A VIOLÊNCIA CRESCER ENTRE JOVENS É ALGO QUE ME PREOCUPA

violencia

Saber que a violência cresce entre jovens namoradores é algo que me preocupa. E mais  ainda por saber que são os próprios a terem por normal os gratuitos atos de agressão física e/ou verbal. Este é um sinal claro de que, apesar do muito que terá sido já feito no que diz respeito à denuncia e penalização do crime de violência doméstica, muito há ainda a fazer e nomeadamente junto das escolas, no sentido de informar e sensibilizar as camadas mais jovens para a hediondez de tais práticas. Alguns destes jovens agressores mais não fazem que repetir o modelo de agressão vivido em casa dos pais, e calado anos a fio, mas é urgente que sejam responsabilizados e trabalhados no sentido de não resolverem na violência os seus tormentos. Alguém (professores, encarregados de educação, colegas…) que faça ver a essas jovens agredidas que tais atos não são amor ou paixão. Amor é o que de melhor temos para dar, não o pior. Uma bofetada, nunca é coisa menor ou acidental. Carrega um propósito de humilhação e destruição. A uma outra se seguirá, independentemente dos arrependimentos e promessas… Quantas mulheres moídas de pancada pelos “seus homens” não terão começado o seu quadro de violência por uma “simples” bofetada!

13 comentários a “A VIOLÊNCIA CRESCER ENTRE JOVENS É ALGO QUE ME PREOCUPA

  1. Berta Veiga

    Ai meu querido amigo,nem imagina como isto me assusta.Como sabe,os meus 3 filhos tem uma educação em que a violência não existe.Nem eu nem o meu marido crescemos com violência e assusta-me não saber quem se cruzará na vida dos meus filhos.Uma coisa eu lhes ensino NUNCA mas NUNCA FICAR CALADOS!!A violência é sempre para dizer NÃO!!!

    Responder
  2. bianca gomes

    Digam nao a violençia , é uma coisa cada vez mais comum aconteçer , mas aicho tao triste ,tao baixo ! Se ele te amar nunca te vai bater ,nem sequer te da uma bofetada ,
    Eu namoro a 4anos vivemos juntos ,e nunca ele m deu uma bofetada mesme eu nem deichava tal acnteçer na mnha infançia vi coisas muito tristes aconteçer cm a mnha mae ,hj em dia vejo isso como um exemplo Porke antes d eu gostar dele eu gosto de mi! E dou graças a deus pelo homen qe tenho ele mesmo diz qe nao tem coragem de tucar numa mulher ,assim e qe deviam ser todos os homens, O meu homen diz qe as mulheres sao pra ser respeitadas , e amadas ! Façam queixa , falam com alguem nao tenha medo,tenha mais medo de morrer porqe um dia chega a esse ponto ! Lamentavel mas uma colega minha de 24 anos levou 5anos a levar tareia e Morreu por isso , É muito triste quando queremos fazer queixa mas tem medo do qe ele vai fazer ou etc ! N tenha medo peça segurança na poliçia afaste esse homen de si ,tenha amor a sua vida ! É mt lamentavel e muito triste

    Responder
  3. soledade pires

    A violência para mim e das coisas mais graves pois eu acho quem bate uma vez bate sempre e há que respeitar quem nos gostamos e não e através da violência que damos educação ou exemplos para a vida , beijinhos Manuel .

    Responder
  4. Marta Monteiro

    Violência gera violência…
    Se num país como o nosso passam em pune vários casos de violência domestica, pois é num país como o nosso que muito se fala e pouco se faz..
    Deveriam apostar mais na sensibilização dos jovens em relação á violência, em relação ao amor, ao respeito. Apartir do momento que alguem fere outro alguem com uma bofetada ou um insulto, não está só a mostrar desrespeito mas tambem falta de amor; Falta de amor para com a pessoa agredida mas tambem com ela mesmo, pois é uma pessoa que eu acredito já ter passado por isso, é uma pessoa que se sente inferiorizada por algum motivo e que por alguma razão ao faze-lo se sente mais forte.. Não existe no mundo razão válida para magoar alguem e desrespeitar alguem a esse ponto! E meninas, tenho a dizer-vos que se ele te levantou hoje a mão, amanhã vai bater-te; Se te insultou, amanhã por muito que diga que não vai faze-lo, amanhã e sempre te fará o mesmo, pois é uma pessoa que precisa de ajuda…
    Sou completamente CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!

    Responder
    1. Maria de Lourdes

      A violência doméstica continua porque os próprios membros da família, vizinhos e amigos têm medo de participar à policia.

      Responder
      1. Catarina

        O Problema da maioria destes jovens, é que pensam que tem que ter um namorado/a senao é o fim do mundo, e aceitam tudo por causa disso. Eu tenho 23 anos, as 19 anos o meu (agora Ex) namorado, alevantou-me a mao para me bater, e eu ate podia ter deixado que isso acontece-se porque vivi num meio aonde o marido sempre bateu na mulher e era aceitavel por a sociedade. So que eu sou Mulher, e como Mulher, nao tenho medo de ficar sozinha, nao tenho medo de lutar pela vida, nao preciso de um homem ao lado para chegar longe na vida, nao preciso de mostrar a ninguem que tenho um namorado. por isso agarrei-lhe na mao, e so lhe disse uma unica vez, que se ele algum dia me apanha-se deprevenida e me batesse atao que fosse para me botar ao chao e nunca mais me alevant, porque se eu me alevanta-se ai ele iria ter que fugir. SOu uma mulher do Norte, com garra, sem medo e com muito respeito por mim propria. E se houve uma coisa que a vida me ensinou foi que em primeiro lugar temos que nos amar a nós proprios, antes de amar outro ser humano. Ja eustou solteira a 2 anos e continuo a viver feliz, a fazer o que gosto, tenho amigos, e isso nesta vida é o mais importante. Por isso Mulheres que estejam a ler, alevantem-se, porque a vida nao é só feita pelo os Homens!! Sejam fortes, tenham coragem de dizer que nao, tenham coragem de enfrentar a vida sem eles, ate que um dia possam enfrentar a vida com eles e serem feliz!!

        Responder
  5. Anabela Costa

    Tanto eles como elas devem ter em atenção durante o namoro a pequenos sinais que vão aparecendo.
    Um pouco de ciume faz bem, é sinal de amor, dizem!
    Mas à amor e o querer mandar no outro, que são duas coisas completamente diferentes.
    Quando começam a quererem que não façam isto ou aquilo, que deixem de falar para a ou b, que vistam isto ou aquilo porque eu quero etc.
    Então eu digo alto lá algo está errado.
    E diz o ditado mais vale só de que mal acompanhado.

    Responder
  6. carla sofia martins pereira

    Eu estou envolvida num projeto de voluntariado do IPDJ sobre a prevenção da violência no namoro e estou a trabalhar com os jovens adolescentes, 3º ciclo e secundário, indo às escolas. Noto que há a banalização de determinados atos que são considerados violência! É mesmo difícil quebrar com certos mitos e crenças deste jovens…um beijinho

    Responder
  7. samaritana Correia

    Eu tenho 28anos e já fui espancada pelo pai das minhas filhas 2 vezes em 8anos na 2 vez passou mas a minha ex sogra não chamou a policia nem fez nada ainda se pos a defender o filho eu pós me a pé e arranjei as fui me embora mas voltamos eu agora estou separada dele com 2 meninas lindas pra criar que ele não quer saber minhas senhoras e meninas vocês acham que um homem ou uma mulher beter na companheira ou no companheiro e amor? eu não acho que e amor

    Responder
  8. Dulce Mary

    Enquanto gritam às mulher…companheira ou namorada….há um homem desejando sussurrar-lhe ao ouvido…Enquanto a humilhas…ofendes e insultas…há um homem cortejando-a e recordando-lhe de que é uma boa mulher….Enquanto lhe bates…há um homem desejando dar-lhe amor….Enquanto a fazes chorar…há um homem que lhe rouba sorrisos.

    Fui vitima desta violência 7 queixas apresentei à justiça de nada serviu,tive que abandonar o lar com dois filhos no regaço e com a roupa que tinhamos no corpo um dia ás 5 da madrugada…posso dizer que estive dois anos a espera da decisão do Tribunal porque Infelizmente muito se diz mas pouco se faz no nosso País a respeito deste assunto,se eu não tivesse ganho a coragem e ter familiares a dar me a mão para sair pelos meus próprios meios hoje estaria morta…Obrigado pelo seu magnifico Blog Goucha gostei muito

    Responder
  9. Dora Filipa Matos

    Muitas delas, pensam k eles batem porque estão com ciumes…
    Muitas pensam k isso é amor…
    Meninas: Basta ele levantar a mão quando tiver chateado k isso é sinal de alerta…
    NÃO Á VIOLENCIA DOMESTICA…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *