O MEU BACALHAU DA CONSOADA

bacalhau_consoada4 postas de bacalhau do lombo demolhadas
2 cebolas descascadas e cortadas em rodelas
4 dentes de alho descascados e cortados em lâminas
2 folhas de louro
Azeite
casca de meio limão

Acompanhamentos

Pudim de brócolos:
2 cabeças de brócolos
2 batatas descascadas
3 ovos inteiros
sal e pimenta preta moída na altura

Croquetes de batata:
4 batatas descascadas
2 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de nata
sal, pimenta preta moída na altura
noz moscada ralada

Num tacho, aqueça o azeite com a cebola, o alho, o louro e a casca de limão. Deixe o azeite ganhar gosto, em lume brando.
Junte as postas de bacalhau, com a pele virada para cima, e deixe-as cozinhar lentamente (confitar).

Entretanto, coza, à parte, os brócolos em água temperada de sal.
Ainda, noutro tacho, coza as batatas em água temperada de sal

Uma vez cozidos, escorra bem os brócolos e reduza-os a creme, na sua liquidificadora ou com a varinha.
Cozidas as batatas, reduza-as a puré.
Junte ao creme de brócolos o puré de duas batatas. Junte três ovos e mexa bem. Tempere de sal e pimenta.
Distribua o creme de brócolos por ramequins (pequenas tigelas de louça que possam ir ao forno) untados de manteiga, e com o fundo forrado de papel vegetal, também untado.
Leve os ramequins a cozinhar ao forno, em banho-maria (num tabuleiro com água até meio da sua altura) a 180C, até que o creme de brócolos fique firme.

Ao purė de batata restante junte a nata e as gemas, bem como os temperos de sal, pimenta e noz moscada. O puré tem de ficar com consistência suficiente para ser moldado em croquetes ou bolinhas, pelo que podem ser suficientes apenas duas colheres de nata para o amaciar.
Pane os croquetes de puré, passando-os por ovos batido, farinha e pão ralado. Doure-os em manteiga, numa frigideira.

Empratamento
Sirva as postas de bacalhau sobre os panados de puré de batata (dois por pessoa).
Acompanhe com um pudim de brócolos.
Junte ainda, em cada prato, um pouco do molho da cozedura do bacalhau com a cebola, o alho e casca de limão.

15 comentários a “O MEU BACALHAU DA CONSOADA

  1. Juliana Marques

    Olá Manuel boa tarde

    Agradeço desde já por partilhar as suas receitas com os seus seguidores. No natal fiz esta receita do bacalhau e ficou divinal.

    Continuação de um bom domingo

    Responder
  2. Mariana Gouveia

    Agradeço sua receita do bolo de frutos secos
    Depois das festas ter passado algumas frutas sobraram
    e aqui vejo nesta receita deu para aproveitar toda as frutas secas aqui fica o meu obrigada amigo de todas as manhas mariana

    Responder
  3. susana filipa caldeira vicente

    Boa noite SR.Manuel Goucha. Bem e a primeira vez que venho a sua pagina,gostei muito pois tem coisas muito interessantes. Gosto muito do seu programa e da Cristina dao me muitas alegrias todas as manhas. Agora vejo mais vezes pois fui mae a pouco tempo por isso tenho mais tempo para vos ver. Continue sempre assim como o goucha e com boa disposicao e alegria. Obrigado pelas manhas!
    Beijinhos

    Responder
  4. ISABEL MENESES

    boa noite s. manuel goucha tenho um problema com as finanças k gostaria de saber se o senhor me poderia ajudar e por causa de umas scuts de ano passado ja paguei as multas k me enviaram mas agora kerem mais 190euros ewu gostaria se sabner se isso e possivel visto ninguem saber onde esta localisada a ascendi nem hesistir telefone da mesma sera uma empresa virtual e k nem as autoridades me sabem informar caso me possa ajudar a descobrir esta maldita empresa o meu contacto e 912103687 desde ja o meu mt obrigado um enorme beijo pro senhor e pra cristina

    Responder
  5. Maria Emilia Cunha Lopes

    Boa tarde M.LUIS,como passou o dia dos seus anos?bem concerteza,desde k esteja com saude e com quem gosta e num sitio k goste,e estar emPAZ éo k todos nos desejamos na vida,o meu Natal foi normal,jà no ano passado foi triste,tinha falecido uma amiga minha,este ano o mesmo foi um rapaz 37 anosfilho de uns grandes amigos e era o presidente da Junta de Alcabideche,foi como uma bomba k nos caiu em cima da cabeça,a camara de CASCAIS decretou 3 dias de luto,Mas para k estou aborrecelo com isto?foi mais um desabafo,pois estou ainda na Suiça e nem pude abraçar os pais,mas foi a minha familia acompanha-los,édos desgostos maiores k uns pais podem ter. Falando na consoada,gosto mt da recei ta do bacalhau é diferente,qd for para Portugal vou fazela.Um abraçao,bom regresso e BOM ANO

    Responder
  6. Kit Carlos

    Meu Amigo,aproveito SÓ HOJE para lhe desejar uma continuação de BOAS FESTAS incluindo o abraço c/votos de Felicidades,saúde e PARABÉNS por mais um aniversário)…Desde já,BOM ANO NOVO!!!

    Responder
  7. Francisco Sá

    Aqui está uma receita bem diferente do habitual bacalhau cozido com todos, usual aqui na minha região do Minho. É uma receita que vou experimentar no Ano Novo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *