A minha árvore deste Natal

A árvore é a mesma de há quinze Natais, tantos os anos que levo na casa de Fontanelas, a decoração é que muda sempre, se bem que nos últimos anos tenha optado por aproveitar alguns elementos de festas idas, acrescentando outros que acabo sempre por comprar. Só montá-la levou duas horas que esta é ainda daquelas que se constroem ramo a ramo. Acho que está na altura de a reformar e de a substituir por outra que dê menos trabalho, que as há.

Este ano recuperei uns pompons em verde e amarelo que usei na árvore de 2007 e ao abrir o caixote onde eles estavam guardados deparei-me com outros tantos “bouquets” de rosas, lembrei-me então que naquele ano tinham feito igualmente parte da decoração, pelo que decidi, dez anos depois, voltar a utilizá-los.

Depois fui buscar uns ramos soltos artificiais, como que para dar maior volume à árvore, que haviam sido já usados, com o mesmo fim, em 2015.

Tudo o mais é novo, em dourado e com muito brilho. Vestir a árvore da festa leva sempre umas três horas , não consigo fazê-lo por menos, tantos os elementos que a decoram e a distribuição criteriosa que deles faço por toda a superfície. Gosto de árvores de Natal bem cheias.

Falta o último toque: para mim dos mais especiais. Natal tem cheiro: o do fritos, o do musgo, o do frio, o da lenha, o da canela .., por isso pulverizo a árvore com um perfume de ambiente sendo que este cheira a pão de especiarias. Repito a operação de dois em dois dias e toda a sala acaba por manter, durante a quadra, o cheiro quente e doce do Natal.

Está feita a minha árvore de Natal de 2017! Gosta?

128 comentários a “A minha árvore deste Natal

  1. MARIA JOSÉ LOPES

    Antes de mais quero felicitá-lo pela sua linda árvore de Natal!!
    podia dize-me onde compra o ambientador que usa par dar aquele cheirinho a natal
    obrigada
    Maria José

    Responder
  2. Carla

    Manuel
    Está linda adorei!!!
    Como adoro tudo o que vejo, as cadeiras douradas devem ser preciosas , digo devem porque não as vejo bem mas o estilo não engana.

    Obrigado por partilhar um pouco do seu ninho.
    Fez-me rir quando contou com o que fazia no dia da decoração da árvore, é o máximo!
    Rir dá saúde!

    Abraço
    Carla

    Abraço
    Carla

    Responder
  3. Antónia Marques

    Gosto ! Linda, elegante, original e ecológica.
    Ontem gostei do seu disfarce sec. XVIII bien français e do 2°. fato or sur blue , faltava apenas uma pequena fleur-de-lys .
    Sempre irrepreensível. Bjns e até 4a. feira

    Responder
  4. m.jeronimo

    eu como artesa adorei a arvore. A minha é feita conforme o meu estado espirito há muitos anos que não faço pois vivo sozinha, este ano vou fazer e imaginei uma muito gira já esta a caminho. Uso muito nos meus trabalhos algo reciclado e esta não vai fugir desse categoria.

    Responder
  5. ana

    Fonha-se…quem diria que rosas brancas na árvore ficava tão bem! Só mesmo o Manuel Luis para fazer coisas tão maravilhosas.Quando se lhe acabar o tempo de televisão,lembre-se de DECORADOR teria igualmente sucesso.Sereno 1º do advento

    Responder
  6. Maria Isabel Madeira Rocha

    Está bonita, mas para mim, não fazia tão cheia. O Manel tem muito bom gosto e requinte, portanto, está a condizer com a sua personalidade.
    Um Feliz Natal para si e Rui e desejos de muitos mais Natais, assim com a mesma alegria e amor. Um abraço

    Responder
  7. margarida candeias

    As suas árvores são bonitas a deste ano está linda,as do programa tamb,em estão bonitas, continuem que vocês são uma dupla indestrutível . Feliz Natal e até sempre.

    Responder
  8. Luisa Luís

    Simplesmente magnífico adoro a simplicidade das várias espécies de flores do campo, esta árvore tem tudo a ver com o ambiente de amor com que foi criada,parabéns Sr Manuel Luís está linda! Feliz Natal

    Responder
  9. Maria Rosa Carneiro Brulmans

    Linda e cheia de estilo a tua árvore Sr. Goucha. Sou sua fã.
    Já não vivo em Portugal portanto não posso assistir o vosso programa na tv, mas acompanho pela internet.
    Um natal cheio de paz e amor.
    Rosa

    Responder
  10. julia

    Ola eu pessoalmente nao gosto esta um pouco confusa e os catos nao teem nada que ver me desculpe mas gostoa nao se descutem e apenas minha opiniao. E posivel que tambem mao gostasse da minhha entao………

    Responder
  11. Berta Amoreira

    Simplesmente maravilhosa não se podia esperar outra coisa de pessoas com tão bom gosto , parabéns por ser como é o mundo precisava de mais seres humanos assim , só um aparte por graça tenho uma Basset hond de Berta a homenagem a si feliz Natal para si o Rui é a sra. sua mãe!

    Responder
  12. Olga

    Uma árvore lindíssima sem dúvida…
    Vinha pedir-lhe um favor adorei a ideia do cheirinho a doçuras natalícias, o cheiro de bolos de especiarias, canela, cravinho, gengibre… Fiquei ougada só de ler e pensar. Mas nunca vi um ambientador desses à venda, podia partilhar o nome para encontrar o produto. Obrigada. Ficam também os votos de um santo natal e feliz ano novo.

    Responder
    1. MLG

      Olá Olga
      Por acaso mando vir de Paris estes ambientadores. São de uma loja que conheci na Place des Voges, do perfumista Christian Louis. Pode consultar na internet. O de caramelo também é fantástico.

      Responder
  13. Soraya Garcia

    Elegante árvore! Sabes bem que tens um excelente gosto para tudo… adorei o texto também. És um grande jornalista e apresentador. Feliz Natal!

    Responder
  14. Maria de Fátima Franco

    Adoro. Como tudo que faz e tem o seu cunho, gosto. É delicado, atento aos pormenores e tem muito bom gosto. Que bom poder conhecer o que permite ser visto. Já estive consigo em outro canal. Adoro a sua alegria no programa, o seu a vontade, o seu improviso, as suas roupas, o seu perfume. As suas mesas prontas para receber quem o sei coração quer e quando quer. Admiro a sua cultura… E chega, adorei a árvore. E gosto muito de si. Bjs não, um abraço carinhoso e sincero.

    Responder
  15. Fatima Santos

    Parabéns Manel Luís está lindíssima a sua árvore de Natal. Está diferente de todas aquelas que são iguais vermelhos e verdes, vermelhos e dourados ou prateados com brancos que estamos habituados a ver. A sua árvore assim de repente faz lembrar a natureza verde e castanho, faz lembrar árvores…a sensação que é natural. Incrível sempre a nos impressionar no seu blogue como em televisão. Feliz Natal Manel Luis!! Gosto muito de si

    Ah não posso de deixar de dizer a sua casa o pouco que deu para ver nas fotografias gosto muito da sua decoração só mostra um pouco que como a sua casa será tão acolhedora.

    Responder
  16. Raquel Silva

    Manel esta linda diferente do habitual mas muito bonita…outra coisa não seria de esperar de um senhor com um gosto tão refinado. Tem o pormenor de ter um pouco de vários natais o que tem a sua graça . Beijinho da Raquel

    Responder
  17. Maria Diniz

    Muito gira, também gosto delas bem cheias de enfeites, mas atenção que o dia da iluminação da mesma só deve ser acesa em 6/12, que é o dia de Santa Luzia.
    Bom Natal

    Responder
  18. Gina Naré

    Gostei muito da sua arvore de Natal , têm a sua mão e não é preciso dizer mais nada. A sua . Parabéns ,continue… originalidade faz parte dos seus genes.Beijinhos

    Responder
  19. Isabel Moura

    Olá Sr. Goucha! Está LINDA e com aquele bom gosto que só o Sr.tem. Eu não teria tanta imaginação!!!
    Faz 15 anos que não faço a árvore de Natal. Separei-me em 2002, fiquei sem os meus filhos, eles cresceram e continuam a viver com o pai. Quem me visita de vez em quando é o do meio que é um rapaz, as outras, são duas raparigas e raramente me visitam ou telefonam… como sou doente (fui ficando doente) não me querem ver assim. Realmente sou doente, já sou reformada por invalidez, não saio de casa, a não ser para ir ao hospital e vou com os bombeiros. Passo os dias na cama a ver a TVI de manhã até à noite. Isto é um desabafo, não falo com ninguém, não tenho amigos nem família e sinto falta de falar com alguém.
    Tenho saudades do Natal de quando era criança, fui criada com os meus avós, mas isto dava uma longa história…
    O meu Natal, tem sido sempre passado sozinha, enfiada na cama… mas este ano tenho uma companhia, o meu Ratatouille (é um gatinho branco que adotei) é lindo, mas muito traquinas, depois mando uma foto.
    Peço desculpa, estava aqui para comentar a sua árvore de Natal e acabei por falar de mim…
    A sua árvore é MARAVILHOSA, ORIGINAL e ENORME, não tenho palavras… a não ser, que é um GOSTO vê-lo todas as manhãs.
    Desejo-lhe um Feliz Natal junto das pessoas que lhe são queridas.

    Responder
  20. antonio jose oliveira machado da costa

    Parabéns,linda árvore de natal, como em tudo que faz,nota-se o seu bom gosto. Um feliz natal para si e todos os que ama. Meus cumprimentos e de minha mulher.
    António da Costa

    Responder
  21. Maria Rosário Furriel

    Fascinante! Manuel Luis ,o seu bom gosto mais uma vez ao mais alto nível! Obrigado pela partilha e usufrua da época de que tanto gosta. Abraço

    Responder
  22. Maria Liliana Ferreira da Silva

    Linda, aliás não era de esperar outra coisa de uma pessoa com tanto gosto, um ser humano, que aprecio muito, frontal sem papas na língua acima de tudo muito verdadeiro , normalmente quem gosta de animais tem um coração do tamanho do mundo.
    Grande senhor, a quem desejo um Feliz Natal extensivo ao seu companheiro.
    Liliana Silva

    Responder
  23. Rosa Odete Alves Dias

    Uma verdadeira obra de arte e bom gosto! Está super linda a vossa árvore! Parabéns Manel pelo bom gosto que tem. Abraços para vocês.

    Responder
  24. Cátia Silva

    Está linda! Adoro, identifico-me muito com a sua forma de viver o Natal e a decoração inerente! Poucos são aqueles que valorizam o cuidado e trabalho que é empregue na decoração da árvore de natal e presepio! Sou incapaz de o fazer de uma forma desorganizada ou sem sentido! Aprecio cada pormenor! Também demoro muito tempo porque considero uma forma de arte! Beijinho grande

    Responder
  25. Sameiro Vieira

    Sr Manuel Luis está linda e muito original
    acredito que levou tempo a construir,está linda PARABÉNS!
    sigo todos os dias o Você na TV com a Cristina,pois gosto imenso vocês transmitem alegria em nossas casa diariamente .Obrigado
    e um abraço.

    Responder
  26. maria jesus dionisio

    Ola Manuel Luis, começo por lhe desejar um Feliz Natal, rodeado das pessoas que lhe são proximas, cheio de amor e amizade. A sua arvore de Natal é linda , não seria de esperar outra coisa. Feliz Natal.

    Responder
  27. Anabela Baltazar

    Gostava de saber fazer uma assim. É linda. Na minha casa tem de haver um presépio. Sou católica, acredito em Deus e amo o Goucha. Tenho uma grande admiração por si. É um Senhor como já há poucos. Beijo de Boas Festas para si e para o seu companheiro.

    Responder
  28. cidalia.

    Muito linda e original.Mas não podia ser de outra forma pois o Manel Luis é sem sombras de duvidas um ser humano lindo e original na minha modesta opinião.tenha umas Santas Festas.

    Responder
  29. Luísa Horta

    Que linda. A estrela até bate no teto. Tem sempre extremo bom gosto como em tudo o que faz. O seu ascendente deve ser virgem… perfeccionista. Beijinhos para os dois. Feliz Natal!

    Responder
  30. Eduarda xavier

    Mais que gostar,acho interessante a maneira como vive intensamente uma época tão cristã…
    Bom Natal que os parabéns não podem ser antecipados

    Responder
  31. Sílvia Freitas Santos

    Obrigada, Manuel Luís, por partilhar connosco a sua árvore de Natal. Parabéns, está maravilhosa, mas… outra coisa não seria de esperar. .. Prima pela elegância, originalidade e esse extraordinário bom gosto.<3
    Um FELIZ NATAL
    Saúde, paz, amor e…Boas férias
    Um abraço carinhoso
    Sílvia
    ( Aveiro )

    Responder
  32. Paulinha Velez

    MLG
    Ufa….está feita muitas horas de trabalho mas…tchanannnn…gosto..gosto …gosto
    Até chegou o cheiro a canela …por aqui..lindaaaa a magia do Natal aconteceu…
    Feliz e Doce Natal

    Responder
  33. Natália Antão

    Boa noite Manuel Goucha a árvore de Natal está linda, parabéns,
    Gosto muito de si, e do você na TV, com a Cristina Ferreira.
    Cumprimentos e beijinhos para os dois.

    Responder
  34. Ana silvina Jesus

    Está lindo Manuel Luís, você é maravilhoso em tudo que faz, sou super sua fã, obrigada pela sua honestidade e pelo grande homem que é um beijo de ternura para si e para o sr. Rui.

    Responder
  35. Inês Urbano Soares

    Maravilhosa O Goucha têm muito bom gosto e principalmente muito jeito e paciência Muitos beijinhos Gosto muito de si.. agora não trabalho (Infelizmente) mas sempre.. sempre a televisão em casa ou no trabalho é TVI

    Responder
  36. Haydée Aguiar

    Amigo Goucha, ainda se diz que os gostos não se discutem! Mas por será que o que é de “bom gosto” todos gostam.
    A sua árvore é o espelho de si próprio. Linda, diversificada, repleta. Bom gosto!
    Um Natal de festa com harmonia serenidade. Abraço !

    Responder
  37. Margarida Franqueira

    Está lindaaa!!!,retrata bem o bom gosto do Manel (com todo o respeito) Desde já o desejo de FESTAS FELIZES. Abraço
    Margarida Franqueira

    Responder
  38. Célia

    Adoro, o seu bom gosto.Tenho uma grande admiração por si, pela sua franqueza e de brincar com a sua “opção”…,há muitos que não se assumem e não passam de uns frustrados.Obrigada por me fazer rir,beijokas para si e para a Cristina.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *