto, já que gosto de ouvir o seu glotorar. Já me vejo nas próximas férias à pesca ou mesmo a dormir no lago para cumpliciar o acordar da herdade e da bicharada. Isto não há idade para começar o que quer que seja e depois o Alentejo desafia-me!

31 comentários a “O meu lago!

  1. Maria Sousa

    Olá Manuel

    Voltei a ver as imagens e verifico que os dois nestas fotos quase que parecem irmãos gémeos, mas são almas gémeas e muito cúmplices.

    Beijo grande

    Maria Sousa

    Responder
  2. Maria Sousa

    Olá Manuel

    Adorei, que bela ideia, ir passear no lago com o seu companheiro, desejo muitas felicidades até ao fim dos dias.

    Ainda bem que tem essa água toda, pois ela lhe fará muito jeito para os seus animais e culturas.

    Beijinho grande

    Maria Sousa

    Responder
  3. Carlos Antunes

    Manuel Luís adorei as fotos do seu Lago espero que o Sr desfrute da excelente Paisagem e de uma Pescaria sem Morte Porque eu também gosto de desfrutar um excelente dia de Pesca e Apreciar as Paisagens Alentejanas com isto me despeço com tudo de bom para o Sr. E suas Companhias!!!!!!…. Cumprimentos; Carlos Antunes

    Responder
  4. Carla

    Manuel
    No seu Edén tudo replica água, bicharada, onde impera dedicação, trabalho, amor, as replicas de tudo que é bom dá os seus frutos os mais doces e apetecíveis.
    Gostei de os ver, gosto muito das suas calças às riscas.

    Permita-me uma sugestão, faça um texto sobre o amor, o que acha que deve ter uma relação a 2, o que deve ter uma relação para haver tanta cumplicidade, admiração. Creio que muita gente não sabe que o é ter uma relação de qualidade em todos os sentidos. Acho deve agitar mentes, há muita gente resignada ao que tem sem ter nada, vive sem questionar, vive sem paixão falo da paixão que devemos ter em tudo, com paixão tudo se move.

    Perguntas provocatórias que vão fazer pensar a quem as lê.
    Faço-as a si Manuel sei que tem as respostas todas, mas muitos não devem ter porque nunca as fizeram a si mesmos.

    Está apaixonado?
    E porquê ?
    Tem uma relação de qualidade?
    O que é para si uma relação de qualidade?
    Como se constrói uma relação de qualidade?
    As relações são para serem mornas ou quentes sempre?
    A paixão é só no inicio ou mantem-se sempre?
    Acha que vive com a sua cara metade?
    Ou não existe cara metade?
    O sexo é importante ou não numa relação?
    Pode o amor viver sem sexo?
    O dialogo é importante num casal ?
    O silêncio é importante num casal ?
    O silêncio diz muito ou é mudo ?
    É um ser livre?
    Tem livre arbítrio ?

    Espero ter agitado algumas mentes, e sem querer pedir muito gostava que ter o seu feedback .

    Abraço
    Carla

    Responder
  5. Maria F,F.M. Salvado

    Tenho 66 anos. Desde que cheguei a Portugal aquando da guerra de África e depois da minha vida reorgarnizada e quando e comecei a ter tempo para ver TV (ainda a preto e branco) e quando apareceu um rapazinho de cabelo, (muito) encaracolado logo pensei se deixarem este rapaz fazer carreira será um SENHOR nos érãs televisivos e não me enganei. PARABÉNS é um SENHOR..

    Sabe, durante toda a minha vida o acompanhei e sempre senti que era uma pessoa bondosa, amiga do seu amigo, correto e coerente, não me interessa se é abastado monetáriamente e pode ter tudo o que tem. Tem e pronto.

    Na vida os bens materiais chegam até nós consoante a nossa regra de vida. O seu monte alentejano é o prémio que a vida lhe propicionou, desejo seja feliz à sua maneira. MERECE.

    FELICIDADES.

    Responder
  6. maria elisa rodrigues

    Abencoados, viver assim parece de filme mas o Manuel merece tudo isso, que Deus bos dê saúde para gozarem essa maravilhosa vida na natureza. Beijinhos dia feliz.

    Responder
  7. Filipa Guerreiro

    Vê-se que e extremamente feliz aí tal como eu sou no Alentejo. Há um ano também realizei um sonho ter uma casinha no Alentejo, ainda não cheguei a um monte mas nunca se sabe . Desejo-lhe tudo de bom. Beijinho

    Responder
  8. Marina Maia

    Maravilha! Eu acho que com a idade valorizamos mais este tipo de coisas. Deve se muito bom ter um Monte!
    Sejam felizes e continuem assim felizes !!!

    Responder
  9. ana maria almeida pina

    Como eu gosto de os ver felizes…que sejam assim por muitos e longos anos. Bjis desta admiradora que gosta muito de vós.

    Responder
    1. Ana Maria ferreira

      Ola Goucha! Se fosse mais perto de Ponte de Sor pedia-lhe autorização para ir pescar uns achigans, que são uma delícia . Abracinho

      Responder
  10. Maria Sirgado

    Olá Manel. Depois de estar a ouvir música de relaxe, lembrei-me da TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA, que foi fenomenal e abri a página do Manel e vi no C. do Goucha, aquelas fotos lindas e a maneira tão terna de contar sobre a barragem ( o meu lago), o barco, os patos etc., e a felicidade que sente no Monte onde só se ouve a maravilha da Natureza. Que seja muito Feliz com o Rui, que é isso que sinto quando vejo estas fotos ou outras ou quando fala nele. Continuem felizes.Parabéns e até logo. Abracinho para os dois. Maria Sirgado

    Responder
  11. Lurdes Lopes

    Muito bom. É bom ter objetivos e conseguir concretiza-los. Tudo de bom para o Goucha e também para o Rui. Sejam felizes pois merecem.

    Responder
  12. Fernanda santiago

    É lindo, mas depois de uma vida de trabalho que bom que consegui ter aquilo com que sonhava, nem todos conseguem. Desejo que tenha saúde, e uns bons anos de vida para poder gozar o fruto de tanto trabalho. Beijinhos

    Responder
  13. Ana Maria Salvador

    Que lugar maravilhoso, a paz reina aqui. Que Deus continue a olhar por você e seus familiares e amigos inclusive os seus maravilhosos cães .( E todos os outros animais)

    Responder
  14. Carolina Oliveira

    Ai Manel Luis se vai arranjar casa para as cegonhas nunca mais vai ter sossego…aquilo é como ratos nascem nascem e sujam tudo…se viajar na A14 e por Aveiro e Fig da Foz é uma praga…e lá se vai o vosso sossego…
    Patos galinhas de agua e gansos são mais lumpos e fazem o trabalho de limpar as aguas…na Suíça agora ate é proibido dar de comer aos gansos…porque eles estavam de barriga cheia e os lagos sujos…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *