As Bonequeiras de Estremoz

bonequeiras1

bonequeiras2

Há muito que as conheço mas não as via pra aí há uns quinze anos. Sabia-as na cidade, com oficina aberta ao público, mas que eram ali mesmo ao lado do Rossio para onde os meus passos me levam ao sábado, isso não fazia de todo ideia. Foi bom ver que as irmãs Flores mantêm viva a tradição dos Bonecos de Estremoz e que têm num sobrinho quem as continue nisso de amassar e moldar este barro fino e estimado. Também elas aprenderam com mestra de antanho, Sabina Santos, e logo ganharam devoção pela arte bonequeira, continuando hoje a recriar figuras do passado, como a “Primavera”, moura com saia de bailarina e arco florido preso aos ombros ou o “Amor é cego”, juntando-lhes outras da sua criação. Assim se honra o figurado de Estremoz, segundo os estudiosos, feliz consequência da moda dos presépios, já que era aquele o barro que se utilizava na representação da Natividade executada por mestres, como Machado de Castro.

Servem tais barros de adorno e compostura no meu monte, e atento continuarei ao que se vai fazendo nesta arte que é agora candidata a Património Imaterial da Humanidade. E se bem que ache que isto agora só pode ser negociata de alguns, já que existem candidaturas para as coisas mais inusitadas, no caso concreto dos Barros de Estremoz é de toda a justeza que tal distinção venha a ser obtida, celebrando uma arte popular de indiscutível originalidade, interesse e beleza que não se pode perder.

bonequeiras3

bonequeiras4

bonequeiras5

bonequeiras6

bonequeiras7

bonequeiras8

bonequeiras9

bonequeiras10

bonequeiras11

Irmãs Flores

Largo da República

Estremoz

3 comentários a “As Bonequeiras de Estremoz

  1. Josefa Arieira

    Manuel Luís também na loja das irmãs Flores prova de Licores Caseiros produzidos por mim pelo processo tradicional, como já o vi no seu Monte a apanhar poejos, tenho licor de poejo, bolota, amora e muitos mais! Muitas FELICIDADES na sua vida e no nosso ALENTEJO!

    Responder
  2. Andreia Carmo

    Dom Alentejo , a não perder na cidade de Estremoz(por baixo do Lago do Gadanha), apareça por lá e vai ver que não se arrepende de provar as broas da minha cidade :)

    Produtos registados na área da bolota ✔✔✔✔✔

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *