Já ouviu falar de quinoa?

foto1_quinoa

 

Pois olhe que é tido como um alimento dos mais completos, pelo valor dos seus nutrientes. É rico em vitaminas, do complexo B, minerais, ácidos ómega 3 e 6… tem baixo teor de gordura e ausência de glúten. Estudos recentes dizem que contribui para o combate das doenças cardiovasculares e na redução da incidência de cancro. Conhecido como o “cereal” sagrado dos Incas, sempre foi muito popular na alimentação de países como a Bolívia, o Chile ou o Peru. É fácil de encontrar nos supermercados (compro, por exemplo, no Continente) ou nas lojas de produtos dietéticos.

lombo_salmão_quinoa

 

Lombos de salmão com quinoa

4 lombos de salmão
azeite q.b
raspa de casca de limão
sal e pimenta preta moída na altura

para acompanhar
2 chávenas (chá) de quinoa
1 cebola descascada e picada miudamente
1 cenoura pequena descascada e cortada em cubinhos
3 espargos verdes cortados em lâminas
azeite q.b
1 (colher) sopa de manteiga
sal e pimenta preta moída na altura

Coloque os lombos de salmão num tabuleiro e tempere-os de sal, pimenta e raspa de casca de limão. Junte um pouco de azeite e besunte bem os lombos de salmão. Deixe-os ganhar gosto por breves minutos.
Aqueça uma frigideira de fundo anti-aderente. Junte os lombos de salmão e deixe-os cozinhar. É importante que o peixe fique suculento, pelo que não o deixe cozinhar muito.

Acompanhamento:
Coza a quinoa em água temperada de sal, entre quinze a vinte minutos. A quantidade de água necessária é o dobro da quantidade usada de quinoa.
Escorra a quinoa depois de cozida.
Num tacho, aqueça um fio de azeite com a manteiga. Junte a cebola picada e deixe dourar. Junte os cubinhos de cenoura e as lâminas de espargos. Deixe dourar por alguns minutos. Junte a quinoa e deixe ganhar gosto, mexendo. Tempere de sal e de pimenta.

13 comentários a “Já ouviu falar de quinoa?

  1. Amália Cristina Mota Cardoso Rodrigues

    Adoro as suas receitas. Já fiz a abóbora e gostei imenso. Agora vou experimentar esta do salmão .Desejo-lhe muitas alegrias. Continue a ser um excelente comunicador, uma pessoa sensível, muito amável e simpática.

    Responder
  2. Carlota Joaquina

    O seu Bolo de Chocolate é excelente .Muito obrigada pela partilha .

    Os meus sinceros votos de muita saúde e que continue com essa alegria que o caracteriza .

    Abraço
    Carlota Joaquina

    Ps: Há dias encontrei o Manuel na linda Baía de Cascais onde vivo há 40 anos , mas nasci em Lisboa há 65 anos

    Responder
  3. Miguel Cardoso

    Olá Manuel Luis Goucha.
    Já vi a Quinoa em Grão, mas nunca a provei, o que costumo comer é Flocos de Quinoa com Sementes de Chia e Leite de Arroz ou Leite de Soja, ou Iogurte de Soja, porque deixei de beber Leite de Vaca.
    Abraço.

    Responder
  4. Maria Helena Santinha

    Já tinha ouvido falar na quinta mas não conhecia nem sabia como cozinha lá. Agora já fiquei a saber pelo seu programa Vice na TV de hoje. Obrigada.

    Responder
  5. Maria João Afonso

    Gosto imenso de quinoa, que uso em pratos quentes e frios. Já agora, aproveito para dizer que há quinoa vermelha. Cozam-nas separadas e misturem/juntem depois de prontas. Fica um prato muito colorido.

    Responder
    1. Dina

      Olá, boa tarde!
      Nunca comi quinoa, mas gostava de experimentar. Pode, por favor, dizer-me qual o tempo de cozedura?
      Não tem que se demolhar ?
      Muito obrigada!
      Dina

      Responder
  6. Maria Emilia Cunha Lopes

    Olà Manel,como sempre a diliciarnos com receitas simples e maravilhosas.Vou experimentar e qd chegar vou comprar quinoa.Nunca comi,mas jà vi à venda,o k faço mais é soja miuda,embora nao seja grd apreciadora e cuscus,isso gosto.Mais uma vez obrigada por td o k nos mostrou da sua viagem.Um bom começo de trabalho e no dia 8 là estarei a ve-los na TV.Nao se esqueça k estarei a ve-lo,por isso espero ter uma manha alegre. A Cris tb està ou agora vai ela de fèrias?Um bjio e um grd abraço até quarta feira

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *