A MINHA ALMA ESTÁ PARMA

SONY DSC

É apenas um trocadilho, que Parma não é de todo cidade para me aparvalhar. Gosto é de um dos seus produtos, verdadeira jóia da charcutaria italiana: o presunto. Dir-me-á o(a) ledor(a) que também temos presunto! Temos sim senhor, concordo eu. E de grande qualidade! – teimará. E de grande qualidade, sim senhor, corroboro e acrescento: veja-se o caso do presunto de Lamego, o de Melgaço ou o de Chaves, como que uma tríade a merecer veneração. Mas agora pergunto eu: e alguém conhece o nosso presunto fora de Portugal? NÃO, um redondo e sonoro não, perdoe-me a pespinetice, que sei o que estou a dizer. Ora do mesmo mal não padece o de Parma, todo o Mundo o conhece. Pela sua qualidade com certeza (que se obtém pela alimentação do reco, pelo sal, pelo ar das colinas parmenses e pelo tempo, que ano e meio leva a sua maturação) mas muito pela sua promoção no exterior. Pois é isto que nos falta, investir a sério na divulgação do que é nosso, de superior qualidade, sempre na perspectiva da conquista dos mercados externos. De nós só se conhece o vinho do Porto (e sobretudo por acção dos ingleses que “colonizaram” a região duriense) e a cortiça. Então e os vinhos de mesa? E o azeite? E os queijos? E os enchidos?… Não há suficiente produção que justifique tamanha aposta? Nem vale a pena mais em não havendo mercado, se bem que falemos da produção de produtos de excelência. Não há união entre produtores? Pois também acredito, que é fadário nosso o de promovermos desentendimentos à custa de intrigas e invejinhas. Mas então como fazer, se a exportação é apontada como um  dos caminhos para sairmos da “cepa torta”, quanto mais não seja para ajudar ao equilíbrio da balança comercial?

SONY DSC

Enquanto isto, delicio-me com umas fatias de presunto, deste que é de Parma e do Mundo e se funde na boca, tal a sua maciez. E sigo caminho por esta bota (entenda-se Itália) que não quero “descalçar”!

SONY DSC

5 comentários a “A MINHA ALMA ESTÁ PARMA

  1. Maria Ruivo

    Boa tarde Manuel Luis Goucha, gostaria de saber caso saiba se há um representante do presunto Parma em Portugal. Obrigada aguardo resposta.

    Responder
  2. Maria

    Olá Manuel

    Durante muito tempo comi prosciutto di Parma mas para mim, o melhor presunto do mundo é o jamon ibérico de bellota. Não há nada melhor!!!!! Não aprecio os presuntos portugueses (pouco curados).

    Abraços

    Responder
  3. Firmino Tavares

    Realmente Portugal tem os melhores presuntos do Mundo, mas fazendo fé na experiencia do Manuel Acredito na qualidade deste
    ABRAÇO Firmino

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *