… FRANCISCO

Papa Francisco

A importância de se chamar… Francisco!

Tem um jeito que desconcerta ao mesmo tempo que seduz… pela simplicidade e pelo improviso. Parece falar mais quando tira os olhos do papel do que quando está a ler. E as palavras envolvem-nos pela novidade, pela clareza e pelo que pretendem transmitir. Veio “quase do fim do mundo” e não terá sido por obra do “espírito santo” como muitos crêem, que a Igreja já precisava de um Papa que surpreendesse e despertasse (até mesmo os media), tão enferma tem andado, pelos escândalos financeiros e de ordem moral, como abusos sexuais e pedofilia. Este parece ser o Papa do abraço e do sorriso, a fazer lembrar João XXIII e João Paulo I (para mim o mais fascinante de quantos Papas me foram dados a conhecer, pelos seus discursos e pelas suas cartas) ao mesmo tempo que tem todo um arcebispado dedicado aos pobres e mais sofridos. Dizem que é intransigente no que defende para o seu ministério e já o ouvimos dizer quão desejável é que as  figuras da Igreja tenham um comportamento irrepreensível e, por isso,  modelar. Escolher o nome de Francisco pode ser entendido como um sinal claro do que pode nortear o seu pontificado, tomando como exemplo o frade santo de Assis que soube despojar-se a bem dos pobres e da caridade ao mesmo tempo que enfrentou a Igreja de Roma.

Que Francisco de Roma, tal como foi o de Assis, seja uma luz sobre as sombras que minam o Vaticano e a Igreja e sobre os pensamentos mais retrógrados e intolerantes, nomeadamente os seus de arcebispo (“O casamento entre pessoas do mesmo sexo é obra de Satanás que fere as leis de Deus”…). Só assim é que “Habemus Papam”!

 

 

22 comentários a “… FRANCISCO

  1. P.B.

    Para mim o Papa Francisco é um homem humilde, inteligente e sábio. Como tem O Santo Espírito a protege-lo, não se deixará levar por mentalidades satânicas que destroem a Humanidade no seu todo.

    Responder
  2. P.B.

    Para mim o Papa Francisco é um homem inteligente, humilde e sábio. O Espírito Santo não o deixará mover por mentalidades e opiniões satânicas.
    Deus Seja Louvado

    Responder
  3. Regina Castro

    Este Papa tem um discurso informal, e quer tornar-se popular, mas confesso que me levanta algumas incógnitas. A Igreja e as suas praxis, não mudam de um dia para o outro, tenho alguns receios!!!!

    Responder
  4. Berta Veiga

    O seu sorriso me conquistou.Tem calor,tem bondade,tem o que o outro não tinha.TEM CORAÇÃO!Também por ser jesuíta,e logo eu que adoro jesuítas :).
    Viva o papa Francisco!

    Responder
  5. ana gomes

    ola manuel luis concordo plenamente com as suas palavras nao costumo me emocionar e senti muita emoção tocou-me o coração quando ouvi as primeiras palavras de francisco
    que ate no nome foi humilde

    Responder
  6. ana gomes

    ola manuel luis concordo plenamente com as suas palavras nao costumo me emocionar e senti muita emoção tocou-me o coração quando ouvi as primeiras palavras de francisco

    Responder
  7. Assunção Lopes

    Ola Manuel ,concordo consigo,acho que com este Papa vai mudar algo para melhor,a mim cativou-me bastante e eu que sou catolica e não concordo com muita coisa da igreja,
    Mas tenho muita esperança no Papa Francisco.

    Responder
  8. Paula Silva

    Concordo plenamente consigo Manuel Luis. Não sei porquê, gosto deste Papa. Há algo nele que me diz que as coisas vão mudar, e para melhor. Não sou católica, mas a atitude deste homem, a sua simplicidade e humildade agradam-me.

    Responder
  9. Ana Soares

    Este homem será um grande Papa! será sem margem para dúvidas um Papa que vai ‘incomodar’ e ‘arrumar’ a casa… Infelizmente, tenho medo que o ‘calem’… Vivemos num mundo onde não podemos mecher com os ‘grandes’ e este Homem vai fazê-lo!

    Responder
  10. lopes

    boa noite,o casamento entre homens nunca deve ser autorizado pela igreja!a vida de um ser humano e seu propósito é reproduzir e amar o próximo,se todos gostassem de homens a raça humana acabava,alem de ser uma coisa nojenta.pedofilia ainda é pior,penso que quem pratica tais actos só pode estar possuído pelo diabo!agora a respeito do papa,espero que seja um bom papa e que lute contra a maçonaria que está dentro do Vaticano e contra as forças do mal que se apoderaram do Vaticano,porque eles não fazem o que jesus disse,pelo contrario só sabem ostentar riqueza e poucas vezes se pronunciam sobre os mais desfavorecidos,vamos todos rezar pelo papa e por todos nós e desejar que a igreja faça o seu trabalho,que é de paz harmonia e igualdade.

    Responder
  11. Manuel Goncalves

    Tudo bem, concordo que o mesmo condene o casamento entre pessoas do mesmo sexo agora so espero que condene os casos de pedofilia que estao no interior da Igreja catolica e que envolvem muitos sacerdotes, espero que o mesmo faca isso e que nao faca como o anterior Papa que tudo fazia para ocultar e seconder os mesmos crimes, talvez por ter um irmao Padre tambem suspeito de praticar os mesmos actos imorais.

    Responder
  12. Ana Gonçalves

    Olá Manuel. Gostei do seu texto e do seu ponto de vista. Também eu tenho esperança neste Papa. No entanto não creio que se mudem assim tanto as mentalidades… infelizmente. De qualquer maneira acreditemos que as coisas vão mudando, mesmo que devagar, mas acredito que teremos pequenas vitórias 🙂

    Responder
  13. Teresa lourenco

    Oxala que seja assim,deixem as pessoas serem como sao,e preciso e serem felizes.mas nao acredito muitoque a igreja mude a opiniao.beijinhos Manuel Luis ,sou uma espetadora,do norte da Alemanha,(perto de osnabruck),que ao domingo,se deita as 2 da manha,so para ver a tua cara nao e estranha,e durante a semana,vou vendo o programa da manha, sempre que posso

    Responder
  14. Ana Maria Gomes (Equival. R. S)

    Esperemos que seja uma lufada de ar fresco, como católica que sou, penso que bem precisamos ! Parece-me ser o Papa do Futuro. A ber….

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *