O escritório

Temos planos cá no monte para o próximo ano que envolvem obras consideráveis, por isso pensámos em substituir já a casa dos arreios por um pequeno escritório, indispensável para os meus afazeres (também haverá novidades nesse aspecto) e para os sustentos da herdade entre olival e rebanho de ovelhas. O desenho foi do Rui, que tem jeito para essas coisas, procurando aproveitar todos os cantos e recantos para posterior arrumação de livros e de material de escritório. Confiámos os trabalhos de marcenaria a uma empresa familiar de Igrejinha, uma freguesia de Arraiolos (Manuel Prates & Filhos,Lda), já que muito agradados havíamos ficado com o seu trabalho aquando da recuperação do monte. Quisemo-lo decapado (“decapé”) por acharmos que a técnica, que já havia sido usada também na cozinha, nas casas de banho e na lavandaria, lhe empresta luminosidade e lhe dá um elegante ar de uso. Coube-me decorá-lo, que é o que gosto de fazer, aproveitando alguns objectos rústicos que tinha guardado. Ainda faltam muitos livros, que ando agora a separar as biografias, dos “milhentos” que me enchem as bibliotecas da casa de Fontanelas, género que muito aprecio e que me sabe bem ler em tempos de lazer, e todos aqueles que me dão a conhecer esta terra a que tanto quero, que sempre os fui comprando sabendo que um dia aqui viria parar. Andei numa fona limpando e montando este espaço de trabalho com vista para o campo e até o “Pesqueirinha” quis fazer parte da decoração! Falta agora trocar o vidro que protege a secretária, cortado e bisotado acima das medidas certas, e pedir ainda dois painéis para que se vista o que sobra da parede do espelho, este que domina e “alarga” o escritório fazendo par com o candeeiro de pinjentes, mas já dá para ver o resultado! Gosta?

53 comentários a “O escritório

  1. Maria Sousa

    Boa tarde Manuel,
    Adorei, já me tinha pronunciado aquando das imagens da sua cozinha, acho o máximo, então essa obra de arte é decapé, fica o máximo, adoro o seu escritório, cá para mim é já a preparar o seu dia de “trabalho” num futuro próximo e desfrutar do Alentejo por completo.
    Beijinho para si e para o Rui, já que ele fez um bom trabalho nesse escritório. Fazem uma boa dupla e completam-se, sejam muito felizes.

    Responder
  2. Afonos Trindade

    Manuel Luís, faz tanto tempo . . . desta vez tem de ser ( esta é a primeira vez que entrego um comentário ) a palavra ” chave ” para mim – O Escritório – é como que a divisão de excelência para mim, numa casa – envio os meus parabéns – o aproveitamento dos espaços / as cores / os materiais ( tipo de madeiras ) . votos que também aí ( nessa área da residência ) Lhe aconteça Tudo o que Mais Deseja na sua vida Profissional e Pessoal
    e . . . o meu Bem Haja

    Responder
  3. Carla

    Manuel
    Tão gira a foto com o Rui ele deve o fazer mesmo feliz , se não dissesse a Pesqueirinha passava como um objeto de decoração, tão linda e que pose!!
    Gostei muito , adorei o pormenor do frigorifico e o estilo , o espelho dá profundidade é lindo, o candeeiro perfeito leve e elegante. Permita-me uma dica o panorama de uma foto pode fazer com possamos visualizar o mesmo local de outra forma.
    Imagine a secretária pintada de uma cor diferente dos móveis, um branco envelhecido ou um azul turquesa envelhecido, digo azul porque o azul é uma cor positiva e turquesa porque reflete vida. O local da secretária seria um espaço a destacar já que é ai que vai trabalhar e é daí que o vão observar, quem estiver à sua frente.
    Ao entrarem no escritório a decoração não seria tão homogenia haveria algo que brilharia mais por ser diferente , mas num todo tudo brilharia já que eram peças individuais.

    Rui fez um bom trabalho gostei mesmo parabéns, mas já está com este trabalho em mãos a decoração do escritório pense na minha ideia, acho que iria gostar. Sei que ambos primam por peças únicas no vestuário, vestem de forma distinta algo que os faz brilhar, a nossa casa é igual.

    Abraço aos 2
    Carla

    Responder
  4. Transmontana

    Se gosto? Adorei! Lindo, lindo!
    Que sejam muito felizes, mesmo nas horas de trabalho, aí, no escritório!

    Beijinho de uma admiradora, com a proveta idade de 75 anos!

    Responder
  5. Irene Silva

    Adorei….um gosto fantastico.
    Gosto imenso de si Manel…é uma pessoa genuina.
    Todos os bons e lindos adjectivos lhe servem….bem haja. …para sempre.
    Beijoquinhas fofas

    Responder
  6. Gabriela

    Está lindo. Trabalharia aí com gosto. Só estranho o Manuel que sempre foi tão reservado,com a vida pessoal e com a casa, agora … mostra quase tudo. ( pessoalmente, até gosto, não por “ bisbilhotice “ mas por nos presentear com tanto bom gosto. Inspirador.

    Responder
  7. Gracinda

    Com muito gosto.Só acho, se me permite ,falta um bocadinho de cor.(cortinado,arranjos florais,estatuetas etc etc)Desculpe,Manuel Luis,é a minha opinião muito sincera.Abraço

    Responder
  8. Carla Soares

    Está tudo lindo! Adoro esse frigorifico verde. Amo o Alentejo. Adoro vocês os dois. Adoro decoração como o Manuel Luis. Só posso desejar que sejam felizes. Em qualquer sítio do mundo se pode ser feliz mas acredito que aí no Alentejo é o sítio ideal para o ser.

    Responder
  9. Maria Edviges Martins

    E faça o favor de ser Feliz….
    Nesse local onde mora a calma , a felicidade a paz…
    Nesse vosso mundo abençoado tudo de bom..
    Tudo é lindo.♥️

    Responder
  10. Carla Soares

    Está bem bonito. Também sou apaixonada pelo o Alentejo. Adoro decoração. Adoro vocês os dois. Adoro esse frigorifico verde. Sejam felizes. O Alentejo é lindo, tem magia e acredito que qualquer um pode ser feliz aí.

    Responder
  11. Albertina correia

    Parabéns
    Gostei muito todos os pormenores só
    Demonstram o bom gosto que tem em tudo que faz. Ou não tivesse como companheira diária a Cristina Ferreira. O duo imbatível de todos os tempos e televisão.
    Desejo muita saúde para os dois.
    Um abraço amigo

    Responder
  12. Isabel Figueiredo Netto

    Lindíssimo! Tanto o Manuel Luis como o Rui, primam pelo bom gosto, requinte e elegância em tudo! A acrescentar a tudo o que disse o AMOR que têm pelos animais. Adorei o “Pesqueirinha”. Beijos e abraços para os dois e para todos os PATUDINHOS que também amo do coração.

    Responder
  13. Lucinda Filomena Guerreiro

    Sou velhota para recomeçar.
    Nunca consegui o meu sonho de ter uma casa neste estilo.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Gosto imenso de si como profissional e como pessoa. Bem haja

    Responder
  14. Paulinha Velez

    MlG

    Gosto mesmo….
    Agora escolher o que mais gosto dificil…
    A diferença sempre me fascinou…. agora aquele frigorifico…a mesa…está de parabens …e parabens ao Rui tambem.
    Mas estou a sentir que vai passar aí mais tempo…
    Felicidades que seja feliz onde desejar …e sei que vai ser 🙂
    Beijsss

    Responder
  15. Rosário Madeira

    Adorei não era de esperar outra coisa. De um casal com tão bom gosto. TOP +++++++. Tudo o que é vindo do Manuel Luís, para mim é de grande referência. Bjinho com Saudades da Rosário. A figurante que o Adora.

    Responder
  16. Vânia Cardoso

    Gostei, o Manuel tem muito bom gosto e é bastante requintado! Ao seu nível, igual a si!
    Parabéns também ao Rui, juntos fazem uma bela parelha!

    Responder
  17. Lina Simões

    Lindo gosto muito. …mas não percebi o frigorífico É mesmo um escritório com ar confortável e o sofá para as leituras???? Para mim indispensável

    Responder
  18. Aida Silva

    Olá Manuel Luís Goucha! Sou eu outra vez!Quem? A Aida. Sim aquela que está constantemente a perguntar-lhe para onde lhe pode enviar o livro “Os cães da minha rua” de Soni Esteves.Sei que vai gostar e divertir-se muito com as aventuras do Kiko ,para quem gosta tanto de cães é o livro ideal. E que bem vai ficar no seu novo escritório.
    Se quiser saber mais acerca desta obra por favor vá a:soniestevesblogspot.pt ou no facebook na página “Os cães da minha rua”.

    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *