A aventura começou!

masterchef1

Eram trinta e ficaram dezoito, dezoito concorrentes ao título de MasterChef Junior Portugal. Imagino o contentamento, de cada um, por poderem ter muito para contar um dia mais tarde quando avivarem memórias, mas para já o que importa é que após todas as selecções estão finalmente naquele que é o maior programa de culinária do Mundo.

masterchef2

masterchef3

masterchef4

Tudo começou, uma vez mais, no “LX Factory” numa manhã fria de sábado, em pleno Inverno (não se há-de estranhar, por isso, que volta e meia apareçamos encasacados), com trinta miúdos em correria desenfreada e alta gritaria em direcção a nós, os jurados, para entre abraços e beijoquices nos dizerem que tudo aquilo era um sonho prestes a tornar-se real.

masterchef5

masterchef6

masterchef7

masterchef8

Espantou-me ver aspirantes a concorrentes tão jovens, que, sabendo estarem entre os oito e os doze anos, esperava-os mais espigados a tocar o limite da idade exigida. Mas não, havia vários de oito e nove com as mesmas ganas de ficarem em prova, mostrando que sabiam bem o que estavam a fazer. Logo ali houve quem se evidenciasse pelo talento prático, pelos conhecimentos técnicos, pela simpatia, pela irreverência, pela graça, mas terá sido o Pedro Jorge a deixar marca, pela sua irresistível rechonchudez e espontaneidade. Do que ele gosta é de “chicha” como fez questão de frisar e isso viu-se logo, após a nossa apreciação, quando ataca o seu prato, marimbando-se completamente para as câmaras e tudo o mais.

masterchef9

masterchef10

masterchef11

Claro que o Pedro Jorge , também por artes da edição, dominou a cena, e se logo no “LX Factory” havia conquistado todos os elementos da equipa, júri incluído, emitido que está o primeiro programa, tenho a certeza que a maioria dos espectadores não lhe ficou indiferente. A ver vamos até onde chega, que o programa, afora simpatias, é uma competição de culinária.

masterchef12

masterchef13

masterchef14

Também o Gonçalo deu nas vistas, espantando tudo e todos com os seus conhecimentos técnicos, que aquilo é moço para não perder um programa do género, seja em que canal for. Terminada a prova do chamado “bootcamp”, subordinada ao tema do ovo, tive oportunidade de privar um pouco com todos os aspirantes a concorrentes que haviam vencido aquela primeira eliminatória e foi então que o Gonçalo me disse saber já o que pretende fazer, como ementa, na grande final, ao que houve quem o adjectivasse de “convencido”. Gonçalo não vacilou e respondeu: ” eu não sou convencido, sou é seguro e tenho uma grande auto-confiança!”. Ora toma e embrulha! Foi este concorrente, aliás, que sem papas na língua, aquando das audições que decorreram em Lisboa e Porto para uma primeira selecção de aspirantes, soube dizer, a quem o entrevistou, que apreciava os Chefs jurados mas que não entendia o que estava eu ali a fazer! Olho no Gonçalo, é o que lhe digo, que vai dar muito que falar!

masterchef15

masterchef16

masterchef17

Dois dias depois estávamos a entrar pela primeira vez na cozinha do MasterChef. E se para os jurados estúdios e cenário já não eram novidade, apesar das particularidades que esta primeira edição com jovens exige, para os ainda aspirantes a concorrentes era um momento muito desejado. Daí que se tenham espantado com a dimensão de tudo aquilo. Era vê-los de boca aberta e olhos esbugalhados e ouvi-los em afirmações pueris, que não deixam esquecer que estamos lidando com aspirantes de “palmo e meio”.

masterchef18

masterchef19

masterchef20

masterchef21

Entre o peixe (atum) e a carne (frango) era o tudo ou nada. Desta prova dependia a entrada na competição. Daí que os nervos estivessem à flor da pele, mais ainda para quantos tiveram de esperar pela segunda ronda.

masterchef22

masterchef23

masterchef24

masterchef25

masterchef26

masterchef27

masterchef28

Processed with VSCOcam with c1 preset

Estão encontrados os dezoito concorrentes, com eles vamos viver momentos inesquecíveis.

Daqui para a frente a competição é a valer. Em jogo o título de MasterChef Júnior Portugal. Para os finalistas um mini-curso de cozinha, partilhado com um familiar, na melhor escola de alta-cozinha do Mundo, a “Le Cordon Bleu” em Madrid, a mesma onde a Rita fez um curso completo de nove meses, enquanto vencedora do MasterChef Portugal 2014, estando o Manuel, vencedor da edição do ano passado, em vésperas de concluir o seu. Quem vencer este primeiro MasterChef Junior terá ainda um outro prémio irrecusável, um cruzeiro para si e mais quatro elementos da sua família, na viagem inaugural do maior navio de cruzeiros do Mundo, o “Harmony of the Seas”, a nova coqueluche da “Royal Caribbean International”. Sobre este prémio há muito a dizer, ao jeito de curiosidades, mas longa que vai esta prosa melhor é deixar isso para uma das próximas. É que a procissão ainda não saiu do adro. Prepare-se, então, para nove semanas de alegria, fantasia, rebeldia e afecto, ingredientes certos para uma receita de sucesso: MasterChefJunior Portugal.

Na próxima semana:

masterchef30

masterchef31

masterchef32

masterchef33

masterchef34

Na primeira prova de equipas até eu meto as mãos na massa. Há toda uma plateia de convidados a servir antes de se assistir a um mini-concerto da Áurea. Pedro Jorge tem uma conversa séria com a artista. Pouco “séria” é a figura dos jurados a um certo momento, mas este programa é dado à palhaçada, por isso gostei tanto de o fazer. Ficou com curiosidade? Só terá de esperar uma semana.

22 comentários a “A aventura começou!

  1. Rita Sales

    Aiii superou tudo. Uma vontade tremenda de dar colo a todos. Que grande escola esta sim senhor. Aprender a lidar com as frustrações, treinar o desapego, conhecer técnicas, cozinhar em grande mas acima de tudo divertem-se todos e isso vê -se.
    Parabéns muitos parabens

    Responder
  2. Madalena Ferreira

    Olá MLG,

    Adorei o programa!
    Gostei de todos, mas o Pedro Jorge e o Gonçalo conquistaram-me!
    Ri e chorei com eles – foi um misto de emoções!

    Parabéns!

    Responder
  3. ISABEL SANTOS

    É uma delícia este programa.
    E os “pequenotes” são mesmo bons … O Pedro Jorge é uma graça. .. mal chega à bancada ☺
    Adoro, e mal posso esperar pelo próximo.
    Parabéns MLG, e tinha razão, é IMPERDIVEL.
    Beijos

    Responder
  4. Carla

    Adoreiiiiiii…o melhor de sempre….já vi umas 3 vezes e ainda ontem à noite voltei a rever para mostrar a minha mãe
    Realmente as crianças são tudo e a Manuel luis Goucha tem muito jeito gigante para crianças
    Adorei é muito sucesso, não vou perder

    Responder
  5. Paulinha Velez

    MLG
    Ainda estou emocionada… Foi muito bom…apaixonante mesmo,e o seu jeito para ser tio foi para mim o melhor do programa… agora temos ali artistas de palmo e meio que sabem como fazer um programa, o Pedro Jorge é lindo, não resisti em deitar uma lágrima quando o vi chorar pelos colegas que partiam.. Uma Maria toda tia mas um papelão… E um Gonçalo muito senhor do seu nariz mas que sabe onde está e o que deve fazer e dizer…enfim uma semana à espera…Mas vai valer a pena de certeza… Parabéns Tio Goucha pela pessoa que é…. beijssss

    Responder
  6. Maria Lemos

    As crianças assumiram o controle da cozinha e aconteceu um Show de Gastronomia. Adorei o desempenho de todos eles e também a doçura como foram avaliados pelos chefs. A vida numa cozinha é dura, poucos imaginam o número infinito de horas que se passa a por um prato em prática!… nao é limitado a uns quantos ingredientes e po-los a cozinhar, conquistar um lugar à frente de uma cozinha profissional não é nem um pouco fácil, falo por experiência própria ,sempre tive uma paixão enorme pelo mundo da comida e pq também tenho um filho cozinheiro.Toda a vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança.Felicidades para todos esses talentosos meninos

    Responder
      1. Maria Damião

        Sei cozinhar desde os meus 12 anos, fui cozinheira de restaurantes durante mais de 20 anos! E adoro cozinhar! Gostei muito de ver, claro que vou continuar! Adorei principalme o Pedro Jorge! Beijinhos para todos os meninos, e também para si Manuel Luis!

        Responder
  7. margarida monteiro

    Como Já referi hoje, gostei muito deste primeiro programa. As crianças são todas um amor e que bem que cozinham! O Manuel Luis é uuma pessoa impecável e os meninos vao gostar muito de si. Sou fã do Pedro Jorge , como ele chorou quando os colegas se foram embora ! Já estou à espera do próximo Domingo com ansiedade. Até lá e um abraço

    Responder
  8. Ana Pires

    Adorei o programa mais uma grande produção.
    Manuel Luís como sempre espetacular, gosto muito dos chefes os miúdos são o máximo.

    PARABENS!!!

    Responder
  9. Alexandra Ramos

    Adorei o programa! Adorei ver o meu filho Duarte que apesar de ter sido no bootcamp, para ele esta experiência foi muito enriquecedora. Eu, tal como ele, sou uma apaixonada pela cozinha e fico de coração cheio a vê-lo cozinhar. Manuel a si quero agradecer-lhe o carinho demonstrado e o abraço que lhe deu na sua saida! Obrigada!
    Alexandra

    Responder
    1. MLG

      Obrigado Alexandra pelo seu comentário.
      Gostei de conhecer o seu filho Duarte. Desejo-lhe o melhor da Vida. Para si também.
      Um beijo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *