O melhor da Vida

Habitualmente saio das instalações da TVI, terminado o programa da manhã e após uma rápida reunião durante a qual se faz o balanço do que foi feito e a antevisão do que há para fazer na manhã seguinte. Naquele dia fiquei até um pouco mais tarde para que a Vina, a nossa cabeleireira, me cortasse o cabelo, foi o suficiente para apanhar a chegada de alguns dos convidados do programa da Fátima Lopes, o “A tarde é sua”. Foi então que um elemento da produção me disse “Ó que pena, já vai! Hoje vai estar aí um menino que tem um tumor cerebral desde bebé, deram-lhe meio ano de vida, já tem dez anos e gosta muito de si. O que ele queria mesmo era conhecê-lo e ser entrevistado por si”. Ainda perguntei: “mas ele já chegou?”. Não, não estava ainda nas instalações da TVI. Fiz um compasso de espera, de uns trinta minutos, podia ser que entretanto ele chegasse, mas não, acabei por sair e dizer ao Pedro da produção: “Ele vai ser muito bem tratado pela Fátima e depois vemos como fazer para o trazer ao Você na TV”. E fui à minha vida, que é como quem diz, naquela tarde, para as compras, que há coisas que ainda me faltam no monte. Cheguei a casa pelas 18 horas, esbodegado do calor, troquei o fato por uma roupa mais informal, e quando passei pela cozinha para comer uma sanduíche, vi no televisor, que está sempre ligado para fazer companhia aos papagaios, que a Fátima estava a conversar com o David. Disse para o Rui: “este deve ser o menino que me quer conhecer” e no segundo seguinte é a própria Fátima a referi-lo, desafiando-me em directo:”Manuel Luís se estiveres a ver, fica sabendo que o David gosta muito de ti e que tens de o trazer ao programa da manhã para te conhecer”. Há emoções perante as quais as palavras, pelo menos as minhas, se acanham. “Liga para lá!”- disse o Rui. “Não. Podemos voltar à TVI? (perguntei). É o tempo de voltar a vestir-me!”. Tinha de ser, era a Vida a tirar-me do conforto da casa e da rotina, para algo bem mais importante que uma tarde de compras ou uma conversa sobre banalidades. Era a oportunidade de abraçar e de agradecer o afecto que o David tem por mim, conhecendo-me apenas da televisão, e naquele abraço, que acabei por lhe dar cinco minutos antes de o programa acabar, perante o olhar cúmplice e sempre generoso da Fátima, de encontrar aquilo que entendo como o verdadeiro sentido da Vida. É-se mais quando se é para os outros. Um simples abraço e o David ficou feliz. E eu mais ainda, nem imaginam.

48 comentários a “O melhor da Vida

  1. Maria de Lourdes Lopes Pereira Clement

    Sem mais elogios Manel Luís . ! Um SENHOR e de coração é o que você É !!! BEM HAJA, seja muito feliz junto dos seus afectos.

    Responder
  2. Joaquina Isaura CARDEIRA

    Exmo Senhor
    Permita me que lhe dirija estas simples palavras. O sr é um ser fantástico, um homem com h grande, não por um gesto, mas por muitos e muitos que tem feito ao longo da sua carreira!!!!! Muitos mais houvessem como o sr e o mundo seria bem melhor!! Sou fã incondicional do seu trabalho, do seu caráter não de hoje mas de há muito. Sou uma jovem de 71 anos, que adoraria conhece lo, contacta lo, mas para lhe escrever , coragem me tem faltado, sabendo que jamais serei ouvida!!!! Não me considero pessoa de sorte, a vida já me tem trazido alguns dissabores, daí pensar que as minhas palavras jamais seriam ouvidas e sobretudo atendendo a minha idade !!! É triste ser ” velho” !!!!
    Mas hoje apraz me dizer o que me faria feliz de momento ainda que saiba de antemão , ser em vão o meu pedido.Sr Manuel Luís Goucha , não ria por favor, gostava muito de fazer uma mudança de visual. A idade não perdoa e os efeitos são notórios, lamentavelmente o meu poder económico não me tem permitido colmatar esses efeitos. Com este desabafo me despeço.
    Bem haja por ler (????) as minhas palavras!!!??????
    Um beijo grande com muita admiração

    Responder
  3. Fatima ferreira

    Eu adoro o programa com a dupla é maravilhoso gosto tb do dr. Kentino mas acima de tudo adoro ver a transformação das pacientes da Dr.Luísa magalhaes e adorava tb puder ir a uma consulta da Dr. Pois tenho 53 anos faço muitas perdas de peso e com isso fico com muita flacidez no rosto tenho algumas rugas de expreçao e pareso ter mais 5 anos de idade gostava de saber se o Manuel Luís e a Cristina e puderiam me ajudar pois eu sei k são tratamentos muito caros e eu estou a trabalhar na frança como mulher de limpeza não ganho muito mas como eu axo k aparência conta e muito gostaria de saber se me podem ajudar tenho muitos complexos qd me olho no espelho não gosto do que veijo sinto-me muito triste um beijo do tamanho do mundo e muito obrigado fico á espera de uma resposta muito obrigado

    Responder
  4. Helena Brito

    Bom dia Manuel Luís,
    Agradecer é pouco o que fez ao meu filho, o David adorou conhecê-lo está encantado. Disse que nunca esperou que o Manuel saísse da sua casa para o ver! Mas que no fundo do coração era o que mais queria. Palavras dele….
    Vê-lo feliz é a melhor realização que tenho, concretizar os seus sonhos é a minha grande luta! Pois quero que veja uma mãe guerreira, lutadora, que o ensina e lhe demonstra ser possível ser muito feliz, neste mundo cruel, difícil e que muitas pessoas lamentam tudo na vida, mas nunca souberam aproveitar os pequenos momentos que a vida lhes dá para serem felizes.
    Um beijo do tamanho do Mundo, que seja muito feliz!
    Helena

    Responder
    1. Maria de Fàtima Costa Loureiro

      Sempre admirei o Manuel Luis Goucha,tive o gosto de o conhecer pessoalmente e só um ser maravilhoso como ele saia de sua casa para realizar o sonho deste grande menino e acredito que o Goucha não vai deixar de acompanhar a vida deste menino,beijinhos ao David aos pais e claro ao Goucha e também ao (Senhor Rui )que também conheço e é tambem muito simpático

      Responder
    2. Maria de Fàtima Costa Loureiro

      Bom dia não vi o programa por estar a trabalhar,vi o video e fiquei emocionada,mas não seria de esperar outra atitude deste grande Senhor que eu admiro e sei que a partir deste momento ele vai acompanhar a vida deste menino que ficou tão feliz,beijinhos ao David aos pais e claro ao Manuel Luis e(ao senhor Rui também bastante simpático)
      Já tive o gosto de os conhecer

      Responder
  5. Olga Santo

    Acabei de ver, acho que por mero acaso o seu blogue…e não é que vejo a história de vida do David?Mas o que me tocou foi mesmo o que o Manuel Luís fez ao sair de sua casa para poder dar um abraço ao pequeno David.Acho que foi um grande gesto de carinho.Esperando que me desculpe por está minha ousadia,me despeço.Atenciosamente

    Responder
  6. Madalena Balça

    Meu querido Manuel Luís…
    Que momento! Que história! Só um grande homem, com um coração gigante como o Manuel Luís Goucha, para ter uma atitude tão bonita como esta.
    Grande abraço
    Madalena

    Responder
    1. Maria Fernanda

      Sem dúvida Manuel Luis de que “…nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas…”
      A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm em transformar o mundo e a própria realidade. Só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!
      Bem haja por ser assim e como o consegue transmitir.

      Responder
  7. Manuela Torres

    Parabéns Manuel Luis por ter percebido que pequenas coisas, de que nem nos apercebemos, podem ser tão importantes para alguém !!
    Talvez por ser assim, o miúdo tem tanta admiração por si !!
    Beijinhos e muitas felicidades para si e para o programa de que sou espetadora assídua.
    Manuela Torres

    Responder
  8. Madalena Ferreira

    Olá MLG,

    Não vi o programa, mas ao ler o seu texto – que gostei muito -, não foi possível ficar indiferente. Com um pequeno gesto, o MLG sorriu e fez sorrir.
    Gosto dos pequenos gestos – são intemporais!!!!!!!!!!!

    Não conheço o David, mas também eu fiquei feliz.

    Bem haja MLG,

    Responder
  9. Ana Pereira

    É por estas e por outras que que dizem que é o melhor que nós temos na nossa tv , é verdade …quando se é genuíno é assim.Parabéns e continue a ser como é :)

    Responder
  10. Salomé

    Eu vi tudo em direto a gesto atitudes k marca a vida de seres como a deste menino o verdadeiro vencedor o David acabei de ser mãe, e não deixei de me emocionar com esta historia linda Parabéns Manuel Luis são estes actos k marcam a vida.

    Responder
  11. Maria Fernanda Melo

    Bom dia Manuel Luís cada vez o admiro mais se não existisse tinha que ser inventado.
    Foi maravilhoso ver o ar de felicidade do menino,por acaso nesse dia só vi o final e não percebi o que se tinha passado e mesmo assim gostei.
    Olhe Manuel adorei adorei adorei não tenho palavras para descrever só de ver o ar maravilhoso do menino,um grande beijinho para o Manuel para a Cristina para a Fátima e para todos os que fazem parte da TVI.
    Muitos beijinhos
    E bom fim de semana

    Responder
  12. Isaura soares

    ABENÇOADO SEJA O MANUEL LUIS GOUCHA PELAS AÇÕES QUE TEM COM MUITA GENTE.ESTE É MAIS UM CASO COMO EXEMPLO.VER A ALEHRIA DO MENINO E GRATIFICANTE..BEM HAJA MANEL….BEIJINHO

    Responder
  13. Maria Odete Canário

    Ola Manuel , parabéns pela pessoa que é , têm um coração do tamanho do mundo…..gosto muito de si . Que Deus o proteja ….com saúde , paz e amor….xi-coração muitoooooo grande…

    Responder
  14. Cátia

    Que lindo acto do sr Manuel Luís Goucha , é de louvar só pelo facto de já estar em casa e num gesto único e simples decide conhecer o David, que lindo coração você tem, parabéns por essa alma , coração e espírito de bondade. Sou sua seguidora adoro o seu trabalho, beijinhos Cátia

    Responder
  15. ana duran

    Grande senhor, se já gostava de si ainda o admiro mais.
    Sair do seu conforto após um longo dia e voltar outra vez para a TVI só para satisfazer um criança que o adoro, não tenho adjetivo para qualificar a sua grande atitude.

    A vida é feita de problemas e alegrias e o Manuel já mais será esquecido por aquele menino pelo simples facto não de o ter somente conhecido, mas sim pelo que fez por ele. É destas atitude de grande generosidade que devíamos estar rodeados, a meu ver o Manuel foi mais um bom exemplo para o desenvolvimento para qualquer criança de que vale a pena sermos boas pessoas, assim como o Manuel.
    Bem Aja.
    Ana Duran

    Responder
  16. Carla Fonseca

    Caro Manuel,
    Permita-me que o trate pelo seu nome.
    Ontem num dos raros momentos em que estou em casa, vi esse apelo da Fátima Lopes….
    Pensei para mim, que boa surpresa seria o Manuel surpreender o David.
    E fui à minha vida.
    Acabei de ler a sua publicação….deu por mim com uma lágrima no canto do olho….
    Que coração tão grande e quanta simplicidade o caracterizam!!!!
    Não sou de escrever até porque acho que não tenho resposta.
    Mas mesmo que isso aconteça, quero que saiba que gosto muito da forma como transmite a sua postura na vida e pela vida!!!
    Bem haja Manuel!

    Responder
  17. Maria Cecília

    Bem penso eu querido Manel que você é uma gota dos milhentos seres que deviam de existir no mundo para que o amor pelas pessoas brotasse como flores no campo,na estação da Primavera,Adoro-o Manel pelo Homem que voçê é.Só uma pessoa assim como eu sinto que é faria esta acção tão linda.Abençoado seja e sua Mãe que o colocou no mundo.Abraço-o com todo o carinho e muita admiração e não é de agora,Um dia gostaria muito de lhe dar este abraço pessoalmente,de todo o meu coração

    Responder
  18. maria jose sousa

    Ola Manuel Luís sempre o admirei pelo seu trabalho ,mas agora ainda o admiro mais pelo seu carinho que teve com o David pois é um ser espetacular deixar a sua vida para dar um abraço a uma criança ,,só por isso quero lhe dar os parabéns um grande abraço ,, e bom fim semana para si e para o Rui
    de uma telespectadora
    Maria José
    ilha da Madeira

    Responder
  19. Ana caixinha

    O mundo seria bem melhor se todos nos tivessemos dessas atitudes na vida e no dia a dia. Parabens pela sua atitude. Eum exemplo de vida para muitos nos.
    Cumprimentos

    Responder
    1. Ana Paula Cardoso Pais Correia

      Grande Senhor, nunca tive dúvida mas depois de ver o programa da Fátima Lopes, se alguma dúvida havia, deixou de haver, um beijinho muito grande e nunca deixe de ser quem é.

      Responder
  20. Angelina de Fátima

    São atitudes como esta e outras, que me fazem ter um grande apreço e admiração por si Manuel Luís.
    Um beijinho muito grande.

    Angelina de Fátima.

    Responder
  21. Marisa Simão

    Maravilhoso, mesmo depois de ler o seu texto introdutório, comovi-me ao ver as imagens! Parabéns “Manel” pela sua sensibilidade e altruísmo.

    Responder
  22. amelia ginja

    Simplesmente só posso dizer que mais uma vez o Manuel goucha me encanto até às lágrimas.bem haja é um ser humano fantástico a surpresa que fez ao menino foi brutal. ?Um ser humano que eu gosto muito ainda o hei de conhecer pessoalmente. …beijocas e continuação do bom ser homem que é. …….

    Responder
  23. Dulce Henriques

    Olá Manel, permita que o trate assim porque você é da casa ao fazer-me diariamente companhia. Quero tão somente dizer-lhe obrigado.
    Obrigado porque são gestos como o seu que me enchem o coração. Sou completamente viciada em afectos.
    Queira aceitar um grande abraço.
    Bom fim de semana para si e para o Rui.

    Responder
  24. Paulinha Velez

    MLG,
    Não sei se são as hormonas…que a pré menopausa activa e nos estrambelha o organismo mas que chorei..chorei <3…Gosto mesmo de si..atrás dos seus elegantes fatos e bom gosto está alguém…único.de uma elegância nos sentimentos que muito poucas pessoas os terão… .obrigado por esse abraço que deu a esse menino..jamais me esquecerei….obrigado <3

    Responder
  25. Dália Salvado

    São nestas pequenas coisas que se vê o GRANDE Homem que é. Não o conheço pessoalmente, mas pelo que mostra e uma pessoa de sentimentos, e grandes. Muitas felicidades

    Responder
  26. Carla Mendes

    Boa noite Sr. Manuel Goucha,
    Eu vi o programa só e precisamente nesse momento e fiquei tão emocionada, mas vindo de so realmente não esperava outra coisa… um dia ainda lhe hei de dar um abraço muito sentido :)

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *