O dia 7 em Nova Iorque – O último de 2013!

31 de Dezembro

“Há qualquer coisa no ar de Nova Iorque que torna o sono inútil” (Simone de Beauvoir)

foto1 foto2 foto3 foto4Talvez seja por isso que se diz que a cidade não dorme. E esta noite não dormiu mesmo. É sempre assim, na despedida do ano velho. Recordo a passagem de 2000 para 2001 em Times Square. A partir das 19.00 horas já era difícil entrar na Praça onde tudo acontece. Todo o espaço estava vedado e a segurança policial era musculadamente presente. Já passava das 21.00 horas quando tentei a minha sorte, dizendo que era apresentador de televisão em Portugal, como se isso valesse alguma coisa nestas paragens. Mas não é que valeu?: “Portugal? I know Coimbra and Évora!” (“conheço Coimbra e Évora), respondeu-me o guarda, rasgando um sorriso franco. E assim me vi no meio de um milhão de pessoas, debaixo de uma temperatura de sete graus negativos, à espera que a bola lá do alto começasse a descer, ao bater das doze, saudando o novo ano. Passada a meia noite, em vinte minutos Times Square ficou vazia e cada um foi à sua vida ou festa!

 

foto5

 

Este ano fiz diferente. Optei antes por um concerto da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque, também ela sediada no Lincoln Center. Um concerto (prodigiosamente) desconcertante!

 

foto6

Mas o dia, o último do ano que já lá vai, começou, uma vez mais, no “Metropolitan”, com o brilho de uma surpreendente exposição de jóias de JAR (Joel A. Rosenthal). Nascido em Nova Iorque, desde 1966 que o joalheiro vive em Paris. O seu atelier/loja na Place Vendôme abriu em 1978. Diz-se que ali só vende quando vai com a cara de quem o procura. Quem pode, pode… Certo é que o sentido particular da cor, o apuro do design e a excelência das pedras preciosas com que trabalha fazem de cada peça sua uma obra de arte.

 

foto7 foto8 foto9 foto10

foto11E na altura de dobrar o ano foi com amigos que o fiz, ali a dois passos do Central Park. Que melhor celebração que essa dos afectos quando um novo ano chega. Encaro, sempre, cada ano como uma entrega da Vida, que procurarei honrar com o melhor de mim.

foto122014 começou e eu pronto a abocanhá-lo! Vai uma fatia?
Bom ano para todos.

5 comentários a “O dia 7 em Nova Iorque – O último de 2013!

  1. isabel maria pinto

    Simplesmente maravilhoso. Gostaria que todo o ser humano, quando vai de férias, as passagem desta forma. Também adoro viajar.
    Muito Obrigado pela partilha. É por estas atitudes, que o considero e respeito. É um ótimo profissional.

    Responder
  2. Joana

    Adorei toda a sua viagem a NY, adoro musicais e a ida que fez à Broadway deixou-me deliciada!
    Fiquei admirada com o mosteiro e com a arte sacra, sendo que não tendo história para isso só os americanos para levarem e construirem um espaço desses.
    Amei também ter ido fazer uma visita na Mood! Adoro ver o project runway, principalmente agora o all stars, e achei imensa piada ter lá ido e mostar mais um pouco da loja que estamos já tão habituados a ver.
    Feliz Ano Novo, e aguardo pelo seu novo projecto!
    Como eles dizem break a leg!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *