FOCACCIA

Cá em casa fez-se focaccia para um almoço de petiscos, entre queijos e enchidos. Digamos que é um pão italiano, de massa achatada, que pode ser servido como lambisco ou acompanhamento de uma refeição.

Para 500 gr. de farinha conte com 30 gr. de fermento de padeiro. Coloque a farinha numa tigela grande e junte o fermento bem esfarelado. Misture os dois ingredientes com as mãos. Junte ervas aromáticas a seu gosto, picadinhas (tomilho ou alecrim). Tempere de sal e pimenta preta moída na altura. Junte 2 dl. de água tépida. Misture tudo muito bem, até obter uma bola de massa. Deite 6 colheres (sopa) de azeite sobre a bola de massa. Tape a tigela com película aderente e cubra esta com um pano. Deixe repousar até que a massa dobre de volume. Volte a amassar todos os ingredientes até que o azeite esteja bem incorporado. Tape, de novo, a tigela e deixe em repouso por mais trinta minutos. Pré-aqueça o seu forno a 200ºC. Estenda a massa com um rolo, salpique com a erva aromática escolhida, picada, e com algumas pedras de sal e leve-a ao forno num tabuleiro forrado de papel vegetal untado de azeite. A meio da cozedura pressione a massa, levemente em alguns pontos, com o cabo de uma colher de pau. À saída do forno regue a focaccia com um fio de azeite.

focaccia

13 comentários a “FOCACCIA

  1. liliane santos

    Boa noite. Gostava de vos a dar a conhecer esta história.
    A história de uma mãe que teve dois filhos gémeos e que em Novembro de 2013 viu um dos seus filhos, o Henrique, ser diagnosticado com leucemia e agora em novembro de 2014 viu o seu gémeo Guilherme ter o mesmo diagnóstico.
    Nao conheço a família mas fiquei sensibilizada com esta situação e acredito que toda a ajuda será bem vinda. Espero que possam ajudar de alguma forma. Um bem haja.
    https://m.facebook.com/profile.php?id=852937441424292

    Responder
  2. Madalena Freitas

    Estou a fazer agora! Está a repousar, veremos se fica deliciosa. Eu adoro focacia! Faltou 2 pormenores que acho que são importantes na receita. Qual deve ter a espessura da massa antes de ir ao forno e quanto tempo fica a assar. Obrigada :)

    Responder
  3. M Helena Martinez

    Manel parabens por mais uma ideia genial , com –CABARÉ DO GOUCHA– tenho adquirido receitas e ideias maravilhosas, sou sua fã e de todos os seus programas que não perco, parabens Manel Luis por enriquecer sempre com novidades a nossa Televisão e não só, um abraço M Helena Martinez

    Responder
    1. Conceição Baiona Conceição

      Sempre com ideias renovadas …será que descansa ??? acho que vou tentar esta receita . Obrigada pela partilha da sua sabedoria .

      Responder
  4. maria soledda dionisio pires

    Gostava de provar nunca comi e deve ser muito bom já memorizei para um dia poder fazer eu neste momento cozinho para mim e para minha neta e ela só gosta de coisas simples e básicas por vezes fico com pena denso comer algo mais elaborado paciência mas a sua receita deve ser optima beijinhos.

    ?

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>