O (DES)RESPEITO PELOS ANIMAIS

ataque matilhaÉ sabido que sou dos que considera a corrida de touros um espectáculo cruel e primitivo mas não é isso que interessa para aqui, quando o que pretendo é opinar sobre as fotos que correm nas redes sociais, anteriormente postadas por um jovem cavaleiro no seu mural, e que mostram uns quantos cães atacando uma novilha, estou em crer que usada para treinar cavalos de toureio. Diz quem as tirou e publicou que as ditas têm dois anos e a ver com um acidente. Esfarrapa-se, porém, a desculpa, que a ter sido assim, natural seria procurar resolver a situação… em vez de se fazer “cobertura” fotográfica para alardear na rede social. Realmente, este é um comportamento que não honra a profissão, conforme reconhece o próprio, em comunicado. Jovem que é terá muito tempo pela frente para perceber que há outros jeitos de se afirmar e que não desrespeitam a dignidade dos animais.

35 comentários a “O (DES)RESPEITO PELOS ANIMAIS

  1. Maria Papoila

    As atrocidades que foram sendo feitas ao longo dos séculos em nome da cultura são imensas. É incrível como em possível em pelo século XXI as touradas e outras barbaridades contra animais e seres humanos continuem a existir.

    Responder
  2. leonilde silva

    Eu sou a 100% contra as touradas.Quando dizemos que gostamos e respeitamos os animais não podemos gostar de touradas.Pois é o mesmo que dizer que gostamos das pessoas e depois as maltratar.Desculpem eu penso assim.Não acho nada bonito o que fazem numa praça de touros,acho horrível fazerem o que fazem ao touro.Não consigo perceber qual é o prazer das pessoas maltratarem os touros.

    Responder
    1. Jose

      E vao a manifestacoes ?
      E comem carne ?
      Se sim entao a violencia sobre animais vai durara muitos, muitos, muitos… anos… Temos que ter consciencia e agir, esperar que os outros resolvam tudo foi o que colocou Portugal numa crise.
      Bem haja.

      Jose

      Responder
      1. Maria Isaura Teixeira

        OLHE SRº JOSÉ O COMER CARNE JÁ VEM DO PRINCÍPIO DA HUMANIDADE,AGORA FAZEREM POUCO DOS ANIMAIS E MALTRTÁ-LOS É MUITO DIFERENTE…E AINDA PARA MAIS ESTA VERGONHA DESTE TOUREIRO,EU TINHA VERGONHA

        Responder
  3. Mariana

    Não acho piada nenhuma ás touradas quando as dá na televisão mudo logo de canal. Sinceramente não vejo qual é a piada das ditas mas pronto.

    Responder
  4. Pedro

    Na minha opinião, eu sou a favor das touradas, mas respeito todas as opiniões e pensamentos contrários acerca do meu e em desfavor destas. Estas são uma tradição, onde se mostra o respeito entre todos os intervenientes desta mesma e sobretudo o respeito pelo touro. Touro este que é um animal perfeito de enorme beleza e bravura, falo do chamado “Touro de lide”. Onde nestas fotografias não se observa o respeito e o amor por parte do toureiro que devia ser o primeiro a não permitir isto. Para mim João Moura Jr não é digno de merecer o titulo de toureiro profissional, nem digno de entrar numa praça de touros. E acho que esta não é a melhor forma de todos os aficionados defenderem aquilo em que acreditam e gostam. Pergunto-me que moral tem um aficionado em dizer que nas touradas o primeiro a ser respeitado é o touro depois de até toureiros terem estas atitudes ?

    Responder
    1. Jose

      Sinceramente nunca percebi onde esta o respeito pelo Touro ou pelo cavalo nas touradas. Acho que as pessoas foram levadas a creditar nisto pelos aficcionados e agora nao conseguem pensar por elas proprias.
      Entao cria-se um touro, para depois ser morto lentamente na arena e nalguns casos cortarem-se-lhes as orelhas ? Imagine fazer-se isto a um ser humano. Seria isto um acto de respeito ? ou mesmo a um cao, seria isto um acto de respeito.
      Nunca percebi este argumento e sinceramente nunca vou perceber. Muitos mais ha a dizer sobre isto mas nao seria este o local ideal. felizmente as touradas teem menos e menos gente, ficam so os embrutecidos e os homens das cavernas…
      Bem hajam (menos os aficcionados) !

      Responder
  5. Paulo Alexandre Palha Lagoa

    Fico feliz ao ver a maioria dos comentários aqui… Parece que as mentalidades se abrem… Obrigado a todos quantos entendem que há tradições a rejeitar… Ficar a olhar para os os cristãos serem comidos por leões não serve para ninguém… Barbárie nunca foi nem é cultura positiva, a palavra cultura abrange bom e mau… Canibalismo também é cultura….
    Dinheiro e interesses a falar mais alto e ponto final, a grande maioria dos portugueses não gosta de touradas… Se a TVI parasse de apoiar “touradices” fazia bem melhor… Bom trabalho o do Manuel! Até porque não precisa da TVI, a TVI é que precisa de si!!! Parece-me que o único canal decente nesse aspecto é a SIC, Vá o Manuel para o canal que for, o público segue-o. O Manuel é verdade e respeito, assim conquistou o que tem com todo o mérito… Se sair daí traga a linda Cristina. Estão perfeitos um para o outro. Um Capricórnio e uma Virgem resulta… Não fosse eu Capricórnio com ascendente em Virgem (tentativa de humor duvidosa)…

    Responder
  6. Rita Carla Alves

    É verdade que os toureiros se dizem sim os melhores amigos do touro; que se não fossem eles seria raça criada especialmente para as lides já extinta; que é um alívio para o touro o sangramento porque fica a ferver de adrenalina na arena, etc, etc… ouvi eu própria da boca de um quando o interroguei a respeito desta tradição tão agreste com os animais; até do cavalo tenho pena que tem de ir contra o próprio instinto para agradar ao homem… e respeito a tradição mas os romanos também tinham TRADIÇÕES nas arenas que todos conhecemos e a INQUISIÇÃO e que eu saiba já não se justifica que se pratiquem nos nossos tempos em que se previa haver maior inteligência emocional na nossa raça (des)humana! Com o devido respeito pela liberdade de cada um mas a verdade é que ela termina onde começa a liberdade do outro, ser humano ou não – a meu ver; e sempre me questiono o porque de tanto rezarem e pedirem protecção católica antes de entrarem na arena para torturarem uma criatura também fruto da mesma Criação Divina e que segundo os mandamentos de Deus deve ser respeitado?!? Ah, é verdade… pois…. é um bem que lhe fazem… pois… 🙁

    Responder
  7. Paulo Alexandre Palha Lagoa

    Bravo! Manuel, Uma coisa que me anda a encanitar (adoro a palavra). É o seguinte: Apesar de simpatizar com o Prof. Quintino Aires, muito me espanta que ele aplauda a festa brava como já vi em fotos… Não lhe punha um filho nas mãos… Como eu gostava que o Manuel com o seu jeito agri-doce e corajoso o confrontasse com isso, adoraria ouvi-lo explicar-se. Em relação à rubrica “Eu Explico” passaria a “Eu comento” Gosto do professor Quintino mas acho-o com demasiadas certezas… A meu ver quem tem muitas certezas pouco aprende e todos aprendemos até morrer… Abraços e Obrigado

    Responder
  8. Bi

    Estupidez por estupidez, como não sou ninguém para preencher a lacuna educativa ou socio/emocional do jovem em questão, gostaria de o trancar num elevador com uma matilha de caniches raivosos… e deixaria a natureza e sua patologia seguir o curso. 🙂

    Responder
  9. rodrigo fã de goucha

    eu nao gosto de ver touradas eu detesto ver eles a sofrer

    p.s : eu adoro animais e não gosto de quem os maltrata e até quero ser veterinário

    Responder
  10. Pedro Henriques

    Sou totalmente contra qualquer tipo de tourada, o meu avô durante anos trabalhou num matadouro onde chegavam muitas vezes animais que vinham das touradas, muitas vezes os bichos chegavam com mais de 70 horas de sofrimento e ainda com as farpas espetadas das bandarilhas, hoje em dia então ainda é pior porque muitos chegam a demorar 4 semanas a Espanha e a maioria morre ainda ates de chegar ao matadouro, numa dor agonizante, lenta e desumana.

    Quanto à velha questão de ser uma tradição por esse ponto de vista, vamos todos jogar futebol com cabeças humanas, também era tradição.

    Responder
  11. Fátima Andrade

    Manuel se você visse o video que está no perfil dele,é horrível é que ele está mesmo atiçar os cães para atacar a vaca,ele tem a herdade aqui na Freguesia de Ciladas, a 10 Km de Vila Viçosa,

    Responder
  12. Maria de Lurdes

    Corrida de toiros , goste-se ou não faz parte da cultura Portuguesa ( note-se que sou contra )
    Mas estas imagens são uma barbaridade, e isto é o que mostram se já não há respeito pela vida humana como o podem ter pelos animais

    Responder
  13. Olivia Correia Martins

    Gostaria de ver este Menino que mais não é que uma Besta Humana,responder por esta barbaridade nos tribunais,cumprir pena de prisão,publicou estas imagens,imagino o que faz dos animais e que não publica… vivem se divertem e ganham dinheiro hà custa do sofrimento de seres indefesos…que falta de respeito pela vida destes seres,não como carne hà mais de 37 anos,não desfilo peles,odeio touradas,apenas vi uma na minha vida,mas o que tenho visto destas imagens é HORRENDO……..Olivia Correia Martins

    Responder
    1. Sofia Gaspar

      Neste País, os maiores criminosos, saem impunes. Penso que existe matéria para instaurar um inquérito policial e criminal. Ele não só fez o mal como ainda o divulgou como que cheio de orgulho. Que ser tão pequeno, tão vergonhoso. Na minha opinião, não merece o ar que respira, anda cá só para provocar sofrimento aos Animais.Triste rapazola.

      Responder
  14. Lidia Ferreira

    Quando alguns toureiros vem dizer que sao os melhores “amigos ” dos touros …..nessa altura so me vem a cabeca , que nunca na vida queria ter amigos assim .
    Quanto a estas imagens ………a unica palavra q tenho neste momento e repugnancia ………

    Responder
  15. Isabel Duarte

    Já tinha partilhado esta barbaridade. É monstruoso o que as pessoas conseguem fazer. Quem faz aos animais, também faz a qualquer ser humano.
    É desumano.
    Este jovem já não aprende a respeitar os outros.

    Responder
  16. Maria Chaves

    Eu detesto touradas e tudo aquilo que vai contra os Direitos dos Animais, que são seres inocentes e que merecem Todo o nosso Respeito e Amor. Por vezes, Muito mais do que o merecem muito ditos humanos. E já manifestei no “Facebook” toda a minha revolta que senti ao ver as malditas fotografias desse jovem mal formado e sem consciência, que deve pensar que por ser um “menino rico” tem o direito de maltratar os animais. Claro que se o ataque dos cães à pobre novilha, a primeira preocupação dele, devia ter sido interromper os cães, em vez de perder tempo a tirar as fotografias. Quanto mais publicá-las!!!!!!E depois, Manuel Luís, sempre ouvi dizer que “de pequenino é que se torce o pepino” E esse jovem já tem idade mais do que suficiente para saber que os animais existem não para serem maltratados, mas sim para serem amados e cuidados, porque são os nossos Amigos mais incondicionais e mais fiéis. E se ele tivesse sabido educar convenientemente os cães, nunca eles atacariam a novilha. Mas esse mal já vem muito detrás…..Se o pai do jovem o tivesse sabido educar convenientemente, também ele teria educado bem os cães…..

    Responder
    1. Anabela Costa

      Eu sou a favor de que os animais tenham os mesmos direitos à vida.
      Fala-se de maus tratos em pessoas e quem gosta de touradas e de verem cães a fazerem o que mostra a foto esquecem-se de que isso é maus tratos que se fazem aos seres vivos de carne e osso como eu tu e todos nós.
      Pensem bem e tentem se colocar no lugar do animal.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *