GOSTO DO PORTO!

SONY DSC

SONY DSC

Porque gosto do seu carácter… rebelde, indomável. Gosto da rudeza do granito que veste as casas, a maioria com história, dando-lhes uma austera imponência que arrebata e intimida. Gosto do palavrão que ferve na boca de quantas vendem no Bolhão, sinal que o coração está ali a palpitar. Gosto das suas tradições, dos seus bairrismos, das suas superstições e das suas folganças… que é quando a noite ganha em fogo ardente que não se vê. Gosto das suas feiras e outros sítios de mercar, das suas artes e ofícios que teimam em vingar. Gosto do seu passado que se enaltece, e respeita, e do futuro que já se cuida com enlevo e imaginação. Gosto do seu azul, e logo eu que nem vou em futebóis, rasgado pelo voo de uma gaivota.

Ah! como eu gosto do Porto, carago!

SONY DSC

SONY DSC

28 comentários a “GOSTO DO PORTO!

  1. Rita Teixeira

    Sou uma jovem de 21 anos e só tenho a dizer que estou derretida com este blog, com a ‘extravagante simplicidade’ do Manuel Luís e com esta partilha do que é bom de ver e de viver! Continue com o bom trabalho!

    Responder
  2. MariaEmiliaCunhaLopes

    Bom dia Manel, já apareceu a Fausta ? Desejo-lhe um bom fim de semana, tudo a correr pelo melhor. Um bjo e abraço da sua velha amiga

    Responder
  3. fernanda

    bom dia MLG!
    gosto muito do seu blog mas tenho um pedido: mude a foto da primeira página! … muito conservadora, e estática, … com um sorriso meio forçado… não gosto!
    As suas fotos vestido de branco são mais a sua cara!
    beijinho

    Responder
  4. claudia alexandra cunha afonso

    O PORTO É A MINHA CIDADE. AMO-A DE PAIXAO. NENHUMA OUTRA ME TRAZ E FAZ SENTIR AS EMOÇOES QUE ELA MA DA. AS SUAS PALAVRAS SABIAS SOBRE ESTA TERRA DE GENTE TRABALHADORA, HOSPITALEIRA, SIMPATICA, AMIGA E SOLIDARIA, FIZERAM ME SENTIR UM ORGULHO ENORMEEEEEEEEEEE EM SER TRIPEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CADA VEZ GOSTO MAIS DE SI, MANEL!!
    “BIBA “O PORTO CARAGO!!!!!!!!!!!

    Responder
  5. Goretti Ortega

    É maravilhoso que sinto uma grande emoção, pelas palavras e por vc Manuel, que coração sensível. O meu abraço …continue a nos emocionar sempre.

    Responder
  6. Laurinda Araújo

    Quem não gosta do Porto? Cidade imponente, cheia de História, de gentes afáveis e abraço sempre pronto… a minha terra do coração, linda! E a paisagem, vista da margem de Gaia… MARAVILHOSA!

    Responder
  7. maria sousa

    saudades da minha cidade :::porto:::::quem ai mora nao valor ao que tem saudade do meu Portugal amigos e familia va de ferias em Portugal pois quem
    e emigrante o seu sonho e de regressar um dia obrigada pelas fotos ;

    Responder
    1. Angela Margarida Vieira

      Belo texto sobre a minha terra que eu adoro.
      Só quando se está longe se sente o fascínio da cidade e das suas gentes.

      Responder
  8. Cris

    E Gosta muito bem :)
    Viver aqui é sem dúvida especial! Não sou de todo a favor das asneiras que por hábito nos saem da boca, mas não há coisa melhor que ouvir um palavrão da boca da nossa Vó em forma de carinho 😀

    Responder
  9. Maria Luz

    Manuel Luis… continue assim viajando por terras de Portugal sempre a relembrar o q ha de melhor no nosso país!!
    Adoro o seu trabalho … apesar de haver algo em si um certo mistério que vc próprio o nega… Continue !!

    Big Up Goucha!!!

    Responder
  10. Maria João

    Não vale a pena dizer o mesmo que os outros que por aqui passam e lhe deixam mensagens de apoio porque se aqui estou é porque gosto de si e admiro o seu trabalho e percurso de vida!
    Leio todos os textos que aqui coloca e adoro a sua escrita. Por isso lhe pergunto: para quando um livro da sua autoria? Talvez uma autobiografia? Adorava… Beijinhos grandes

    Responder
    1. MLG

      Maria João
      Uma autobiografia seria talvez um pouco pretensioso da minha parte. Pelo menos para já. Gosto de escrevinhar, por isso também este site. Um beijo e obrigado pelo seu comentário.

      Responder
      1. Ercilia Santos

        Como poemos ser indiferentes a uma cidade Maravilhosa como esta, que me comove sempre que olh para ela , vivendo dentro dela!!!
        Parabens muito BOM GOSTO. :)

        Responder
        1. Mª Soeiro

          Sou nada e criada no Algarve, postura, cor e voz de algarvia, mas o Porto para mim é e sempre será uma Nação, uma cidade que visito pelo menos 10 dias por ano , com muito gosto e que me deixa a alma cheia .

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *