LOMBO EM FORNO DE LENHA

Gosto de uma cozinha moderna, criativa, e apelando a todos os sentidos, mas de modo algum recuso a que nos remete às memorias do paladar. Como resistir à rusticidade de um lombo de porco cozinhado em forno de lenha? Assim se fez cá em casa, este fim-de-semana.

Não havia tempo para o deixar ganhar sabor em olorosa marinada, daí que se tenha preparado um caldo de aromas onde o lombo haveria de estufar.

Levou-se ao lume um caçoilo de ferro (cocotte) que depois pudesse ir ao forno, com bom azeite, quatro chalotas e duas cebolas roxas, descascadas e cortadas em meias-luas, dentes descascados e cortados grosseiramente de uma meia cabeça de alho, uma folha de louro, sem o veio central, duas colheres de mostarda em grão e uns quantos destes de pimenta preta, um bom ramo de alecrim (não falta aos molhos no meu jardim). Deixou-se dourar antes de se lhe acrescentar um bom copo de vinho branco de qualidade, uma lata de tomate pelado e esmagado com os dedos, com a respectiva calda e tempero de sal. Deixou-se ferver para libertar o álcool e apurar. A este caldo de tantos aromas, juntou-se o lombo e logo se tampou o caçoilo.

Forno com ele, já a uma temperatura de 160ºC, para a carne amaciar por hora e meia.

Foi o lombo acompanhado com batatas e estas não lhe ficaram atrás em paladar. Falo de batatas novas, com pele e cortadas ao meio, cozinhadas também no forno de lenha, em azeite com tempero de sal e de pimenta preta em grão.

Lombo em forno de lenha

54 comentários a “LOMBO EM FORNO DE LENHA

  1. Sandra Pinto

    Que receita tão deliciosa Manuel Luís!!
    Fiquei a conhecer o seu blogue, passarei a visita lo com assiduidade!! É fantástico!! Adoro cozinhar, por isso vou experimentar esta sua receita!
    Pode dizer me p.f. que peça do lombo utilizou para realizar esta receita? Cachaço? ou outra peça?
    Muito obrigada Manuel Luís,

    Beijinhos,
    Sandra Pinto :)

    Responder
    1. maria barbara alegria

      mbarbara Manel, gostei muito da receita do bolo de maçã.. Tirei a receita mas enganei-me, não poderia escrevê-la novamente? Agradecia. Eu gosto das suas receitas, e tenho um livro seu já muito antigo. Beijinhos. agradeço o pedido.

      Responder
  2. David Teixeira

    Parabéns Manuel Luís!
    Pelo aspeto decerto devia estar divinal.
    Um qualquer dia destes vou experimentar a receita, espero que o Manuel Luís não se incomode por isso!
    Obrigada por nos presentear com tão faustas iguarias….
    Beijinho grande e resto de bom fim de semana

    Responder
  3. JOSÉ FILIPE SANTOS

    MANUEL L.GOUCHA:TENS UMA CAPA MUITO LINDA ,É ITALIANA? QUANDO TE CANÇARES DE A USAR NÃO TE ESQUEÇAS DE MIM.POIR ACASO É LINDA E FICA TE BEM,A TI TUDO TE FECA BEM,UM ABRAÇO,FILIPE.

    Responder
  4. Carlus Cunha

    – – – SEMPRE GULOSO, ESTE M.L.G. APESAR DE SE DIZER ADEPTO DE “ETIQUETA E BOAS MANEIRAS” A UMA MESA, LÁ NO FUNDO ADORARIA SER “MOSCA” PARA VÊ-LO A COMER ESTE LOMBINHO, ACOMPANHADO DE UM BOM VINHO MADURO TINTO E NO FINAL A COMER UMA SOBRESA CARREGADA DE CHOCOLATE E O M.L.G. A LAMBER COPIOSAMENTE OS SEUS DEZ DEDOS APÓS ESGOTAR A SOBREMESA. QUANDO QUISER COMER UM LOMBINHO DESTE GENERO OU ATÉ OUTRA IGUARIA, COZINHADA NUM FORNO A LENHA, VENHA ATÉ Guimarães.

    Responder
  5. MÓNICA

    Ola Manuel Luis realmente tem um bom aspecto esta receita, que bom o manel ter um site ta mt interessante assim e uma maneira de ter contacto cm o manel, como n tenho redes sociais aki poderei dizer o que penso e sinto e ter algum contacto cm o manel, pq eu ja cheguei a enviar pro estudio de queluz de baixo no ano passado em maio um envelope grande que era para dar a Luciana Abreu como ela fazia anos era uma prenda para ela mas n sei se chegou aí porque n recebi compovativo como aí chegou e que lhe fosse entregue ao goucha. Tou a ver neste momento o você na tv e estou a adorar como sempre . Quem está a escrever neste lado e uma rapariga de 18 anos , tou prestes a fazer 19 no dia 3 de março, e adoro o trabalho do goucha e da cristina . Quando vires este comentario manda beijinhos meus a cristina e adorei ve-la de liliane marise alias eu adoro a liliane marise ehehe eu ja sei a letra toda eheh. Beijinhos pro goucha tb esta um site lindo parabens pelo site e vou sempre que possa comentar aki no teu site goucha. 😉

    Responder
  6. Marinela Alves

    Adorei o aspecto e deve ser muito bom. Só tenho pena de não ter forno de lenha, mas qd for grande vou ter .

    Parabéns pelo seu trabalho e por ser quem é, quem não gostar azarilhos.

    Beijinhos

    Responder
  7. Rosa Maria

    Bom dia.Gostei desta receita.É pena não ter forno de lenha,no entanto tento adaptar ao forno normal,não tem o mesmo sabor mas deve ficar saboroso.Perdi a foto que tirei consigo na Feira do Livro.Um dia vou ao programa revê-lo e conhecer a Cristina.Beijos da Rosa Maria

    Responder
  8. Cláudia Arez

    Uma ideia brilhante. Sempre perto dos que o admiram e têm preferência pelo seu trabalho. Continuarei as visitas, sempre anciosa por novas “escolhas”.
    Obg

    Responder
  9. José Manuel Sampaio

    Bom dia! MLG,

    Parabéns por mais esta excelente iniciativa.
    Realmente estava mesmo a precisar de uma boa fonte de receitas.
    Quando quiser tirar umas dicas sobre culinária, já tenho onde, no Cabaré do Goucha.
    Mais uma vez parabéns!

    Responder
  10. Flávia Fernandes

    Muito Boa Noite Manuel Luís-Grande Mestre da Vida…
    Pude agora ficar contemplada com o seu magnifico blog, os meus Parabéns!
    Serei, como sempre, sua seguidora e fã..
    Um grande bem haja!! e uma opinião,convença a Tininha a fazer um também acerca dos seus dotes culinários surpreendentes,…

    Responder
  11. ana neves

    parabéns, e continue com ideias bem originais, gostei muito,mas sou suspeita, porque gosto de si, e o nome do blogue tem tudo a ver consigo, ORIGINAL, desculpe a ousadia,beijo

    Responder
  12. Carla Machado

    Manuel, parabéns pelo seu blog, está com imenso bom gosto o design…do Manuel não se poderia esperar outra coisa. beijinho grande, e com toda a certeza vou visita-lo muitas vezes. um bem haja

    Responder
  13. sandra gois

    Que aspeto fantástico!! Adoro a cebolinha ali lourinha…até me chega o cheirinho aqui. Quanto ao blog, serei visita assídua . Parabéns Manel , tudo o que faz é com bom gosto.

    Responder
  14. Maria Fernandes

    Com muita pena minha, não tenho forno a lenha. Mesmo assim, acho que vou surripar a sua receita porque mesmo em forno eléctrico deve ficar delicioso.
    Um abraço, MLG.

    Responder
  15. Maria Fernandes

    Com muita pena minha, não tenho forno a lenha. Mesmo assim, acho que vou surripar a receita porque mesmo em forno eléctrico deve ficar saboroso. Um abraço MLG.

    Responder
  16. cecil

    olá Manuel Luis !!! adorei o Cabaré do Goucha e prometo estar atenta a tudo o que se vai passar aqui , pois sou sua fã … este Lombo parece estar muito bom vai ser uma receita a experimentar .. um beijinho grande para si e para a “nossa” Cristina

    Responder
  17. maria deolinda santos lopes

    A receita, bem como o modo como a descreve são deveras uma delicia,é tão bom ler uma narrativa assim num Português tão “normal” ao invés do que hoje se lê,todo abreviado e com palavras meio engolidas,é um gosto ler e ouvi-lo MGL.Um beijo desta sua fã.

    Responder
  18. Teresa Fonseca

    Tem um excelente aspeto.
    Faz-me lembrar,com saudades, a carne que a minha avó assava no forno de lenha comunitário da aldeia onde vivia.
    Dias de festa, nesses dias usava-se e abusava-se do forno, onde se fazia de tudo um pouco, pão caseiro, tigeladas, carne, bolinhos de várias qualidades… Cheiros e sabores que jamais esquecerei, à mistura com as brincadeiras com as minhas primas.

    Responder
  19. Maria Rosa Justino Martins e Martins

    Parabéns Manuel Luís!
    Pelo aspeto decerto devia estar divinal.
    Um qualquer dia destes vou experimentar a receita, espero que o Manuel Luís não se incomode por isso!
    Obrigada por nos presentear com tão faustas iguarias….
    Beijinho grande e resto de bom fim de semana

    Rosa Martins

    Responder
  20. Ana Maria Gomes (Equival. R. S)

    Adorei o seu “lombo”, (delculpe-me a brincadeira) a forma como faz os pormenores e a atençao que dá ao que faz! Eu gosto muito de cozinha, agora náo tenho tempo, mas um dia destes dou-lhe umas receitas que invento. Obrigada por partilhar os seus saberes e sabores.
    Um beijinho

    Responder
        1. maria isaurateixeira teixeira

          Amigo Manel,eu como moro no Minho tambem se cizinha muito bem,já faço um lombo muito parecido com esta sua receita,mas hoje resolvi fazer tal e qual a sua receita ficou espectacular!Parabéns e faça mais de doces que eu adoro fazer coisas diferentes e faceis se possível.

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *