As receitas cá de casa

foto1

Entre tantas fotografias tiradas com talento pelo Fernando Branquinho
(www.facebook/fernandobranquinho), foi esta a escolhida para a capa e contracapa do meu novo livro de receitas, sim, que a mesma dá para as duas, apresentando os autores de forma engenhosa, mérito maior do Pedro Marques Antunes (www.pedroantunesdesign.blogspot.pt) criador de todo o “design” gráfico.

foto2 foto3

“As receitas cá de casa”, assim se chama o livro porque, efectivamente, são receitas do nosso dia-a-dia, repetidas com alguma regularidade, fáceis, saborosas e de execução rápida. A maior parte delas não leva sequer trinta minutos de confecção. As sobremesas, sim, exigem um pouco mais de tempo, até porque de maior meticulosidade, mas ainda assim nada de mais no que toca à preparação. A ideia que presidiu a este livro feito a quatro mãos, uma vez que cá em casa somos dois e com este gosto comum pela cozinha, ainda que em áreas distintas, o Rui nos salgados e eu nas lambarices, remete-nos um pouco para os antigos cadernos de receitas de serventia diária, afinal aquilo que pretendemos que este livro seja também para si, por isso as notas de pé de página que, por vezes, acrescentam ou propõem alternativas, pelo que a mesma receita pode ganhar outros sabores, deixando uma meia-dúzia de linhas em aberto para as anotações, a seu gosto, que queira juntar. Não faltam ainda conselhos esparsos sempre no sentido de privilegiar uma alimentação mais equilibrada, variada e saudável, contudo, sem qualquer tipo de restrição. É como se estivesse a cozinhar connosco, a ponto de ter sido eu próprio a tirar as fotografias à medida que as receitas se foram fazendo, usando tão só a câmara do meu telemóvel e optando em termos gráficos como se “polaroides” fossem, completando o receituário.

A partir de amanhã o livro será seu e estará à venda em todas as livrarias e nas grandes superfícies (Continente, Jumbo e Pingo Doce) ou poderá ser comprado através da internet em www.portoeditora.pt ou www.wook.pt. Faça bom uso dele, acrescentando a sua alma. Cozinhe como se fosse para uma paixão e não para um estafado casamento.

foto4 foto5 foto6 foto7 foto8 foto9 foto10 foto11

38 comentários a “As receitas cá de casa

  1. Olivia Bento

    “As receitas cá de casa” vieram comigo na bagagem para oferecer como prenda (atrasada) de Natal.
    Embora seja vegetariana é fácil substituir quase todas por proteína vegetal.
    Gostei muito das fotos.
    Parabéns Manuel Luis e Rui.
    Abraço
    Olívia

    Responder
  2. Rita Luísa Varela

    Olá, bom dia!! o vosso livro foi um pedido de natal e o pai natal fez-me a vontade!
    Está um espectáculo, fácil de ler e fácil de executar… a mousse de chocolate já fiz… muito bom!!
    Mas o meu livro têm um erro de impressão (3ªedição) e já fui aonde foi comprado e estão todos
    na mesma, a funcionaria foi simpática e fico a aguardar que venham mais…
    Obrigada pela companhia pela manhã!
    Rita

    Responder
  3. Marta Couto

    Caro Manuel Luis ja comprei deu livro. Parabens pos tem receitas faceis de fazer mesmo nao tendo grande apetidao na cozinha. Fiz o seu bolo rei mas nao ficou excelente. Gostava de tirar algumas duvidas. Obgda

    Responder
    1. Isaura Marques

      Presado Sr. Luís Goucha fiz o creme de café brulée ficou divino
      O bolo de chocolate bêbado ficou horrível o que terá faltado?
      Pois se não fizer tal qual a receita como está escrita tudo fica estragado
      Para o bolo de chocolate bêbado queria que ma explicasse de forma precisa para que o bolo ficasse húmido e delicioso. talvez menos farinha?
      Os meus convidados não gostaram muito
      Com os meus melhores cumprimentos
      Isaura Marques

      Responder
  4. Ana Alice Amaral

    Estava na lista de pedidos para o Natal, mas já fui comprar. A receita do lombo com os legumes no forno é tããããããão boa, louvado seja Deus mas é tão boa. Já perguntei no fc: como é que vc é magro? Come quantidades só a enfeitar o prato, tipo gourmet?

    Responder
  5. Margarida

    Olá Manuel Luís
    Gostaria de ter o vosso livro “Receitas cá de casa”, moro no Luxemburgo, poderia-me indicar como posso adquiri-lo ? Muito obrigado , pela companhia que me fazem todos os dias um beijinho enorme para vocês!!!!!!

    Responder
  6. Ana Pereira

    Olá, Sr. Manuel Luís, aqui estou novamente. Depois de acabar de ver o vídeo da sessão de autógrafos no Porto fico a imaginar como não será aqui no Colombo. O meu problema é que não consigo estar mais de 10 a 15 minutos de pé porconseguinte não aguento ficar na fila. A minha pergunta é a seguinte se eu lhe enviasse o meu livro por correio para uma morada a indicar pelo Senhor com envelope dentro e selado para a devolução, o Senhor e o seu Companheiro teriam a gentileza de mo autografar e fazer uma dedicatória? Desde já o meu muito obrigada. Um beijo muito grande. Ana

    Responder
  7. Teresa santos

    Bom dia, Manuel Luís.

    E o seu livro já cá canta !!! 😉 Agora é só experimentar as vossas receitas !

    Muitos parabéns pelo vosso trabalho.

    Responder
  8. Tânia Carriço

    Olá Manuel Luís, eu adoro cozinhar e gostava tanto de comprar o seu livro mas quando fui para o comprar achei um pouco caro e acabei por não comprar, mas gostava tanto já vi o de uma amiga e adorei tem receitas maravilhosas , é que duas filhas a estudar e comprar livros para a escola vai-se quase o ordenado do mês não é fácil, mas desde que tenhamos saúde é o principal. Dou-lhe os parabéns porque é um excelente cozinheiro e tb um apresentador 5 estrelas. Beijinhos Manuel e desejo-lhe muito mais sucesso.

    Responder
  9. Rosa Maria Cruz

    Olá Manuel Luís Goucha :
    Moro nos USA e acabei de comprar dos livros ” As receitas cá de casa ” um para mim outro para oferecer ao meu filho que tem 34 anos e mora sozinho mas gosta muito de cozinhar comida portuguesa, e bombeiro e como trabalha 24 horas seguidas quem cozinha sai eles lá no quartel, gostaria de lhe perguntar se seria possível autografar-me os livros antes de eles me serem enviados ????
    Sem mais muito abrigada pela atenção
    Rosa Maria Cruz

    Responder
  10. Mara Carina Freire de Liz dos santos simoes

    Boa tarde senhor Manuel Luis Goucha deseijo lhe que tenha muito susesso neste livro . a onde eu o poderei compra lo gostava muito de o comprar . um beijo .

    Responder
  11. Marina Reis

    Parabéns por este sucesso, este e tantos outros! Tenho que admitir que tenho um enorme orgulho por si por ser uma pessoa culta, profissional, trabalhadora, honesta e que muito respeita os outros. Vocês mereciam este sucesso. São um casal lindo que pouco já se vê por aí. Este livro espelha mais do que apenas um bom livro de receitas, espelha amor, carinho e respeito que têm enquanto casal. Obrigada e muito sucesso.

    Responder
  12. Maria Noémia Soares

    Boa tarde Manuel

    sou sua fã há muito, acho que desde me conheço, estou curiosa por ver o seu livro.
    Ontem passei na Fnac e não havia. Só existe nos supermercados?
    Obrigado

    Responder
  13. maria dos anjos

    ola muito boa noite ADORO cozinhar pois ca em casa somos 6 .como posso compar o vosso livro pois sou emigrante em franca e nao vou a portugal nos proximos 2 anos.Gostaria muito de o poder adquerir se o senhor me poder ajudar agradeço desde ja muito OBRIGADA

    Responder
  14. Ana Pereira

    Boa tarde Sr. Manel Luís. Vejo vos todos dias, vocês são a minha companhia matinal e hoje tomo a liberdade de lhe escrever. Pedi ao meu marido para irmos ao Continente de Telheiras, que é o que fica mais próximo de minha casa, para comprar o seu livro e não o encontrei disse logo não volto pata casa sem o livro, vamos ao Colombo, diz me ele, mas tem de ser hoje? Tem. Lá fomos ele contrafeito, e finalmente encontrei. Ainda nao parei de o ler, a Cristina que me desculpe, pois fiz uma pausa na revista dela, mas é uma boa causa. Ainda não li muito, mas pelo que já li estou maravilhada; pele escrita, pelas receitas, pelas fotos, e por tudo o que estou a aprender. Já sou uma velhota com 63 anos que nunca gostou de cozinhar, vale me o meu marido que adora cozinhar, mas o seu livro esta me a abrir o apetite para as experiencias culinárias. O Senhor e o seu Companheiro estão de parabéns. Bem haja aos dois.

    Responder
  15. Maria Virgínia Ferreira

    Eu ia adorar ter esse livro deve estar especial, mas vou ter que esperar pelo Natal a ver se alguém mo oferece ou esperar pelo “13” mês. parabéns aos dois.

    Responder
  16. Isabel Santos

    Esta resolvido o problema de presentes a oferecer a alguns amigos !

    O livro está LINDO, ja o vi !
    PARABÉNS aos dois MLG e Ruisinho !

    Beijos
    Isabel santos

    Responder
  17. PAULA GUILHERME

    Carissimo Sr. Manuel, estou ansiosa que o livro esteja nas livrarias!!!! Mas como sou uma “probetana” espero que também esteja num determinado supermercado para comprá-lo com o “mealheiro” que tenho no cartão do referido super….. E antes que esgote vou antecipar bastante a minha prenda de Natal.
    Tenho a certeza que vou adorar, mais um para a minha estante de luxo de livros de culinária.
    Um abraço e bem hajam.

    Responder
  18. Sofia

    Olá caros Senhores! Estou ANCIOSA para ter esta Vossa obra de arte nas minhas mãos!! Adoro e acompanho o Vosso percurso desde muito cedo.. e aqui vai mais uma etapa e SUCESSO garantido certamente!! Obrigada pela partilha e.. continuem… FELIZES! Beijinhos

    Responder
  19. Manuela Marques

    Ola Manuel …estive ver fotos do livro gostaria de o adquirir se fosse possível me dizer o valor por mail ,pelo simples motivo …sou emigrante França e como sabe por correio fica um pouco caro ,assim eu veria se podia o ter como meu presente Natal ..ou terei que esperar pelo mês de Fevereiro estar previsto ir Portugal …abraço e obrigada pelo programa que acompanho sempre que posso e “mato saudades de nosso Portugal ” ..fico aguardar uma resposta se possível …Obrigada

    Responder
  20. Maria Maia

    Fico feliz por poder visualizar o seu novo livro.
    Mais uma vez obrigada pela partilha.
    Estou certa que as receitas devem ser maravilhosas.
    Felizes os que passam pela vida (a quatro mãos) sabendo ser felizes.

    Parabéns, aos dois

    Como poderei ter o livro autografado?

    Responder
  21. Célia Ramos

    Parece ter uma estética que eu adoro!
    Tenho um livro de receitas e está em constante actualização, quando vejo uma receita que me parece agradável, recorto e colo ou passo-a à mão, raios ma partam se o seu não me fez lembrar o meu! Hoje tou um pouquinho presunçosa! 😛 Bem o meu está a anos luz do seu é claro, mas por momentos tive uns laivos de “je ne sais quoi”

    Responder
  22. Anabela Reis

    Olá Manuel Luís
    É um gosto rê-lo outra vez, já que das outras vezes, nas provas do Mastercheff 2015 – Jamor e provas de estúdio para o avental (a colher recebi-a de si pelas Espetadas de Mexilhão – tive pouco tempo para ficar assim, cara a cara consigo. Não fiquei mais tempo, não porque não quis mas porque contingências laborais assim o ditaram.
    Acompanho o seu blog diariamente, como se fizesse parte do meu manual de trabalho e fiquei felicíssima por ver que voltou às bancas, voltou às origens de como o conheci, como mestre de culinária que partilha as suas ideias de forma simples e inteligente.
    Vou sim, quero sim, adquirir o seu livro para que possa ficar ao lado dos livros dos outros grandes mestres da cozinha. É agora que vou ficar cara a cara consigo sempre que eu queira e me apeteça.
    Obrigado a si e ao Rui por abrirem as portas e as páginas, para que eu e tantas outras pessoas, possamos saborear o melhor que a vida tem.
    Obrigado especialmente a si, por voltar em grande estilo, com classe, com a simplicidade de quem sabe o que faz e fâ-lo por gosto.
    Muito sucesso,
    Beijinhos do litoral alentejano
    Anabela S. Reis

    Responder
  23. Berta Veiga

    boaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,já vi um bocadinho e claro que está brilhante.Fico muito feliz pela foto a capa e acho que faz todo o sentido.Se é receitas cá de casa têm direito a estar os 2 que cozinham e não apenas o Manel que me parece que é o que menos cozinha.ehehehhehehe.Espero que venham os dois ara autografar o livro pois adorava dar um abraço a quem faz feliz o meu querido amigo de quem estou a morrer de saudades.<3

    Responder
  24. agostinha goncalves

    Bom dia MANUEL LUIS GAUCHA queria dar os parabens pelo trabalho que tem feito na televisao mas queria dar os parabens pela pessoa que é mas mais feliz fiquei de nos ter apresentado o seu companheiro pois so deseijo muitas fecidades aos dois que seijam muito felizes e ja agora mandam o livro para o estrangeiro? obrigada muitas felecidades

    Responder
  25. Alexandra Nunes

    Parabéns Manuel Luis, já por várias vezes lhe disse que o adoro,a si e ao seu trabalho. Grande senhor em tudo o que faz. Posso lhe dizer que sem o querer ou saber,o Manuel faz parte da minha vida! É consigo que riu todas as manhãs e que também choro algumas delas. Parabéns pelo seu trabalho e pela pessoa que é,parabéns por este novo trabalho que vou comprar com toda a certeza. Um grande beijo para si.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *