O (meu) jardim!

Destaca-se intramuros pelo tapete de relva sempre aparado, gosto do seu cheiro depois de cortado, e pelos canteiros, que o orlam, agora floridos num triunfo de cores e olores. Misturam-se flores e plantas de aromas, entre rosas vermelhas, brancas e com cor de si próprias, hortênsias, petúnias, gerânios, coroas imperiais, alfazema, várias sortes de tomilho, zimbro, salva, hortelã e até arruda, que, se bem que não ligue pêva a essas baboseiras, acho graça ao dito dos antigos que “é bom tê-la contra os bruxedos!”.
Aqui me sossego e me centro no que realmente importa. Por isso, dois dias que sejam valem sempre por muito mais!

90 comentários a “O (meu) jardim!

  1. Armanda Pires

    Sr. Goucha por favor diga-me o nome do laboratório do seu Q 10 que eu ouvi no seu programa terça feira com o doutor que eu adorei, os dois fazem uma dupla fantástica muitos beijinhos para si e para si e seu companheiro Rui.

    Responder
  2. Olga melo

    Um monte Alentejano bem simpático!bem cuidado e com muito gosto!.
    Plantas com e sem flores lindas.
    Cãezinhos lindos ,bem tratados e felizes.
    Um lugar bonito,simpático.
    Um lugar de descanso .

    Responder
  3. Menina Marota

    Ao ver estas imagens não pude deixar de recordar este poema. Que partilho e vos dedico.
    A última imagem emociona. Grata pelo seu amor aos animais.

    “Junquem de flores o chão do velho mundo:
    Vem o futuro aí!
    Desejado por todos os poetas
    E profetas
    Da vida,
    Deixou a sua ermida
    E meteu-se a caminho.
    Ninguém o viu ainda, mas é belo.
    É o futuro…
    Ponham pois rosmaninho
    Em cada rua,
    Em cada porta,
    Em cada muro,
    E tenham confiança nos milagres
    Desse Messias que renova o tempo.
    O passado passou.
    O presente agoniza.
    Cubram de flores a única verdade
    Que se eterniza!”

    Miguel Torga, in Cântico do Homem

    Responder
  4. Cecília carvalho

    Que paraíso!
    Muita saúde para continuar a usufruir do bom que a vida lhe tem proporcionado. O Manuel é uma pessoa magnifica. Beijinho

    Responder
  5. Maria da Graça

    É maravilhoso e bem cuidado como se deseja!

    Vivi no Porto cerca de 40 anos!
    Em 2010 … reformei-me para cuidar dos meus velhinhos … não regressei e ainda cuido da casa … meus pais partiram e eu apaixonei-me pela aldeia e pela magia do VIVER no campo!

    Responder
  6. Maria Sousa

    Olá Manuel

    Comecei a ver as imagens do seu jardim, está muito bonito, com ervas aromáticas e flores pelo meio, arbustos e árvores, adoro o chuveiro e a oliveira. Quando chego ao seu abraço ao cãozinho fiquei ainda mais maravilhada.

    Grande beijinho

    Maria Sousa

    Responder
  7. Carla

    Manuel
    Está precioso, lindo!!
    Lindas fotos, lindo amor por animais por aqueles que dão tanto e pedem tão pouco.
    Deu-me uma ideia para o meu jardim, tenho hortelã mas não dessa forma gostei dessa ideia, a hortelã está presente nos meus cozinhados e no chá, chá com pau de canela com um ramo de hortelã fica divino.

    Abraço
    Carla

    Responder
  8. Lourdes Moura

    Que jardim maravilhoso, essa calmaria esse deslumbramento é simplesmente espetacular…….desejo as maiores felicidades

    muito muito obrigada pela partilha …….bj doce Lourdes Moura

    Responder
  9. Carlos

    Olá Manel
    Tenho duas cafetarias na margem sul
    Onde faço sopa incluindo canja todos os clientes gostam do sabor da hortelã
    Que bonita hortelã naquele jardim arranja um bocadinho para mim
    Abraço

    Responder
  10. Maria Emilia Ramalho

    Não sendo de grande consumo televisivo, tenho-o por respeitável, generoso, elegante no que a humana e profissionalmente diz respeito.

    Como amante de animais e sendo essa uma causa para mim, também o seu respeito e afecto por eles me faz respeitá-lo de forma decisiva.
    Muito obrigada por tanto que nos dá de forma inteligente e sóbria!

    Responder
  11. Maria Sirgado

    Que jardim maravilhoso, o cãozinho tão meigo, lugar deslumbrante. A Cristina e o Tiago, ficaram maravilhados…, pois quem não fica?!!!!!…; a Cristina a olhar para aquela beleza, num silêncio inconfundível, no Monte, nem deu conta que o seu Grande Amigo estava a admirá-la e a senti-la realmente feliz ali…, naquele dia…..; Beijinhos. Parabéns que é um homem maravilhoso. Maria Sirgado

    Responder
  12. ana maria almeida pina

    Simplesmente espetacular! tem tudo para ser feliz…tranquilidade, beleza, paz e amor é o principal da vida vocês merecem tudo isso, Grande beijinho aos dois.

    Responder
  13. Paula Santos

    Animais e Natureza, flores lindas num jardim muito bem cuidado e como não podia deixar de ser, a cereja no topo do bolo, os lindos e tão fofinhos cães… Muitos parabéns Sr. Manuel Luís Goucha, o meu sonho de viver, jardim paradisíaco e Animais, é preciso algo mais para a plena felicidade? Penso que não, apenas saúde para desfrutar SEMPRE com as pessoas certas, pessoas positivas, que amém os Animais e a Natureza, íntegras no seu carácter para que não destruam a felicidade de ninguém, mas com ou sem as pessoas certas, o importante é que NUNCA falte os tão nossos queridos Animais. Parabéns pelo exemplo que dá, muito obrigada pela pessoa que é, e seja sempre muito feliz; parabéns à senhora sua mãe que assim o educou, muito obrigada. Felicidades.

    Responder
  14. João de Oliveira Lopes

    Gosto muito do seu jardim. É belíssimo.
    Sempre desejei ter o jardim bonito, mas a minha mobilidade e a mensalidade da reforma, não me deixa tê-lo.
    Não é uma inveja!
    O Sr. Manuel Luís (creio que o posso tratar assim), merecer ter aquilo que deseja, pois trabalha bastante. Não pára!
    Faz tudo o que na TVI lhe pedem para fazer. É uma pessoa extraordinária, trabalhadora e muito competente.
    Tudo o que faz em Televisão; seja o que lhe pedirem para fazer, é bem feito.
    Tudo de bom para si e para o seu companheiro.
    Adorei o seu jardim.
    Um abraço.

    Responder
  15. Lurdesnobrega49

    O seu lugar lindo tão expecial como o Manuel ! Tem muito de belo , como o bastante !!! O melhor , o mais surpreendente .

    Um Cantinho ,do tamanho ” do MUNDO”tem tudo o que um ser humano precisa .E,além do mais um céu de Estrelas para lhe guiarem a sua mente ( tão fertil e abencoada ) .
    PARABENS MANUEL LUIS E MUITAS FELICIDADES POR TÃO BOAS ESCOLHAS.

    Responder
  16. Helena Pereira

    Manuel só conheci o alentejo desde á dois anos quando o meu marido foi para Moura trabalhar…..e adoro, nós pensamos que para aí não há nada de surpreendente mas a verdade é que de cada vez que visitamos um lugar ficamos sempre surpreendidos com tanta coisa maravilhosa….e a comida…..
    O seu lugar é tal e qual…. Uma muito agradável surpresa. Beijinho

    Responder
  17. Cristina Sousa

    Adoro tudo ervas aromáticas flores da época é claro a paz tranquilide os animais . Todos nós devia mos passar uma semana de férias num lugar destes e tenho a certeza que ganhanva 5 anos de vida . Manuel Luís nunca perca esse bom gosto que tanto nos abituou .

    Responder
  18. Teresa Oliveira

    Sempre bem. Gostava de o ter como professor em muitas áreas principalmente como ser humano que me parece ser. A vida muda-nos nem sempre para melhor e esse saber de ir buscar o nosso melhor é só para os valentes. Sou sua fã incondicional. E tenho dois recadinhos para lhe dar já tentei ligar pela TVI e deixei um , nunca mais consegui falar pois as linhas estão sempre ocupadas. Sorte de quem o tem por perto e cumprimentos à Sra sua mãe pelo filho que criou. Resta-me desejar-lhe o dobro do que quero para mim. Bjs Manuel Luís

    Responder
  19. Ana Maria Rocha Pinto

    Lindo o seu jardim Manuel Luís ,sempre relva bem aparada, plantas de temperos e o resto não tem palavras carinhoso com os seus animais ,,,é uma pessoa de bom coração sejam felizes Não o conheço pessoalmente mas espero um dia ter essa sorte beijinhos

    Responder
  20. Maria Vieira

    Lindo o o seu jardim, mas a ultima fotos , esta simplesmente brutal,( o seu cão a dormir no seu colo).
    Bom fim de semana..
    Maria Vieira

    Responder
  21. Adelaide Aires

    Gostei do seu jardim, gosto do seu cão ( e 1 boxer ?). ,Fiquei a olhar para si sentado com o seu cão, o que vi …. no fundo dos seus olhos um homem que já sofreu muito , (posso estar errada) mas um brilho , uma luz de plena felicidade … Gosto de si… não gostava mas aprendi..! Parabéns hoje está um Homem diferente, do Manuel das manhãs da rtp. Nesse Alentejo que eu amo, …. seja muito FELIZ. !

    Abracinho
    Lai Gonçalves

    Responder
  22. Rute Madeira

    Adorei, é um paraíso na terra. Que o Manuel Luís e família aproveitem o mais possível esta conquista, que estou convicta foi fruto de muito trabalho e de um querer muito grande. Admiro-o muito, é um homem sem medos, que luta por aquilo em que acredita. Bem haja por existir e por todos os dias tornar a minha vida mais alegre e mais preenchida. Um grande abraço. Rute

    Responder
  23. Fernanda Ramos

    Esplendoroso, maravilhoso o seu recanto, não admira o seu encante pelo seu monte é realmente uma beleza. Seja sempre muito feliz e continue a dar-nos o gosto ( prazer é outra coisa ) da sua companhia através da tv. Beijinho grande . Sua admiradora

    Responder
  24. Maria Simões

    Boa noite, Manuel Luís
    Estive a ver e apreciar o seu amado refúgio. Em todos os pormenores se vê o seu bom gosto e do Rui. Também sou do Alentejo, exilada em Lisboa há 50 anos por razões profissionais. Sou de Elvas. Em tempos idos, ainda miúda, o que os meus avós deixaram de terras, os meus antecessores venderam e tenho muita pena.
    Adoro o seu chão alentejano e fico feliz pelos dois, pelo que de vós sei, amo a vossa união, adoro-os pelo que são, cultos, inteligentes, colaborantes em boas causas, tolerantes e educadissimos. Vejo todos os seus programas. Sou uma fã fiel. Não mudem por favor,vivam a plenitude do vosso amor extensivo aos vossos animais, sejam muito felizes. Continuarei religiosamente a acompanhar o seu trabalho.
    Um grande abraço e um beijo, extensivo há nossa Cristina, de quem gosto muito. SEJAM FELIZES.

    Responder
  25. Maria de Fátima Ribeiro

    Em uma palavra fabulástico 🙂 De facto o cheiro da rel va após o corte é um bálsamo para os pulmões… Sossego, paz, tranquilidade e mto bom gosto Tb tento ter mto verde no meu pequeno e lindo alpendre!

    Responder
  26. Flora barbosa

    Olá Manuel Luís adorei esse jardim lindas flores e aromáticas. Todo esse espaço transmite paz e essa foto tão ternurenta com o amigo Tico penso que é esse o seu nome. Tb tenho dois que amo. Um bem haja pela pessoa que é. Gosto muito de si.

    Responder
  27. Maria Luisa Amaral

    Parabéns pelo lindo cantinho que tem como jardim, maravilhoso e gosto da sua pimenteira no centro do seu jardim. Tem tudo muito lindo, desejo lhe as maiores felicidades para si e o Rui. Votos de tudo de bom!

    Responder
  28. Maria Saraiva

    Manuel Luís, tudo que vejo no seu jardim. Não é nada mais, do que merece ter.
    Tenho uma grande admiração por si . Nós somos do mesmo ano , fazemos anos no mesmo mês. Adorooooooo! ! ! PARABÉNS Beijinhos para si no seu coração. . . Maria Saraiva.

    Responder
    1. Elisa Pereira

      Bravo. Parabéns. Aqui está um local agradável. Bonito, à Francesa, claro.
      Bem haja SRE:MANUEL LUÍS GOUCHA.
      QUE OUTRAS PESSOAS DE BOM GOSTO SIGAM ESTES EXEMPLOS…

      Responder
  29. Antonia Ramalho

    Olá Manel, que maravilha de jardim,flores tão lindas.E esse semblante tão carregado com o Tico ou o Teco, não está doente ,pois não?? Desejo-lhe uns dias bons, o tempo vai melhorar, e pode ser que por aí nos vejamos, quem sabe se será na Monforte ex libris. Beijinho com carinho para si e para o Rui

    Responder
    1. Helena Carvalho

      Se não gosta não coma.
      Não contribui para a sua felicidade?
      Pois olhe que se podesse tinha uma casinha assim.
      Parabéns Manuel Luís

      Responder
  30. Maria Caro

    Parabéns Manuel Luís Goucha tem um espaço lindíssimo deve carregar aí as baterias mesmo até deve ter pena de voltar para trabalhar á segunda feira . Desejo que tenha muita sorte para usufruir desse espaço lindíssimo junto do seu Rui um beijinho para os dois

    Responder
  31. Maria Cruz

    Lugar lindo, um paraíso na terra. E ainda por cima cães lindos, ternurentos. A sua expressão com o cão ao colo diz tudo…melhor porto de abrigo do que muitas pessoas. Homem, aproveite o mais possível esse oásis que conquistou. Beijinhos e abraços para os dois.

    Responder
  32. Zélia Teixeira

    Olá amigo Goucha, permita-me, não é murta, mas sim arruda, e dizem as crendices que se chegarmos perto de uma planta de arruda quando ela tiver esses botões que tem agora e acharmos sem procurar um que tenha cinco bicos, que o devemos guarda na carteira junto com o dinheiro para ele nunca faltar. Eu bem uso…….e realmente ele nunca falta…. “porque também nunca promete” . Sou uma admiradora sua de há muitos anos atrás. Gosto de si! Beijinhos para si e para o Rui.

    Responder
  33. Ana Margarida

    Lindo. Adoro-o por ser quem é. Muito profissional, muito transparente nas suas opiniões… Admiro muito. Obrigada por ser como é. E com muito bom gosto

    Responder
  34. Maria Lurdes melo

    Que maravilha … a minha cara. ADORO ADORO ADORO no meu monte(Ourem) também lá tenho uma talha não tenho é um jardim desses. Manuel Luís, um ser humano como é, merece que a vida o presentei com uma vida maravilhosa, saúde e tudo de bom. Obrigada também por ser um grande amigo dos animais. Os seus cães são lindos e transmitem-nos um ar de felicidade e bem estar.

    Responder
  35. Margarida Correia Ramos

    Boa tarde !
    Que foto maravilhosa,calculo a história ,amor entrega ,adoro animais e esse apaixona qualquer um mesmo à distância
    E o seu jardim ,tão bem tratado ,pareceu me ver muito hortelã que adoro ,mas fiquei confusa com umas bolinhas numa das mini árvores não percebi se era planta pelo seu tamanho.

    Bom descanso
    Respeitosamente
    Margarida

    Responder
  36. Amaly

    Olá
    Gostava de dizer muitas palavras um poema… coisas da vida e bem estar, mas só tenho que dizer …. está tudo maravilhoso, com um toque de paz e muito AMOR…. você é genial …..

    Responder
  37. Fernanda Vilela

    Que cenário idílico. ..foi o que eu sonhei….não no Alentejo mas junto ao mar…..somos da mesma idade mas eu não concretizei o meu sonho……

    Responder
  38. Joaquina onofre

    Lindo o seu jardim, e mt bem cuidado, sei k nao e por si, mas so com o amor k o Manuel Luís tem a toda a natureza, isso e possivel. Deso lhe um bom fim de semana a si e ao Rui e amanha cao o espero a noite na mh casa em pwris beijinhos

    Responder
  39. Patricia Fagundes

    Olá
    Admiro o Goucha como pessoa que é, com um coração tamanho do mundo…
    És simples apesar da vida que tens isso faz te ainda uma pessoa mais valiosa.

    Responder
  40. Noémia

    Muito bonito o seu jardim. Adoro jardins e quanto mais campestres melhor. Jardins, como o seu, e modéstia à parte o da minha mãe, onde se misturam flores, que na primavera exibem todo o seu esplendor, com plantas aromáticas que, necessariamante, têm que existir/crescer em jardins onde cheira a amor (o das mãos de quem cuida e de quem lá habita ) e o olhar se perde a contemplar e ver crescer.
    Muito obrigada pela partilha.

    Responder
  41. Ana Maria Sousa

    Quem pode desfrutar de um cantinho assim tem o paraiso na terra. Dói quando tem de o deixar mas o reencontro tem sempre aquele gosto tão peculiar como as primeiras chuvas que arrancam da terra húmida odores tão simples e genuinos como o regressar a casa. Felicidades.

    Responder
  42. ADÉLIA TORRES

    Boa tarde Manuel Luís Goucha tem tudo espetacular Adoro está muito bonito,acho que é amigo ou mais pelos animais .
    Eu sou a ADÉLIA TORRES apaixonada pelos animais adoro os seus programas de televisão com a Menina Cristina que parece uma bonequinha.
    São os dois uns amores de pessoas não á igual.
    A televisão sem vocês não tem graça beijinhos adotivos

    Responder
  43. Andreia Cunha dos Santos

    Gosto de imenso de si e do seu Rui. Gosto da vossa intelectualidade , gosto da vossa cumplicidade , do humor cativante do Rui. Gosto da sua sapiência do esforço e dedicação para conseguir o perfeito .( a parte da moda é exímia )gosto de exemplos , e vocês são o exemplo .
    ❤️

    Responder
  44. Paulinha Velez

    MLG
    Obrigada pela partilha …maravilhoso…o colinho do Tico…
    Sabe bem entrar nesse jardim..nem que seja com fotos.
    Bom fim de semna!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *