Fotos “à la minuta”

fotografia1

fotografia2

fotografia3

fotografia4

“Ó senhor Goucha podemos tirar uma foto consigo?” A pergunta repete-se vezes sem fim. “Claro que sim, vamos a isso!”, respondo já perfilado e de sorriso posto para a foto. Na rua sou de todos os que gostam de mim e me querem bem. Por isso o momento acaba sempre por ser muito prazeroso. Mas das fotos tiradas em Viana uma houve que me deixou particularmente emocionado, porque obra de um fotógrafo “à la minuta”. Manuel Gonçalves tem oitenta e cinco anos e é ali aos pés do Santuário de Santa Luzia há sessenta e oito, quer faça frio ou calor, com a sua máquina de fole, como se o tempo tivesse parado. Herdou do pai, fotógrafo profissional, o gosto pelo ofício, este de perpetuar a pose e o riso a preto e branco.

Há muito que perdeu a conta aos retratos tirados, mas alguns se destacam na caixa mágica onde esconde a cabeça no momento de revelar, prova de que não há quem resista ao encanto desta arte em vias de extinção e deste mestre enternecedor. Obrigado mestre Manuel.

fotografia5

 

Lídia Ribeiro e Tony de Matos, Rui Veloso, José Carlos Malato, Fernando Tordo, Henrique Santana e Vasco Santana, António Vitorino de Almeida, Carlos Quintas, Rita Ribeiro, Cristina Oliveira, Maria João Abreu, Francisco Nicholson, Magda Cardoso, José Raposo, Raúl Solnado, Manuel Cavaco ….

fotografia6

6 comentários a “Fotos “à la minuta”

  1. Zelia

    tive o prazer de ver o Manuel Luis é um homem muito elegante e sem dúvida muito simpático!!! Obrigado por mostrar uma das cidades mais lindas do mundo!!!
    Obrigado de coração a minha cidade é linda!!!;)
    Um beijinho

    Responder
  2. Sara

    como me habituei a ver este senhor escada acima escada abaixo em Santa Luzia, desde que me lembro que ele lá está sempre. Uma relíquia que infelizmente poderá não ter sucessor… Este senhor capta/viveu tantos momentos no nosso santuário, tantos foram aqueles que ele viu casar e batizar naquele santuário! De certeza que tem histórias fantásticas para contar!
    Ainda bem que o Goucha foi à tão bela terra que é Viana tantas vezes esquecida. Lembrada sempre nas majestosas festas da Senhora D’Agonia, com os nossos desfiles das moças mais lindas do país, todas ornadas do mais lindo ouro, que vestem com orgulho e tradição o nosso traje vianense!
    Viana pode não parecer mas tem muito mistério escondido nas belas ruelas!
    Muitos parabéns, vou ter que procurar a reportagem na internet que pelos lados da Inglaterra não tenho acesso à televisão portuguesa.

    Um beijinho
    Uma orgulhosa Vianense

    Responder
  3. Maria Marques

    Está excelente.
    Um desafio: a do cavalinho na Figueira da Foz.
    Todos da nossa geração e em que o verão era inevitavelmente na rainha das praias têm uma dessas.
    Um abraço.

    Responder
  4. Maria Marques

    Está maravilhosa, Manuel Luís.
    Na sequência lanço um desafio porque deverá haver por aí: a fotografia no cavalinho na Figueira da Foz.
    Um abraço.

    Responder
  5. Berta Veiga

    E que viva muitos anos pois estas fotos são uma grande relíquia.Este senhor é que merecia ir à rubrica,a minha vida não em fotos mas feita de fotos.Quantas histórias não terá para contar…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *