Em Evoramonte

evoramonte1

 

Sempre que ia pela auto-estrada rumo a Estremoz intrigava-me do lado esquerdo uma pequena localidade lá no alto fortificada, por me me parecer  cousa encantada. Não me enganei. Quando no passado fim-de-semana finalmente conheci Évoramonte, pude constatar que a freguesia é das mais bonitas do concelho estremocense. Diz a tradição que foi antigo povoado árabe conquistado por Afonso, nosso primeiro rei, com o auxílio das forças de Geraldo Geraldes, o sem Pavor. Vila desde 1248,  por vontade de Afonso III, viu-se fortificada por acção de D. Dinis, no século XIV. Impõem-se o seu Paço-Fortaleza em alvenaria, dos mais invulgares do nosso país, com os seus cinco bastiões e fachada decorada com nós, ou laços, enquanto evocação heráldica do Ducado de Bragança, as Igrejas Matriz, consagrada à Santa Maria, em obras de recuperação, da Misericórdia e de São Pedro, várias capelas e o chafariz de Santo Estevão. O casario, branco de cal, prova aqui e ali, onde há portas ogivais, que a memória judaica também vive no Alentejo. É no silêncio que abjuro todas as intrigas e intolerâncias, que essa é página da História de que não nos devemos orgulhar. Só pensar que do alto se abarca o “mundo”, na sua multiplicidade. Que esse é feitiço desta terra cintada de muralhas.

 

evoramonte2 evoramonte3 evoramonte4 evoramonte5 evoramonte6 evoramonte7 evoramonte8 evoramonte9 evoramonte10 evoramonte11 evoramonte12

21 comentários a “Em Evoramonte

  1. Francisca calado

    Gratidão sr.Manuel Luís, por estas lindas fotos de Evoramonte. Eu nasci bem juntinho a esse maravilhoso castelo. Vamos todos votar em 13 de Agosto. Gosto muito do Manuel e fico muito feliz de já ter um pouquinho de alentejano Desejo-lhe tudo de bom na sua caminhada.

    Responder
  2. Andreia Filipa Coelho

    Bom dia.
    Fiquei muito contente por ter visitado a zona de Estremoz.
    Eu trabalhei 6 anos no C. Saúde e prestava serviço na Extensão de Evoramonte. Adoro o Castelo com a sua beleza.
    Não sei se teve oportunidade de ir comer ao Restaurante do Castelo que é muito bonito e onde se degusta boa comida.
    Muito Obrigado por divulgar o nosso Alentejo.

    Responder
  3. Maria Antónia Trindade

    Boa tarde MLG desta vez estou a escrever para lhe falar de uma vila raiana que se chama VILA BOIM que para além de ser a terra do Claudio e do Luis é uma tipica vila alentejana.
    Só que nesta vila existe um pequeno restaurante chamado ” O CANTO” porque fica exactamente num canto da rua principal que tem uma cozinha muitíssimo boa . O restaurante é pequeno portanto não tem muitas mesas está dividido em dois pisos sendo que o superior é pouco usado nesta altura por causa do calor.
    É um restaurante familiar, mãe na cozinha, pai e filho ás mesas. A comida é de comer e chorar por mais desde as sopas de tomate, as migas , os lagartos ,as plumas , os secretos grelhados , a sopa de cação, etc etc …. e sobretudo a ventresca de atum grelhada de morrer de tão gostosa.
    Como o MLG é um apreciador de boa comida lembrei-me de partilhar isto consigo.
    Bom apetite
    Um beijinho
    Maria Antónia

    Responder
  4. Antonia Ramalho

    Ola Manel, ja fiz a receita das douradas com poejo e as batatas assadas como fez aqui no seu monte, posso dizer-lhe que a receita foi aprovada embora os poejos que tinha fossem de compra e secos, desidratados sei la, talvez isso não lhe desse tanto sabor como as suas, mas estava muito bom. Então esteve em Evoramonte, terra do meu marido, fui la muitas vezes em especial ao cemiterio e a funerais de familiares dele que la se encontram sepultados. Por incrivel que pareça nunca entrei no Castelo. E pronto Manel por hoje e tudo, passe bem o fim de semana, não sei se e este fim de semana que a senhora sua Mãe faz anos e se esta por aqui, um beijinho a ela e muitas felicidades. Para o Manel e Rui, um beijinho

    Responder
  5. Inocência Lopes

    Querido Manuel Luis Goucha, desde já o meu muito obrigado por nos ter visitado. Sou proprietária da loja de artesanato Celeiro Comum cita no Centro Histórico de Evoramonte. Não me perdou-o pelo facto de a loja se encontrar fechada, justamente no dia da sua honrosa visita, mas por motivos de força maior, teve que ser. Fica aqui o convite de uma nova visita, será um prazer recebe-lo na Ninha loja, repleta de produtos regionais. Cumprimentos.

    Responder
  6. ermelinda alves

    e a terra da minha mae, muitas saudades do tempo de juventude que passava ai com a minha família, linda vila Alentejana o Alentejo e lindo

    Responder
  7. Isabel

    Desde que, abriu, a sua loja de mercearia em Fontanelas, ia lá, e fiquei muito triste, quando a fechou, mas, ,cada um é livre de fazer o que quer. Gosto da sua frontalidade, e sinto que o Manuel é feliz e isso é que é importante. Para a Cristina não ficar triste. Diga -lhe que acho que é o máximo e uma grande MULHER.

    Responder
  8. tina batista

    OLA MANUEL LUIS SOU UMA ADEMIRADORA TUA E DOU MUITO VALOR A TUA INFINDAVEL INTELIGENCIA E SIMPATIA TENHO A MESMA IDADE TUA MAS SNTOME UMAJOVEM DE 30 SO NAO SOU TAO INTELIGENTE MAS IDENTIFICOME MUITO CONTIGO GOSTO MUITO DE TI E ADORAVA CONHCERTE PESSOALMENTE SOU LISBOETA MAS FUI CRIADA EM MARCO DE CANAVESES E AGORA VIVO NA SUICA PORQUE TENHO AQUI OS MEUS DOIS FILHOS E NORAS TRES NETINHAS E AMO-OS MUITO A TODOS ESTOU AQUI A CINCO ANOS MAS BREVE TENHO QUE IR EMBORA PORQUE TA DIFICIL TRBALHO NA MINHA IDADE MAS VAMOS VER COMO CORRE A VIDA EU SOU OPTIMISTA E AINDA NAO PERDI AS ESPERANCAS DE IR ASSISTIR UM DIA AO TEU PROGRAMA PORQUE EU NASCI EM CASCAIS MAS NAO CONHECOA MINHA TERRA NUNCA FUI A LISBOA E SE FOR AO TEU PROGRAMA VOU APROVEITAR E CONHECER DESCULPA OS ERROS MAS EU AINDA ANDO APRENDER COMO FUNCIONA O FACEBOOK BEIJINHOS

    Responder
  9. Carla

    Manuel
    Linda reportagem, linda terra.
    Gosto de viajar consigo, ouvi-lo, ler, é enriquecedor.
    Já viu a Igreja de Nossa Sra. de Aires em Viana do Alentejo? Fica no meu do campo o seu interior é impressionante. Está repleta de promessas, até cobras os soldados trouxeram do ultramar, caso não tenha visto, vai ficar maravilhado.
    https://www.youtube.com/watch?v=cx7pcPs1vLY

    Abraço
    Carla

    Responder
  10. Vera Guelha

    Caro Manuel,
    Convido o a fazer uma visita ao Forte de Santa Luzia, em Elvas, junto à EN4 que dá acesso à fronteira com Espanha. Não se vai arrepender.
    Bons passeios pelo Alentejo
    Vera Guelha

    Responder
  11. Sara

    Belissima localidade. Com boa gastronomia também…
    Aconselho Elvas e Juromenha.
    E Badajoz, conhecida pelos caramelos ou apenas cidade de compras para portugueses, tem uma belissima praça , a plaza alta. Bem como as mulharas de Alcazaba, a torre de Espantaperros etc.

    Parabéns e obrigado por divulgar tão bem o Alentejo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *