LEMBRANÇAS

Foi há dias que um convidado do programa da manhã me lembrou que já havia estado comigo no “Praça da Alegria” na RTP/Porto e que tinha dessa altura uma fotografia que lhe havia sido dada em jeito de recordação. Lembrei-me, então, que, de facto, durante anos assim foi: os convidados presentes no programa eram mimados com uma foto tirada na régie e que perpetuava o facto de ali terem estado à conversa comigo. E mais: lembrei-me também que, eu próprio, haveria de ter guardado um álbum completo de registos dos momentos e convidados que mais me marcaram durante todo esse tempo, ou seja, durante 1.250 programas. Aqui ficam, então, uns quantos lembramentos, com a promessa que, um dia destes, voltarei “à carga”.

20130905-223219.jpg

– Maria José Ritta, mulher do Presidente Jorge Sampaio, foi várias vezes minha convidada no âmbito do trabalho que soube desenvolver em prol do que entende ser um país moderno, pela via da solidariedade e da justiça social. Manhã houve em que, por iniciativa própria, juntou-se a Isabel Silvestre, a senhora de Manhouce, para com ela cantar “Miraculosa Rainha dos Céus”. Foi um momento tocante e inesperado!

20130905-223735.jpg

– Lembro-me da excitação que senti ao saber que ia conversar com Regina Duarte, actriz brasileira, famosa em Portugal pelas novelas, se bem que dessa vez estivesse, por cá, para representar em palco. Veio com Marcos Caruso (o, ainda, Leleco de “Avenida Brasil”, grande actor, acrescento) e sua filha Gabriela. Jantámos, na véspera, no “Portucale”, que julgo saber se mantém de excelente qualidade e onde ela se perdeu pela doçaria conventual (também pudera, há lá outra mais carregada de açúcar e sensualidade!). No dia seguinte, já depois do programa, ainda fui de cicerone levá-los à Igreja de S. Francisco, triunfosa do seu Barroco. A impressão que deixou em todos foi tão forte que, passado um ano, voltou propositadamente para celebrar o programa 1000 do “Praça da Alegria”, numa festa memorável que decorreu no Mosteiro de São Bento da Vitória.

20130905-224230.jpg

– Olha que duas… grandes senhoras do Teatro!
Eunice Munõz e Eva Wilma. Recordo o brilho e intensidade da conversa. Eram juntas para um espectáculo arrebatador: “Madame” de Ricardo Pais (primeiro em cena no teatro de São João,. no Porto e, depois, no Tivoli, em Lisboa) e naquela manhã encheram o estúdio de sabedoria, entrega e generosidade. Falou-se de Arte, a arte das palavras, dos poetas e escritores, da representação e da Vida. Tanto que me acrescentaram…

20130905-225701.jpg

– Hebe Camargo vinha regularmente a Portugal e fazia sempre questão de voltar ao programa. As conversas com ela, veterana e celebrada apresentadora brasileira, eram sempre marcadas pelo seu contagiante riso e boa disposição. Senhora de uma força incrível manteve-se “no ar”, praticamente, até ao fim da sua vida (2012). Recordo a sua reacção quando me soube agnóstico: “você não tem FÉ!”, atirou escandalizada, logo ela que sempre a teve e a ela se agarrou quando adoeceu de cancro. Enfrentou este com grande coragem e sentido de humor: “quando me vi careca, na sequência da quimioterapia, morri de rir!”. Viveu intensamente e, no seu caso, uma vida de luxo e brilho, apaixonada pelo seu público que a recorda sempre como a rainha (por certo, também pelas suas joias exclusivas) da televisão.

20130905-224624.jpg

– Tão importante quanto os outros. Penitencio-me por não recordar agora o seu nome, mas lembro que era um menino, portador de trissomia 21, e que gostava de mim a ponto de me querer conhecer. Há abraços que valem por alimento e por isso fazem a diferença. Sei do conforto que senti, porque, por eternos momentos, vivi num abraço feito abrigo.

12 comentários a “LEMBRANÇAS

  1. Berta Veiga

    vou contar-lhe um segredo.sabia que eu só vi a rtp(claro,depois de existirem outros canais)quando apresentava o olá portugal?depois,saiu e eu segui consigo para a tvi(canal que até aí não ligava também).Mas o pior é que morou tão perto de mim(10 minutos a pé) e agora para lhe dar um abraço tenho de fazer tanto quilómetros….bolas!!!!

    Responder
  2. Clara

    Bom dia Manuel!
    Eu acompanhei o seu percurso na praça da alegria, desde o inicio, ao principio era da parte da tarde, e, depois passou para as manhãs.
    O Manuel não imagina o triste que eu fiquei, quando naquela manhã, o Senhor não apareceu para fazer o programa, e, se via como a Sonia estava atrapalhada, vi logo que havia coisa (esquecia um detalhe importante vivia em Bruxelas, e assistia ao programa pela RTP internacional), fiquei de tal maneira que liguei ao meu marido, a contar o sucedido. E quando soube que tinha ido para a TVI, fiquei tão mas tão triste que o Senhor não imagina, por não poder acompanhar o programa.
    Regressei a dois anos e agora já o posso acompanhar.
    Se mo permite um bjinho
    Clara

    Se
    E quando soube que tinha ido para a

    Responder
    1. dulce robalo

      boa noite Manuel Luís, já se deitou, mas esta é a hora que normalmente abro meu pc. realmente enquanto possuirmos memória, somos mais ricos, essas memórias são uma viagem fantástica…e as suas são soberbas..até amanhã, dulce

      Responder
    2. MLG

      Obrigado Clara pelas suas palavras.
      Mas esta vida é feita de desafios, por isso a mudança da RTP para a TVI, não tarda a fazer onze anos, ainda por cima não sendo eu funcionario de estação alguma. Gostei muito de fazer durante vários anos a Praça da Alegria, verdadeira escola de como apresentar este tipo de programas. Compreendo que muitas pessoas se tenham até sentido traídas quando mudei de projecto e canal, mas espero que tenham percebido que não as abandonei, antes pelo contrário: a minha ida para a TVI aproximou-me mais delas e de muitas das suas inquietações. Esteje onde estiver, ao fazer programas de companhia, como são os da manhã, estarei sempre próximo das pessoas que são o publico desse género de programas. Um beijo

      Responder
  3. Maria Emilia Cunha Lopes

    Onde está (eu deva)é eu devia tb ser Toscana k é o nome de meu pai um abraço Manel gosto mt de si.Mande-me um tb sempre k possa. Bjo tb para a sua administradora é mt bonita qd eu for ao programa qro k ela nos tire uma foto,pode ser.?

    Responder
  4. soledade pires

    Ola boa tarde Manuel, e um privilégio ao longo destes anos todos , as lembranças de momentos vividos de emoções boas e outras menos boas, mas as pessoas que teve a oportunidade de conhecer e entrevistar e muito gratificante para si, e continua , já passou por vários programas e muito enriquecido tamanho de vida que tem tido e merecido , muitos parabéns Manuel e beijinhos.:-)

    Responder
  5. Mafalda

    Olá! Sou grande admiradora sua.
    Gostava de lhe dizer que é muito mais elegante sem a Cristina, você é um senhor elegantíssimo!
    E uma das coisas que eu mais gostava era de ver o seu guarda-roupa, deve estar tudo muito bem organizado. Adorava!
    Obrigada e continuação do seu bom trabalho!

    Responder
  6. Maria Emilia Cunha Lopes

    O Manel é fabuloso, quem é k se ia preocupar com o passado noutros canais de tv e mostrar os seus sentimentos? só o Manel k tem a sensibilidade á flor da pele,gostava de ir ao Você na TV conhecer os meus sobrinhos e cunhada, devem ser os únicos k se aproveitam na família do meu pai,só k vivem em Coimbra eu não posso ir,são 3 rapazes um sei k está no Brasil,os outros são músicos e não sei morada, um é Luís Toscano e é tenor na escola de musica do Porto e Copenhaga o outro é Henrique Toscano e acho k tem uma banda aliás eu deva ser Toscana tb.Bjos Manel

    Responder
  7. Maria Emilia Cunha Lopes

    Tb fui á Praça da Alegria,fui falar do meu pai e família k não me queriam falar,moravam em Coimbra,acabei a dizer
    O nome dele e foi um escândalo na família, não me lembro do dia, havia qualquer coisa no governo k até o programa foi interrompido .Manel veja ( e)descobre .Um abraço. ( a tablet e tá com problema no ece tive k pôr acim para perceber)

    Responder
  8. Gertrudes da Luz Lopes Ferra

    Bom dia Manuel Luís.Que bom recordarmos as nossas vivencias.Eu que tenho acompanhado a sua carreira,também me lembro ,estava o senhor no canal 1 e de vez enquando recebia a vizita de um jovem muito interessante.A ultima vez que o vi ,o senhor tinha comentado que estava lcom saudades dele.E ele apareceu momentos depois.O seu nome nao me lembro ,mas emocionei-me.Como me emociono-me quando defende as mulheres da violencia doméstica.A ultima vez foi quando defendeu a D.Judite de Sousa..Como vale apena conhecer pessoas como o Senhor nem que seja atravez da televisao.Os meus parabens e obrigada por me fazer tanta companhia.Os meus respeitosos cumprimentos.Gertrudes

    Responder
  9. MÓNICA

    Ola Manel bom dia! tenho estado acompanhar o programa e tou adorar rever os meninos de uma canção para ti ja quando la foram os outros de diversas edições eu gostei e ate lhe disse aki que achava belissima ideia de puder-mos ve-los como eles estão e continuo a achar que e uam boa ideia e que leve mais deles ao programa este foi um grande programa saudades , foi bom o manel cm a julia faziam um bom par de apresentadores tal como o manel agora com a cristina sem duvida que o programa uma canção para ti foi um grande programa venham mais como este adorei e hj ver o rafael bailão que e tb da minha zona eu sou de almada nasci em almada mas vivo actualmente em alfama em lisboa, e adorava a voz dele e adoro ainda, a sara madeira todos eles foi bom ver obrigada manel o programa voce na tv de hj foi fantastico um bom fim de semana pro manel e pra tds.
    MÓNICA – 19 Anos de Alfama !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *