NA TERRA DO CHAMPANHE

Blasfémia essa a de chamar champanhe a todo e qualquer vinho espumoso. Que champanhe é apenas o que é produzido na região homónima, a cento e cinquenta quilómetros de Paris.

SONY DSC

Feito com três de castas (chardonnay, pinot noir e pinot meunier), duas fermentações e mil cuidados, é o vinho dos vinhos, e Epernay a sua capital. Ali nasceu, mais precisamente em S. Pierre de Hautvillers, por ação de Don Perignon, monge da ordem de São Bento (quando em 1668 era o encarregado das adegas e dos produtos da abadia) e alguns felizes acasos.

SONY DSC
Em Epernay se concentra o maior número de casas de champanhe, que se abrem ao espanto de quantos as visitam. Imagine toda uma avenida, de mais de um quilómetro de comprimento, ladeada por belíssimos palácios do século XIX escondendo labirínticas e fundas caves, num total de mais de cem quilómetros de galerias, onde o vinho é trabalhado com desvelo, e paixão. Por alguma razão, desde 1994, este é tido como o “Sítio notável do Gosto”, epíteto que a cidade espera ver elevado, em breve, à condição de Património da Humanidade.

SONY DSC Confesso-me deslumbrado pelos quilómetros, sem fim, de vinha aparada e trabalhada, carregada do fruto que se há-de tornar no vinho que Alexandre Dumas dizia ser a própria da Festa. Vinho da Alegria e da Paixão. Vinho único, fascinante e exigente. Vinho da transgressão e sem-vergonhice. Preciso dele, para celebrar as vitórias e esquecer os fracassos. À sua…!

SONY DSC

 

UM HOTEL EM CHAMPANHE

SONY DSC Gosto de hotéis que me contem histórias. Como aquela de Napoleão, ali descansar, ainda era estalagem, a caminho das suas batalhas. Ou a outra da rainha-mãe inglesa ali ter saboreado o vinho eufórico.

Royal Champagne Hotelrelais champenha 3

Gosto de hotéis confortáveis e aconchegantes ao jeito de uma casa de família. Gosto de hotéis onde sou tratado pelo nome e onde a saudação tem a maciez de um sorriso. Gosto de hotéis com vista para o que é imenso, pode ser toda uma cidade, ou apenas uma praça; pode ser o azul do mar ou o verde da vinha, como é o caso. Gosto de hotéis onde me apeteça sempre voltar.

relais champanhe 4Royal Champagne
Bellevue
Champagne
Telefone 33(0)326528711
www.relaischateaux.com

7 comentários a “NA TERRA DO CHAMPANHE

  1. Berta Veiga

    Sabe o que vi ao olhar para as fotos do interior do hotel?que lá uma pessoa se deve sentir como uma personagem da nobreza que vive no seu castelo.

    Responder
  2. MLG

    Olá Maria Laura
    Sinceramente não sei a que se está a referir, dado que das poucas vezes em que temos produtos nossos no programa temos o cuidado de levar os melhores, os mais certificados. Um beijo. MLG

    Responder
  3. MARIA LAURA CATTANI

    Gosto do rigor aplicado a esta famosa bebida, apenas lamento que em seus programas trate tao mal produtos portugueses.
    Exp: Queijo Serra da Estrela, assim se destroi as riquezas e se valoriza queijos feitos com materia prima importada sem necessidade.
    Rigor não lhe fica nada mal, porque concerteza não é por ignorancia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *